A importância da manutenção para a indústria

A indústria atende a uma enorme demanda por produtos e serviços que vêm de todos os consumidores. Para atender a essa demanda, a indústria precisa fazer uso de diversos equipamentos industriais que possuem um complexo sistema de funcionamento.

Mas, assim como qualquer outros, os equipamentos industriais também apresentam problemas em seu funcionamento ou tais problemas precisam ser evitados para que os equipamentos funcionem corretamente.

A falta de cuidados com estes pode influenciar diretamente na qualidade do que é produzido e também na segurança dos trabalhadores envolvidos nos processos de produção.

Neste artigo vamos falar sobre algumas manutenções realizadas e a importância delas.

A importância da manutenção na indústria

Os equipamentos usados pela indústria têm como função auxiliar os processos industriais, garantindo mais praticidade, economia de tempo e qualidade.

No entanto, assim como qualquer outros, os equipamentos industriais precisam de manutenção e podemos classificar, de um modo geral, essas manutenções em dois tipos: a manutenção corretiva e a manutenção preventiva.

A manutenção preventiva é aquela que faz uma análise detalhada do funcionamento dos equipamentos industriais, procurando identificar possíveis falhas, peças com defeitos ou qualquer outra situação que prejudique o funcionamento da máquina.

Essa manutenção traz diversas vantagens, como:

  • Maior economia;
  • Garante o correto funcionamento da máquina;
  • Evita desperdício de energia;
  • Melhora as condições de produção.

No entanto, apesar de ser muito importante, é comum que algumas empresas não realizem esse tipo de manutenção, o que acaba por ser necessário fazer uma manutenção corretiva.

Essa manutenção é realizada quando o equipamento já apresentou algum defeito em seu funcionamento e custa mais caro do que a preventiva. Isso porque troca de peças e alguns consertos mais complexos são sempre necessários.

Mas, independentemente de qual seja o tipo de manutenção que você irá realizar em seu maquinários, é importante contar com empresas prestadoras de serviços de manutenção industrial.

No próximo tópico iremos falar um pouco mais sobre essas empresas, confira.

Empresas de manutenções industriais

A indústria possui vários segmentos e todos eles dependem do bom funcionamento de todos os seus equipamentos. Isso porque esses equipamentos facilitam no dia a dia das indústrias de diversas maneiras, como mais segurança aos profissionais, produção celerada em larga escala, produtos de qualidade superior.

Mas, para garantir todos esses benefícios e muitos outros, é necessário realizar os serviços de manutenção industrial dentro do período estipulado por cada fabricante de equipamento.

A falta de manutenção pode levar o maquinário de uma empresa a apresentar diversos problemas que podem acabar se tornando irreversíveis.

Para evitar os enormes prejuízos que isso pode trazer, a manutenção é o melhor caminho e ela pode ser oferecida para todos os equipamentos da indústria, como aqueles que fazem uso de motor eletrico monofasico.

Trata-se de um motor que apresenta apenas um conjunto de bobinas e sua alimentação é feita por meio de uma corrente única alternada. Quando absorve a energia elétrica de uma corrente monofásica, este a transforma em energia mecânica.

Este tipo de motor, assim como qualquer outro, também precisa de manutenção. Mas é extremamente importante que essa manutenção seja realizada por uma empresa ou profissional especializados em manutenção de motores elétricos.

Somente dessa forma é possível garantir que o motor funcione como deve, sem prejudicar o equipamento e a produção a qual ele pertence.

Também é interessante falarmos sobre a rede elétrica industrial em si, já que para que todos os equipamento funcionem como devem, a empresa faça uso de quadros de distribuição.

Para a instalação desses quadros é extremamente importante contar com profissionais ou empresas que sejam especializados em montagens eletricas industriais.

A energia elétrica utilizada dentro da indústria precisa ser o suficiente para alimentar todos os equipamentos, portanto, o ideal é que ela conte com tudo o que precisa para isso.

As empresas especializadas em estruturação industrial oferecerão todos os componentes necessários para colocar em funcionamento os equipamentos industriais, melhorando a qualidade da produção, do que é produzido e da segurança dos profissionais.

Uma boa empresa de montagem industrial irá garantir toda a estruturação elétrica e física para garantir uma boa produtividade.

A indústria é muito importante para nosso dia a dia, mas para nos fornecer os produtos e bens de consumo que fornece, ela precisa de seu maquinários.

Por conta disso, precisa ser bem estruturada e realizar as manutenções necessárias em seus equipamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *