Saiba a importância da calibração dos instrumentos de medição

Os instrumentos de medição são aparelhos utilizados para realizar algum tipo de avaliação baseado em uma medida. Estes dispositivos podem ser usados no comércio, nas áreas de saúde, segurança, meio ambiente e na definição ou aplicação de penalidades.

calibração de instrumentos industriais é muito importante para que se garanta o bom funcionamento de aparelhos. Apesar de se chegar muito próximo do número certo, nenhum dispositivo de medição, por mais sofisticado que seja, consegue apresentar um resultado exato.

Ou seja, por definição, não existe nenhum instrumento de medição capaz de apresentar um resultado exatamente igual ao valor real do objeto medido.

Estes dispositivos sempre trabalham com uma faixa de incerteza conhecida. Quanto menor for essa incerteza, maior a qualidade metrológica do equipamento ou padrão, e vice-versa.

Para cada finalidade, existe um tipo certo de instrumento de medição e padrões metrológicos adequados. Mas, todos eles precisam ser calibrados de tempos em tempos, para que estes números não saiam muito da faixa de incerteza conhecida e apresentem números mais exatos possíveis.

Mas, o que é a calibração? Basicamente, calibração é o processo de comparação entre o instrumento a ser calibrado e padrões de qualidade adequados.

A diferença que permanece no resultado apresentado pelo dispositivo é reconhecida e passa a ser levada em consideração quando o equipamento é utilizado. Em alguns casos, após a calibração, o instrumento é ajustado para que seja possível reduzir os erros de medição.

O Manômetro Industrial

manometro industrial é um dispositivo de medição importante para diversos equipamentos industriais, como compressores, sistemas pneumáticos, sistemas hidráulicos e outros, onde a pressão precisa ser medida e controlada, evitando um mau funcionamento proveniente da falta ou excesso de pressão no sistema do equipamento. Existem dois tipos: os manômetros capsulares e os de Bourdon.

Os manômetros capsulares são instrumentos para a medição de baixa pressão com alta qualidade, precisão e durabilidade, geralmente utilizados em indústrias de papel, celulose, gráficas, entre outros. Também é muito usado para meios agressivos e gasosos de baixa pressão.

Já o manômetro tipo Bourdon é um manometro em que seu funcionamento é baseado no Tubo de Bourdon, invenção de Eugene Bourdon em 1849, na França.

A invenção do Bourdon é, até os dias de hoje, um dos instrumentos mais utilizados em todo o mundo para a medição de pressão.

É importante saber que existem dois tipos de pressão: a absoluta e a relativa (manométrica). A pressão absoluta é a soma da pressão manométrica com a atmosférica.

A relativa é a pressão que fica indicada nos manômetros, livre da pressão atmosférica. Esse tipo é usado nas escalas de medição e é por meio dele que as conversões de energia funcionam..

Esse tipo de manômetro atua em uma escala circular que gira um ponteiro indicador ligado a um jogo de engrenagens e alavancas.

Os multímetros

O multimetro digital é um dispositivo eletrônico que mede as grandezas elétricas. Ele é muito utilizado em bancadas de trabalho (laboratórios) ou em serviços de campo, pois ele incorpora diversos instrumentos de medição, como o voltímetro, o aperímetro, o ohmímetro.

Em configurações mais avançadas é possível conter ainda um capacímetro, frequencímetro, termômetro, entre outros.

O multímetro analógico possui as mesmas funções do digital, mas a escala é indicada por um ponteiro e seu funcionamento se dá por meio de um gavanômetro.

multímetro minipa é usado, basicamente, para medir componentes eletrônicos ou, até mesmo, a rede elétrica. As principais funções deste tipo de multímetro são:

  • Medição de tensão contínua;
  • Medição de tensão alternada;
  • Medição de resistência elétrica;
  • Medição de corrente contínua;
  • Teste de continuidade com alerta sonoro.

O multímetro é bastante utilizado nas indústrias durante o processo de manutenção de equipamentos industriais. Com isso, o técnico consegue identificar qualquer tipo de problema envolvendo máquinas ou instalações de maneira prática e rápida.

Os multímetros servem também nas oficinas mecânicas para testar cabos, indutores, baterias, fusíveis, além de fazer as provas de circuitos e promover ajustes em aparelhos, como amplificadores e transmissores.

Além disso, o multímetro é o aparelho ideal para fazer testes de verificação de sinais em fontes, placas e no-breaks, dentre outras funções.

Nos laboratórios de eletrônica, estes dispositivos servem para testar equipamentos médicos e industriais, fazendo a medição de tensões mais altas, oscilações, dentre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima