AçoMateriaisPeças

Curiosidades sobre o aço

O uso de ferro e aço é algo comum no mercado industrial. Afinal, estes e outros metais têm algumas características importantes para o uso neste segmento, tais como a versatilidade e a resistência até mesmo às condições de funcionamento mais duras.

Entretanto, por mais que a sua popularidade seja conhecida pelo público geral, poucas são as pessoas que conhecem plenamente suas potencialidades e os processos que podem ser feitos tendo tais elementos como matéria-prima.

Por conta disso, suas potencialidades nem sempre são completamente aproveitadas.

Quer aprender mais sobre isso? Então confira, a seguir, algumas curiosidades a respeito do aço que você pode não saber ainda.

  1. Existem vários tipos de aço

Por mais que boa parte das pessoas use o termo “aço” no singular, isso não significa que ele tenha sempre a mesma composição e, consequentemente, as mesmas características. Na verdade, existem várias ligas diferentes que são consideradas aço, tais como:

  • Aços estruturais;

  • Aços para molas;

  • Aços para fundição;

  • Aços para construção mecânica.

Cada um desses grupos tem características distintas, geradas por composições elaboradas visando um objetivo específico.

aço 4340, por exemplo, dispõe de elevada temperabilidade, além de resistência mecânica e contra a fadiga.

Isso faz com que ele seja mais usado em sistemas mecânicos, ou seja, com peças móveis, tais como engrenagens colunas, mangas e cilindros.

No caso da construção civil, por exemplo, há a preferência por outros tipos de aço que tenham sido elaborados especialmente para apresentarem um bom desempenho nesse contexto.

  1. O aço pode ser cortado a laser

Por mais que haja diversos componentes feitos em aço e disponíveis para a venda no mercado, em alguns casos as especificidades do projeto são tão restritas que é preciso desenvolver componentes metálicos específicos para ele.

A boa notícia é que isso é muito menos complexo do que parece: há uma série de métodos de manipulação que podem ser empregados para alterar as características de uma peça.

corte laser aço, por exemplo, é tido como um dos mais eficientes. Como o próprio nome diz, este procedimento envolve o corte de uma chapa ou outro objeto em aço por meio de um feixe de laser.

Deste modo, é possível obter um corte mais limpo e específico, realizado de forma muito mais rápida.

Entretanto, é preciso ter em mente que tal processo exige não apenas a disponibilidade de uma máquina adequada para realizá-lo, como, também, um profissional qualificado para operá-la.

Como isso pode fazer com que o custo seja alto, é preciso considerar se o investimento compensa ou se é melhor optar pelos tradicionais métodos de corte manuais.

  1. O aço pode ser usado para usinagem

Do mesmo modo que o corte, existem diversos métodos para a confecção de componentes industriais no mercado. Entre todos, há um que se destaca pela eficiência e pela precisão: a usinagem. Ela consiste em praticamente esculpir a peça pretendida a partir de um bloco bruto de matéria-prima, normalmente com a ajuda de um software e de uma máquina ligada a um computador.

Aos que pretendem aplicar este método para a confecção de uma peça, há uma boa notícia pois o aço pode ser usado como material base nele.

Normalmente, opta-se pela versão inoxidável (mais conhecida como inox) por sua resistência acima da média e por sua superfície lisa e livre de ranhuras, que reduz as chances de que haja acúmulo e proliferação de bactérias.

Ainda assim, é interessante pesquisar a respeito de todos os tipos de aço existentes, de modo a verificar qual é o mais adequado para o projeto em questão.

  1. Ele pode ser usado em instalações elétricas

Existem diversos metais que têm um excelente desempenho como condutores de eletricidade, mas, infelizmente, o aço não é um deles.

Ainda assim, ele pode ser usado para compor instalações elétricas, mas de um jeito diferente. Esta liga metálica por ser usada para confeccionar um eletroduto.

Neste caso, trata-se de um conduíte que envolve a fiação e a carrega, evitando que ela fique exposta. Isso, por sua vez, protege tanto os frequentadores do espaço quanto as instalações.

Vale ressaltar que, ao escolher o conduíte para determinado local, vale a pena investir em um modelo resistente, que seja mais durável.

Por exemplo: por mais que o eletroduto galvanizado preço possa ser mais alto que o valor de um modelo feito em um aço menos nobre, o investimento extra compensa por conta de sua maior resistência. Assim, o intervalo decorrido até que ele tenha que ser trocado é maior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *