Quais são os tipos de engrenagens mais utilizadas nas máquinas?

As engrenagens são elementos comumente aplicados na transmissão de movimentos giratórios entre eixos. Sendo assim, são fundamentais para o correto funcionamento de máquinas.

Normalmente, o trabalho das engrenagens é em conjunto, podendo ou não apresentar tamanhos distintos.

Estes elementos permitem o aumento ou redução do momento de torque, ou seja, da medida de força que resulta no movimento giratório em torno dos eixos citados.

Dessa forma, podem variar também o número de rotações e o sentido desses movimentos de um eixo para o outro.

Por mais que existam distinções entre os tipos de engrenagens, elas se dividem nas seguintes partes:

  • Dente;
  • Vão do dente;
  • Corpo;
  • Cubo;
  • Rasgo da chaveta.

A partir dessas estruturas que se dão as diferenças entre esses elementos, principalmente no que diz respeito aos dentes e o corpo.

Ainda assim, os dentes são os pontos mais indispensáveis, pois é por meio deles que é feito o contato para a transmissão.

Em quais máquinas são usadas?

Diversos equipamentos e máquinas podem operar contando com as engrenagens. No caso do setor industrial, estão inclusas na produção, movimentação de carga e usinagem.

Já na área comercial, pode constar em equipamentos como registradores e de controle. Trata-se de itens complexos para a manutenção e fabricação.

Por exemplo, um fabricante de engrenagens helicoidais, entre outros tipos, é muito visado para máquinas que transportam cargas pesadas, em especial, pelo design avançado dessas engrenagens, que resulta em um contato maior com os dentes.

Quais são as engrenagens mais usadas em máquinas?

Embora existam diferentes tipos de engrenagens, são as cilíndricas que recebem maior destaque ao se tratar da indústria de máquinas. Elas podem ter dentes retos ou serem helicoidais.

Ambas são aplicadas para transmitir a rotação entre eixos paralelos e a principal diferença que apresentam é justamente os dentes, enquanto em uma são retos, nas outras são inclinados.

Principais características da engrenagem helicoidal

Os dentes da engrenagem helicoidal são paralelos entre si, porém, em relação ao eixo da engrenagem, são oblíquos.

O ruído no funcionamento deste tipo de engrenagem é menor do que com dentes retos, pois operam de maneira mais suave.

Para o dimensionamento de engrenagem helicoidal ou outras opções, diversos fatores são considerados, tais como:

  • Passo diametral (P): corresponde ao número de dentes por polegada;
  • Módulo: base do dimensionamento estabelece a relação entre o diâmetro primitivo e o número de dentes;
  • Passo frontal (p): correspondente a distância entre dois pontos homólogos;
  • Circunferência de base: refere-se a circunferência de onde os dentes são gerados.

A partir desses e outros dados, são realizadas equações para chegar até o dimensionamento das engrenagens, estabelecendo assim, as características adequadas.

Dessa forma, pode-se notar que para atingir o dimensionamento preciso, todos os aspectos são colocados em pauta.

O que é uma engrenagem de dentes retos?

Diferentemente das helicoidais, no caso das engrenagens de dentes retos, são paralelos tanto ao eixo da engrenagem, quanto entre si.

Além do mais, apresentam um fácil engate, o que torna essas engrenagens muito usadas nas transmissões em que não exigem a necessidade de mudança de posição destes elementos.

Ao abordar a engrenagem de dentes retos características, também é importante citar que podem ser aplicadas em diferentes tipos de velocidade, em especial, quando o ruído não consiste em uma desvantagem para a operação.

O que são engrenagens cônicas?

As engrenagens cônicas também podem ter dentes helicoidais ou retos. Todavia, diferentemente das cilíndricas, apresentam forma de tronco de cone e operam transmitindo rotação entre eixos concorrentes.

Esses tipos de eixos, quando prolongados, se conectam em determinado ponto.

Diferente dos outros tipos de engrenagem, normalmente requer utilização paralelamente umas às outras em um ângulo reto. Tudo dependerá de sua fabricação e a aplicação que servirá como finalidade.

É possível notar entre as características das engrenagens cônicas com dentes retos que dependendo da aplicação, todo o impacto será direcionado para um dente. Dessa forma, o uso pode tornar esse elemento mais áspero, causando defeitos na peça.

Quais são os problemas que podem ocorrer com engrenagens?

É importante que o fabricante de engrenagens se atenha às características dos elementos, para que dessa forma, a transmissão dos movimentos rotatórios seja efetuada de maneira adequada.

Qualquer defeito, incluindo aspectos no próprio maquinário, por exemplo, velocidades distintas entre os pontos de contato podem resultar no travamento ou perda de contato. Neste cenário, o funcionamento da máquina é comprometido.

1 comentário em “Quais são os tipos de engrenagens mais utilizadas nas máquinas?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima