Você sabe o que é relé?

Saiba o que é, como funciona, qual a finalidade e tipos de relé no setor industrial. Veja a partir das próximas linhas.

Você sabe o que é relé? Talvez pelo nome, parece estranho, mas saiba que ele exerce grande importância em redes e sistemas elétricos.

Basicamente, podemos defini-lo como um interruptor eletromecânico.

Sua movimentação se dá quando a corrente elétrica passa pela bobina do relé, o que faz com que se crie um campo magnético que irá, por sua vez, atrair a alavanca que é responsável pela alteração no estado dos devidos contatos.

Funcionalidades

Considerado um equipamento eletromecânico, ele nos apresenta diversas funcionalidades e aplicações possíveis, e é comumente usado em diversos segmentos e áreas diversas, como:

  • Militar;

  • Aeronáutica;

  • Ferroviária;

  • Médico-hospitalar;

  • Usinas;

  • Automobilística.

Relé de proteção, como também é chamado, tem a sua troca ocorrida quando a sua bobina é alimentada.

Assim que uma corrente é originada no primeiro circuito, ela passa pela bobina e origina um campo eletromagnético, acionando assim o relé e possibilitando que o segundo circuito funcione.

É também uma das aplicações do relé, usar as baixas tensões e correntes para dar o comando no primeiro circuito. Isso protege o operador das possíveis altas tensões que podem circular no segundo circuito.

Para resumir de maneira simples, o relé tem como objetivo operar o sistema de manobra e não suspender o funcionamento do circuito principal.

Ligados a uma instalação, os relés possibilitam o funcionamento de aparelho conectados ao mesmo ou até a outro circuito elétrico.

Relé de estado Sólido

relé de estado sólido é um item que vem como uma modernização dos relés convencionais.

Ele apresenta melhores aspectos no quesito tamanho e também tem um desempenho em suas funções de modo superior aos tradicionais.

Como já mencionado, os relés de proteção convencionais apresentam partes mecânicas móveis, que acabam por se desgastar conforme o tempo e a recorrência de seu uso, e também pode apresentar problemas em relação ao repique e a produção de ruídos de origem elétrica.

Por sua vez, o relé de estado sólido se constitui de um circuito de acionamento que é composto por um acoplador óptico, que ao ser devidamente energizado, ele faz com que um FET de potência leve a corrente elétrica.

Eles são menores em relação aos convencionais, o que pode ser uma característica importantíssima, principalmente, para aquelas aplicações com espaço diminuído e compacto.

Optando pelo relé de estado sólido, você estará melhorando o uso de espaço na placa de circuito impresso.

Não possuem partes removíveis móveis, dando ao usuário uma confiança maior de seu funcionamento. Além disso, funciona de maneira silenciosa e não apresenta desgaste em seus componentes.

Por vezes você pode encontrar a denominação como rele de estado solido trifasico. Encontrará modelo relés de estado sólido trifásicos com entrada de 3 a 32VCC, com os seguintes estados: 10A, 25A, 40A e 60A, e tensões de até 440VCA.

Com uma pequena busca na rede e você encontrará relés com diversas funcionalidades, de diversas marcas e preços. Iremos tratar disso agora mesmo!

O rele de estado solido preço apresenta vantagens e atribuições melhores que os convencionais, por vezes tem um valor maior no mercado.

Contudo, a diferença é pequena para os benefícios que você terá, então optar pelo modelo mais moderno, pode significar um melhor ganho a você.

É importante também, que você fale com seu eletricista ou profissional mais adequado, para que você possa obter o produto que é o ideal para as necessidades da sua instalação elétrica.

Ele poderá indicar o modelo que desempenha as funções condizentes com o que você precisa, indicando lojas especializadas para que você possa comprá-los com um preço adequado e também optando por marcas que melhor demonstrem qualidade e eficiência.

Caso você deseje um equipamento que supra altas demandas industriais, pode optar pelo rele de estado solido siemens, que tem como função a aplicação com alta frequência de manobras de carga indutivas e também resistivas, como operação de válvulas, partidas e paradas de pequenos motores monofásicos e também resistências.

Indicado para máquinas de injeção, máquinas de embalagem, fornos e controles que precisem de alta frequência de manobras e um grande controle térmico de processos.

Diversas funcionalidades e modelos, agora você conhece um pouco dos relés.

Caso esteja atrás de um, lembre-se de consultar um especialista para que você adquira o que mais atenda às suas demandas e também não esqueça de fazer uma boa pesquisa, buscando sempre os melhores produtos com os melhores preços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *