MáquinasSegurançaServiços

Processos industriais precisam prever a segurança geral

A finalidade de uma indústria é atender o público-alvo com produtos de qualidade e que tenham o melhor aproveitamento possível, isso tudo com segurança.

Independente do segmento em que atua, uma empresa deve estar preparada para oferecer aos trabalhadores um ambiente seguro, com máquinas e equipamentos que se ajustam à realidade industrial.

Em um cenário apropriado, é possível que todos os setores sejam interligados, com tecnologia da informação empregada de maneira correta, para que os processos sejam realizados de forma automatizada.

Dentro da amplitude que os ambientes industriais podem funcionar, a padronização é inviável, mas alguns procedimentos devem estar relacionados à segurança dos trabalhadores e à produtividade.

Para atender às exigências de entidades de classe, legislação trabalhista e órgãos fiscalizadores, a montagem industrial deve se precaver sobre a instalação de máquinas e ferramentas, além da formalização de uma equipe de segurança do trabalho.

Máquinas lubrificadas e com atuação precisa

A precisão dentro do cenário industrial é imprescindível para a fabricação de bens de consumo. Por isso, a empresa responsável pela montagem industrial deve desenvolver um planejamento adequado em acordo com as finalidades da indústria.

As máquinas precisam ser lubrificadas continuamente e em todos os ramos, ao comprar conexoes hidraulicas, a instalação deve ser realizada conforme indicado pelo projeto inicial.

Sob alguns aspectos específicos, pode ser necessário a adaptação de elementos estruturais, reforçando a segurança e a produtividade industrial.

Muitos equipamentos e componentes são instalados para a passagem de gases e fluídos, permitindo a continuidade de processos entre setores distintos.

Entre as possibilidades encontradas, podemos identificar alguns equipamentos como:

  • Válvulas,
  • Bombas;
  • Alimentos;
  • Tubos.

As conexões são interligadas, em casos específicos, por meio da mangueira de alta pressão, com suporte adequado para garantir a segurança patrimonial e dos operadores do chão de fábrica.

Logística exige presença de veículos eficientes

A movimentação de carga acontece desde a entrada da matéria-prima dentro dos galpões industriais, por meio de veículos apropriados para tal função.

Os depósitos para estoque possuem um espaço adequado, em conformidade com as características dos recursos que serão encaminhados para a linha de produção.

Para subir e descer as cargas, a manutenção de compressores presentes nos braços de movimentação vertical de paleteiras e empilhadeiras deve estar em dia.

A inspeção é realizada por uma equipe responsável em supervisão, indicando as trocas de peças e reposição de combustível ou lubrificação.

As fábricas e indústrias focadas nos bens de consumo manufaturados na linha de produção terceirizam alguns serviços.

Em muitos casos, a logística é empregada por meio de empresas especializadas, com a locação de empilhadeiras como forma de garantir veículos apropriados e mão de obra especializada tanto na condução quanto na manutenção desses equipamentos.

Além disso, é possível ter uma frota à disposição com um baixo custo, pois os serviços podem ser dispensados em período de férias coletiva, por exemplo. É uma forma de conter os gastos e, ainda assim, retomar os trabalhos quando todas as equipes voltam ao batente.

Abastecimento elétrico requer segurança total

A instalação de fios e cabos para o fornecimento de energia, assim como a iluminação artificial e a climatização por meio de aparelhos de ar condicionados também são responsabilidades das empresas que trabalham com montagem industrial.

Os engenheiros elétricos e técnicos eletricistas preparam projetos que visam até mesmo a instalação de sistemas de proteção contra descarga elétrica, empregando o cabo de cobre nu para atendimento à norma regulamentadora que envolve essa área.

Esse elemento é essencial para a transmissão de energia para as máquinas e para sistemas de aterramento em conformidade com as exigências apresentadas pelos projetos de engenharia elétrica.

A proteção é necessária em diversos segmentos da indústria, como o farmacêutico, automobilístico e têxtil. As empresas que trabalham com a produção de alimentos e que se utilizam de cilindros eletricos para massas promovem a segurança dos equipamentos e dos operadores com projetos específicos.

A garantia de segurança deve ser observada por meio de órgãos fiscalizadores e entidades de classe. O aterramento mantém a descarga elétrica sendo dissipada sob o solo, sem qualquer prejuízo ao meio ambiente.

Para cada setor das empresas, os profissionais que atuam com montagem industrial desenvolvem projetos de maneira adequada, aproveitando de forma inteligente a disponibilidade de espaço, em acordo com as finalidades industriais.

Os equipamentos pneumáticos, por meio das máquinas e veículos, os sistemas elétricos e hidráulicos, entre outras obrigatoriedades dentro do ambiente industrial, devem atender todas as normas regulamentadoras, promovendo a produtividade com eficiência e qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *