Fabricação de tubos: ferro ou cobre?

Quando pensamos em um ambiente industrial, sabemos que ele é muito diferenciado, porém não sabemos nem metade do que ele faz. Isso porque, muitas vezes não estamos em seu meio, e isso dificulta para saber um pouco mais sobre o setor.

Para que você saiba um pouco mais sobre esse universo, sobre todas as ferramentas utilizadas, todas as máquinas necessárias e também sobre os tipos de tubulações que são utilizados, continue lendo este artigo.

Já vou adiantar, que existem vários tipos de tubulações neste meio e todas tem um uso específico. Não existe um tubo melhor ou um pior, porém cada um tem uma característica própria.

Para que você saiba um pouco mais, hoje falaremos sobre tubos de ferro, aço e também de cobre, para que você entenda o funcionamento de cada um deles e saiba diferenciar a hora de utilizar cada um.

Tubos de ferro

Primeiramente, iremos falar sobre os tubos de ferro, que são os mais utilizados em ambientes industriais, justamente porque o Brasil possui muito desse material e é mais fácil de encontrá-lo.

Juntamente com o ferro, é necessário um tipo de revestimento, que o torna um tubo de ferro galvanizado. A galvanização, nada mais é, do que um “banho” de zinco que esse elemento ganha, para que possa ser mais resistente.

Sabemos que o ferro por si só possui muita facilidade de corrosão, então para que seja possível utilizar esse material que é tão rico e especial, a galvanização é feita, deixando-o muito mais forte, durável e resistente.

Seu funcionamento após essa zincagem pode ser tanto em ambientes internos como ambientes externos e ele ainda pode ter variados formatos. Os principais são o tubo de ferro quadrado e o redondo.

O de formato quadrado possui uma enorme versatilidade em seu uso e ele pode estar presente em variados casos, sejam eles simples ou mais complexos. Alguns deles, são:

  • Corrimões;
  • Indústrias químicas;
  • Elementos corrosivos;
  • Passagem de fluídos.

Ele é extremamente resistente e possui um material de grande capacidade para suportar elementos corrosivos e abrasivos, tornando-o assim uma ótima opção, assim como o tubo de ferro redondo – que também é muito utilizado.

Ele possui uma superfície com um ótimo acabamento liso e claro, além de ser mais arredondado. Ele também pode ser usado em variados ambientes industriais e pode estar presente em construções de grades, portões, trilhos e afins.

Além disso, ainda pode seu utilizado para chumbadores, vigas e também costuma estar em construções civis, sempre ajudando na qualidade e resistência.

Tubos de aço

Outra opção, é o tubo de aço preço, que possui também uma estrutura extremamente mecânica e resistente, pois essa é uma característica particular desse material, que, dificilmente, sofre problemas estruturais.

O tubo de aço, na maioria das vezes, é feito em inox, ou seja, é uma mistura da liga de ferro com o crômio, outro elemento que, juntamente, com o níquel e outros transformam a força desse equipamento quase que indestrutível.

Há também, o tubo de aço quadrado, assim como no ferro, eles são aplicados em torres de transmissão e envolvem cabos elétricos. Além disso, são usados em transformadores, esteiras, plataformas e afins.

O em formato quadrado ainda pode ajudar setores petrolíferos, e compõem corpos de equipamentos como perfuratrizes. Além disso, pode transformar playgrounds e também móveis, ou seja, é um dos materiais mais versáteis da indústria.

Cobre

Por fim, iremos falar sobre o cobre, entre as peças fabricadas, o tubo de cobre preço é muito usado. O cobre é comprado por empresas que desejam obter um bom investimento, juntamente com um material de alto desempenho e vida útil.

Ele passa também por várias etapas para ficar como é conhecido. Entre as etapas estão: extrusão, desenvolvimento, formação e tamanho. É nesse meio de produção, que a qualidade é imposta nesse item tão conhecido e desejado pelas empresas.

Enfim, o cobre é totalmente contra corrosões, independentemente, dos fatores. Além disso, é usado em instalações hidráulicas, redes de saneamento, reservatórios e tanques.

O produto possui um procedimento térmico, dessa forma se tornando flexível e com uma fácil instalação para trabalhar com gases.

Esses foram os aspectos desses tubos. Como podemos ver, todos eles são muito bons, resistentes e possuem suas particularidades e locais onde devem ser usados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *