Equipamentos utilizados no corte e resfriamento de peças

A indústria faz uso de diversas técnicas e equipamentos, visando garantir mais qualidade final ao que é produzido. Todas as técnicas e equipamentos garantem maior qualidade ao produto final, o que é benéfico a todos os consumidores.

Muitas pessoas desconhecem muitos processos industriais, como o uso de óleo hidráulico, e não fazem ideia do quanto eles são complexos e ao mesmo tempo importantes.

As técnicas de corte e resfriamento de peças são importantes para garantir mais qualidade às peças, conferindo maior resistência e durabilidade.

Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre produtos utilizados neste processo, além de alguns equipamentos. Acompanhe.

Produtos utilizados pela indústria no resfriamento

A indústria é responsável por tudo o que consumimos hoje. Mas, para conseguir atender às mais variadas necessidades de consumo, ela precisa adotar diferentes técnicas, ferramentas e máquinas.

E apesar de consumirmos praticamente tudo o que vem da indústria, não conhecemos boa parte de seus processos, ou quase nada.

Um exemplo de produto bastante desconhecido pelas pessoas, mas muito usado pela indústria é o óleo de corte solúvel. Trata-se de um produto que forma uma emulsão leitosa a partir de sua mistura com a água, que o estabiliza.

Esse produto possui excelentes qualidade anticorrosivas, prevenindo a formação de espumas, sendo um produto muito versátil utilizado pela indústria para diversas operações de corte e retificação de metais.

Este produto também remove o calor das peças trabalhadas, e costuma-se utilizá-lo por meio da pulverização, como névoa úmida. Suas principais funções podem ser resumidas em:

  • Refrigerar a altas velocidades;
  • Lubrificar;
  • Expulsar o cavaco do corte;
  • Diminuir micro soldagens;
  • Proteger contra corrosão;
  • Aumentar a vida útil da ferramenta;
  • Reduzir a força de corte;
  • Melhorar o acabamento.

Mas, além desse óleo, outro produto bastante utilizado é o eliminador de gotas. Trata-se de um produto muito útil e versátil, podendo ser utilizado nos mais variados equipamentos.

Sua função é reter líquidos arrastados por um fluxo de ar, bastante utilizado em lavadores de gases e torres de resfriamento.

Possui um excelente funcionamento, melhorando a capacidade do equipamento onde está instalado. Ele reduz a perda de água e sua ausência pode causar danos.

O eliminador de gotas torre de resfriamento evita problemas como:

  • Corrosão;
  • Erosão;
  • Redução da vida útil;
  • Danos irreversíveis.

É um equipamento que apresenta excelente desempenho na saía de vapores, não permitindo que o arraste de gotículas se misture com o exaustor.

Além desses produtos e equipamentos, a indústria faz uso de diversos outros, e no próximo tópico falaremos um pouco mais sobre eles.

Equipamentos importantes para o uso industrial

Se formos avaliar a quantidade de equipamentos utilizados pela indústria, com certeza este artigo não seria o suficiente.

Muitas máquinas são necessárias para padronizar a qualidade do que é produzido e termos acesso ao que há de melhor.

Um exemplo de equipamento fundamental para a indústria é o compressor de ar. Trata-se de um equipamento utilizado como um todo, que fornece o ar comprimido que permite o funcionamento de diversas máquinas e equipamentos industriais.

Existem diversas ferramentas que dependem do compressor, como:

  • Furadeiras;
  • Lixadeiras;
  • Parafusadeiras;
  • Pistolas de pintura eletrostática.

Além de permitir o funcionamento de diversas máquinas e equipamentos, o compressor também auxilia na execução de diversos trabalhos.

No entanto, apesar de ser muito comum e presente na indústria, ele precisa ser usado de maneira adequada, a fim de evitar acidentes e danos aos equipamentos. Todas as recomendações de uso devem ser seguidas, incluindo os cuidados com sua manutenção.

Mas, além dos compressores, outro equipamento bastante utilizado é a balança de precisão. Este equipamento permite qualidade e padrão elevado nos processos industriais e também de outros segmentos.

O uso de uma balança é importante por diversos motivos, como evitar o desperdício de materiais ou a pesagem errada de produtos que pode comprometer o fabricante.

É um tipo de balança que pode operar com capacidades e precisões diversas. Portanto, qualquer que seja o setor industrial ou não, a necessidade de pesagem exige uma balança de qualidade.

A indústria é responsável por quase tudo o que consumimos, portanto, é extremamente importante que ela faça uso de produtos e equipamentos de qualidade. Dessa maneira, a indústria garante que tenhamos acesso ao que há de melhor, beneficiando a todos os consumidores, em seus mais variados setores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *