EquipamentosPeças estruturais

Equipamentos que auxiliam a cozinha industrial

As cozinhas industriais consistem em espaços propícios para o uso de recursos profissionais no preparo de alimentos.

Por esse motivo podem ser facilmente encontradas diversos tipos de estabelecimentos que atuam com o comércio e/ou produção de alimentos em grande quantidade, por exemplo, restaurantes.

Além da regularização necessária para o atendimento das normas legislativas e consequentemente, para ter um funcionamento adequado, é preciso considerar quais são os equipamentos e utensílios indispensáveis para a operação diária.

Para obter resultados satisfatórios no planejamento da estrutura, pode ser favorável recorrer a profissionais capacitados, principalmente para obter orientação e instalação correta em torno de fatores como os seguintes:

  • Iluminação;
  • Sistema hidráulico;
  • Forros e tetos;
  • Paredes;
  • Pisos;
  • Portas e janelas.

Naturalmente, uma vez que esses e outros aspectos são atendidos corretamente, também é preciso pensar nos utensílios necessários, para o preparo, armazenamento, higiene, cocção e refrigeração dos alimentos.

Neste cenário, é interessante observar que a principal recomendação de material para esses itens consiste no aço inoxidável, principalmente por facilitar a limpeza, apresentar grande durabilidade e não transmitir substâncias tóxicas, gosto ou odor ao entrar em contato com o alimento.

Por esse motivo, o uso de mesa de inox para cozinha industrial é muito amplo, principalmente quando se leva em consideração que devido à superfície lisa do aço inoxidável, é possível obter maior proteção contra a penetração de microorganismos que comumente resultam em diversas doenças. Além disso, também reduz os danos em utensílios e em louças.

Naturalmente, dimensionamento e o acabamento, assim como outras características, podem variar de acordo com o projeto de cozinha industrial.

No entanto, comumente as mesas e bancadas apresentam pernas em formato tubular, também de aço inoxidável, além da superfície com acabamento polido fosco e de espessura mínima de 1mm.

Outros aspectos também podem variar, porém, estão relacionados principalmente com os tipos de necessidades que cada local de trabalho pode apresentar, como a presença de rodas, lavatórios ou pias, prateleira inferior, espelho, entre outras possibilidades.

Características da estante de aço inox

A estante inox cozinha industrial também é uma escolha muito empregada, principalmente devido às características já apresentadas acerca deste material, sendo que a higiene é uma das que mais se destacam.

 Comumente a estante de aço é empregada para estocagem e podem ser lisas ou gradeadas.

Além disso, também é preciso se ater a outros fatores, como a capacidade de carga, inclusive as especificações de cada prateleira.

Por exemplo, há estantes que contam com capacidade de 480 kg, sendo 120 por prateleira, que podem ou não ser desmontáveis. Independentemente do modelo escolhido, é fundamental que promova segurança e estabilidade para o local.

É preciso que exista sempre a consciência de que o ambiente de uma cozinha industrial e os processos realizados contam com necessidades distintas a serem atendidas do que uma cozinha comum.

No caso das estantes, é recomendado que sejam completamente abertas, tanto para realizar uma higienização correta, quanto para facilitar a visualização.

Vantagens da embalagem a vácuo

A aplicação da embalagem a vacuo para alimentos é muito comum e capaz de promover diversas vantagens.

Para a incorporação desse tipo de embalagem, é necessário utilizar uma seladora a vácuo para alimentos, que é responsável por remover todo o ar do invólucro do alimento.

Dessa forma, é possível evitar o desenvolvimento de microorganismos nocivos para os produtos.

Por esse motivo, entre os principais benefícios da embalagem a vácuo, é possível citar o aumento da vida útil do alimento, a conservação do peso e da cor.

Além de ser um meio de barrar os odores e tornar o transporte dos produtos mais prático. Como consequência, é uma forma de evitar perdas significativas devido a danos nos alimentos.

Ainda mais, há diferentes tipos de seladoras, como a profissional, automática e a seladora manual.

A profissional é a mais indicada para atender a uma produção maior, além de muitos modelos apresentarem sistema de temporização e resfriamento.

Já a automática e a manual, são direcionadas para produções menores e como refil, usam itens como rolos de papel filme, porém, não deixam de ser eficazes.

Dessa forma, é possível observar que uma cozinha industrial envolve diferentes processos, desde o tipo de estrutura incorporada, segmento, até os utensílios escolhidos.

Em cada caso, é preciso que exista profissionalismo, tanto para a escolha e instalação, quanto para o uso e manutenção dos itens apresentados ao longo do texto.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *