Equipamentos comuns nos segmentos industriais
O ramo industrial é muito diverso, abrangendo a fabricação e processamento de diversos produtos.
Ainda assim, há muitos equipamentos usados em diversos segmentos industriais, ainda que com objetos diferentes.
Um exemplo disso são as mangueiras.
Onde mangueiras de sucção e descarga têm uso?
Uma Mangueira de sucção e descarga é útil para diversos ramos industriais e o seu principal uso é para o transporte de vapor, produtos químicos, óleo e alimentos.
Por vapor, também se refere a gases e ar, são mangueiras que contam com uma alta resistência ao calor, podendo chegar a conduzir vapores ou gases de 150ºC.
As mangueiras que transportam produtos químicos são muito presentes na linha de produção da indústria farmacêutica e são atóxicas e muito resistentes.
No setor petroquímico, utiliza-se a mangueira e sua principal característica é ser antiestática.
Mais especificamente, essas mangueiras são classificadas por cor e cada cor possui uma utilidade específica.
A laranja é voltada para produtos de mineração, a azul para água (para irrigação), a marrom para combustíveis e óleo e a verde também para água, mais, especificamente, para drenagem.
O que são compressores de ar?
O compressor de ar é um dos equipamentos mais versáteis existentes, basta que se possua certos acessórios para que a sua função mude completamente.
Basicamente, o equipamento usa o ar presente no ambiente, armazenando-o em alta pressão.
Existem compressores mais simples, feitos para serviços ordinários e esses são muito usados no segmento automobilístico, para a limpeza de carros e, contando com uma pistola, para a pintura, dentre outros serviços.
Na indústria, esse tipo mais simples de compressor de ar é utilizado, por exemplo, para o jateamento.
É esse o processo capaz de produzir os vidros foscos muito utilizados em Box de banheiro. Já o Compressor de ar preço mais elevado se divide em quatro categorias:
- Sistemas industriais;
- Gás ou de processo;
- Refrigeração;
- Serviço para vácuo.
Essas categorias ainda possuem subdivisões, porque os compressores podem ser de êmbolo, rotativos ou turbo.
Nos de êmbolo, é comum o uso de pistão ou de membrana, alguns deles precisam contar com um sistema de refrigeração, porque produzem muito calor no seu funcionamento.
Nos rotativos, há o uso de rotores ou de parafusos. Já os modelos turbos funcionam se valendo da velocidade ou do impulso do ar pressionado.
Um compressor de ar é formado por diferentes componentes: placa do eixo, polia, mecanismo de ajuste, disco inclinado, pistão, câmara de sucção, válvulas, eixo de transmissão, calça ou sapata e base do compressor.
Para o funcionamento correto da máquina, todas essas partes devem estar em bom estado e apresentar a funcionalidade correta. Por isso, a manutenção é importante.
Existe uma medida de manutenção de área: a verificação do nível de óleo antes da partida. Trimestralmente, deve-se analisar se há vazamentos nas tubulações, conexões, válvulas e juntas.
Após 600 horas de uso, é preciso fazer a limpeza do filtro, da grade do protetor de correia e verificar a pressão e alinhamento do equipamento. Anualmente, é preciso fazer aferição da válvula de segurança.
Um fato interessante é que os compressores de ar podem ser usados na construção civil para realizar escavamentos e perfurações, muitas vezes sendo usados no lugar de uma máquina escavadeira.
Nesses casos, contam com muito mais potência e são muito pesados, o que aumenta o seu impacto nas superfícies a serem trabalhadas.
O que é um dosador?
O Dosador volumétrico é muito usado em diferentes ramos industriais, sobretudo no alimentício e, basicamente, é uma ferramenta de medição, responsável por fazer a dosagem de produtos em pó ou granulado.
Esse equipamento não apenas determina a quantidade correta do produto, mas também realiza a sua vazagem de forma eficiente.
Assim, consegue-se ao mesmo tempo produtividade (por causa da rapidez) e precisão. O dosador faz o envase em diferentes recipientes:
- Caixas de papel;
- Latas de metal;
- Potes de plástico;
- Potes de vidro.
Esses materiais podem aparecer nos mais diferentes tamanhos e formatos, isso não prejudica em nada o processo de vazão realizado pelas máquinas de dosagem.
Há diferentes tamanhos de carga e quanto maior for, menos frequentemente o conteúdo precisará ser reposto, o que significa que adquirir um dosador de grande porte resulta em produção mais veloz.
As indústrias de cosméticos, remédios, produtos químicos e de construção civil fazem amplo uso desse equipamento.
Assim, é possível perceber a pluralidade dos segmentos industriais e como as evoluções tecnológicas auxiliam no processo produtivo, gerando cada vez mais produtividade e precisão.
O mesmo equipamento pode ser usado para a produção de combustível e remédios ou para a produção de perfumes e alimento, dependendo do seu tamanho e potência.