Entenda como ocorre a fabricação dos produtos de limpeza

A limpeza transforma um ambiente, isso porque permite que ele seja mais benquisto, agradável e que também espalhe conforto.

Mas, para que tudo isso seja possível, os seres humanos desenvolveram alguns processos químicos e formaram os produtos que chamamos de essencia para limpeza ou, então, itens de higiene.

A fabricação desses tipos de produtos é incrivelmente necessária para o desenvolvimento da higiene pessoal e, consequentemente, para limpeza de residências, indústrias e até maquinários.

Esses produtos podem ter diversas composições, mas sempre com o intuito de deixar com que a sujeira não tenha vez.

Para entendermos de quão é importante os produtos químicos de limpeza são para os seres humanos, é só lembrarmos de quando houve um surto do vírus H1N1, chamado também de gripe suína.

As escolas ensinavam os alunos a sempre levarem na bolsa um pequeno frasco de alcool em gel, para que assim limpassem suas mãos, evitando o contato com o vírus.

Nesse sentido, os produtos de limpeza são muito importantes, e não somente grandes empresas são responsáveis por produzir, mas é possível também encontrar pequenos empreendedores que dão conta de todo o processo de fabricação.

Mas, o que é necessário para a produção desses itens?

Para produzir produtos de limpeza, é preciso atentar-se para que atenda todas as normas que regulamenta o manejo dos itens químicos, tudo para evitar acidentes.

Mas, de forma geral, para a fabricação desses itens, é sempre necessário, primeiramente, a chamada bases para fazer produtos de limpeza.

As bases são substâncias químicas que como o próprio nome diz, oferece a base para que o produto seja feito. Há diversos tipos de bases para fazer diferentes produtos. Assim, saber qual a base que você usará é de suma importância.

Tipos de bases e substâncias químicas

Assim, temos alguns elementos de grande importância que podemos citar, confira abaixo.

Base perolada

A base perolada, nada mais é que um tipo de tensoativo não iônico, ou aniônico, cuja característica é um líquido branco e viscoso.

Sua utilização nos produtos garante que eles tenham uma aparência ou perolada ou então opaca. É um grande auxiliador na produção da espuma e também da viscosidade do produto.

São usados em:

  • Sabonetes líquidos;
  • Shampoos;
  • Espumas para banho;
  • Outros.

Quase sempre a base perolada é mais usada em shampoos com apelo medicinal, como os anticaspas, pois permite que os princípios ativos do produto estejam dispersos ou então ajudam no disfarce da turbidez.

É um produto muito seguro, podendo ser usado por pessoas com peles sensíveis e outras semelhantes. A vantagem desse produto é que ela não é ecologicamente incorreta, pelo contrário, é feita de modo que seu descarte seja facilitado.

Dietanolamida de ácido graxo de côco

A dietanolamida de ácido graxo de côco, assim como a base perolada é um tipo de tensoativo não iônico, usado como base para produtos com apelos cosméticos e também de higiene pessoal, sendo muito encontrado em shampoos e sabonetes líquidos.

Tem grande uso em produtos de limpeza por conta de suas características, como a capacidade desengordurante, os ajustes da viscosidade, o aumento da espuma e também na solubilização de fragrâncias e óleos.

A dietanolamida de ácido graxo de côco tem uma composição viscosa e de cor amarela, e em baixas temperaturas, tem o costume de se cristalizar. Tem pouca solubilidade em água, mas com a presença de produtos hidrofílicos é facilmente solubilizada.

É bastante presente na composição dos detergentes líquidos, mas não sozinha, está em conjunto com o álcool laurílico sulfatado, o ácido dodecilbenzeno sulfônico, grupo de amidos, íons de sulfato e tensoativos aniônicos, permitindo a criação das espumas, do espessamento do líquido e suavidade.

Os amaciantes

São os produtos mais procurados quando se trata dos itens de limpeza, isso porque deixam as roupas mais macias e perfumadas.

O amaciante é usado em diversificados tecidos. Para sua produção é utilizado cloreto de dialquil dimetil amôneo, essência par amaciante, corante, formol e água. Assim, o amaciante é produzido e usado tanto em âmbito doméstico quanto industrial.

Desta forma, vimos que os procedimentos químicos são muito úteis para a produção de diversos tipos de produtos de limpeza, como os de base de silicone para limpar móveis, ou então detergentes líquidos para lavar a louça.

É essencial adquirir esses produtos de um fornecedor confiável, de modo a assegurar a qualidade desses produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *