Equipamentos

Entenda como é realizado o alinhamento de eixos

As máquinas rotativas são aquelas em que as peças que as compõe realizam giros em volta de um centro que está fixo, de maneira regular.

Podem ser máquinas motrizes, quando realizam a conversão da energia de entrada em trabalho mecânico; de transmissão, quando a energia de transmissão não tem uma velocidade constante; ou movidas, quando a energia de entrada recebida pelo eixo é transmitida de várias formas.

Procedimentos necessários para o bom funcionamento das máquinas

Para que seu funcionamento seja plenamente satisfatório, é necessário observar alguns procedimentos como alinhamento e balanceamento, lubrificação periódica, montagem correta e algum meio de transmissão adequado.

O primeiro ponto importante, portanto, é uma montagem adequada sob uma fundição apropriada, para que sua operação não cause danos à própria máquina e aos equipamentos que estejam funcionando em conjunto a ela.

Outro procedimento importante em peças usadas para maquinas pesadas é o balanceamento.

Uma vez que o centro gravitacional de um equipamento rotativo não está alinhado com o centro de rotação ele fica em uma posição estática quando está parado, por esse desvio do centro de sua massa.

O balanceamento aprimora e corrige a distribuição da massa de um equipamento rotativo, evitando, dessa forma, que, durante o giro, as forças centrífugas não estejam desbalanceadas.

Um desbalanceamento em excesso causa vibração e altos níveis de stress na máquina, levando ao desgaste e quebras mais recorrentes. O procedimento pode ser estático ou dinâmico.

A lubrificação também é um processo importante a ser realizado em peças usadas para maquinas pesadas, pois esta reduz o atrito entre os componentes e seu consecutivo desgaste, reduzindo, assim, sua vida útil.

A seguir falaremos um pouco mais das formas de proceder o alinhamento dos eixos e porque esse procedimento é fundamental para manutenção de seu pleno funcionamento.

O alinhamento dos eixos de máquinas rotativas

É fundamental que os eixos que estão conectados em um dispositivo rotacional estejam sempre, adequadamente, alinhados.

Uma falha de alinhamento causa um fenômeno de vibração, levando a um desgaste mais rápido em seus elementos (acoplamentos, rolamentos, selos e outros).

Hoje, aparece como uma opção rentável e funcional realizar o alinhamento de eixos a laser, uma vez que os métodos tradicionais – como calibre apalpador, régua guia e medidor – são muito mais demorados e não apresentam um resultado tão bom.

Ao contrário do alinhamento de tipo mecânico, essa forma a laser corrige desalinhamentos de tipo residual por meio da formulação de um diagnóstico particular e técnicas de cálculo específico.

É feita uma análise da vibração, da amplitude das ondas emitidas e estudos de grande complexidade que exigem a observação por profissionais capacitados nessas medições.

O alinhamento de eixos a laser soluciona problemas relacionados ao desalinhamento paralelo, angular ou horizontal, corrigindo falhas de jogo mecânico.

Por que proceder o alinhamento correto de máquinas pesadas?

As maquinas pesadas rotativas tendem a sofrer desalinhamentos ao longo do tempo, decorrentes de seu próprio funcionamento.

Esse problema aumenta consideravelmente os custos de sua operação e de consequente manutenção, resultando na diminuição dos resultados esperados em seu funcionamento pleno.

Algumas vantagens de realizar o alinhamento a laser de eixos são:

  • Diminuição no desgaste natural dos rolamentos;
  • Diminuição do desgaste dos acoplamentos;
  • Redução das vibrações nos eixos e nos parafusos do conjunto da máquina;
  • Evita aumento excessivo de temperatura no eixo, no rolamento e no acoplamento;
  • Diminuição no consumo energético;
  • Redução dos cursos das operações feitas em máquinas rotativas.

Vale lembrar, é claro, que os desalinhamentos dos eixos aumentam, consideravelmente, as forças de reação que ocorrem no acoplamento, essas que são posteriormente transferidas para os eixos e para o conjunto de componentes que constitui a máquina completa.

Assim, vários dos problemas e panes dos equipamentos ocorrem devido ao mal alinhamento dos eixos rotativos.

Há estudos próprios apontando o desalinhamento dos eixos, fora dos padrões toleráveis, como sendo o responsável por, aproximadamente, metade dos danos causados às peças rotativas das máquinas.

Portanto, o alinhamento a laser de eixos é uma operação indicada e fundamental quando se pensa na manutenção dos equipamentos e em um funcionamento regular e eficiente.

Vale dizer que, a qualidade dos resultados obtidos neste procedimento dependerá da experiência e da qualificação dos operadores responsáveis pelo procedimento, que terão, por sua vez, um arcabouço teórico e prático suficiente para realizar o alinhamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *