Conheça mais sobre os itens de um laboratório industrial

Os laboratórios industriais demandam a utilização de uma série de componentes que muitas pessoas desconhecem, já que estamos falando de um ambiente de pesquisa onde são empregados métodos variados, muito deles perigosos e complexos, para a obtenção de dados e informações necessários nos mais diferentes segmentos de atuação.

Por isso, é mais do que fundamental conhecer alguns dos itens especializados que são encontrados nos ambientes e espaços laboratoriais a fim de promover mais segurança e, claro, precisão nos seus procedimentos diários de análise, pesquisa e produção.

No artigo a seguir, reunimos alguns dados indispensáveis e dicas importantes para quem tem dúvidas sobre esse tema e quer ficar por dentro dos itens utilizados nos laboratórios e das vantagens que eles fornecem.

Fornos

forno para laboratório, obviamente, não é como o forno que utilizamos em nossas casas, pois nesse contexto industrial ele é destinado não para a preparação de alimentos e sim para um processo que é conhecido como calcinação de substâncias.

A calcinação demanda o condicionamento dos materiais em temperaturas extremamente elevadas, de modo que esses fornos estão muito presentes nos laboratórios de química.

Também chamado de forno mufla, esse é um dispositivo que consiste, basicamente, em uma câmara composta de materiais metálicos, para que possa suportar as elevadas temperaturas, e seu revestimento é integralmente feito por materiais refratários, promovendo a permanência do calor.

Esse forno pode suportar temperaturas que chegam a mais de 1000ºC.

Por meio de suas câmaras de aquecimento e também de combustão, sendo que elas são devidamente separadas umas da outras, é possível que todo o procedimento de calcinação seja conduzido de forma segura sem que haja a mistura de cinzas, gases e resíduos provenientes da combustão, por exemplo, o que poderia contaminar o material que está sendo calcinado.

Os fornos mufla são utilizados, especialmente, para que os profissionais possam observar e estudar a reação de diferentes tipos de produtos e materiais quando submetidos a condições extremas de temperatura.

O Forno mufla preço pode variar de acordo com uma série de fatores que são determinantes para seu custo final, de modo que é necessário consultar os fornecedores especializados no mercado desse segmento.

Chuveiros de emergência

Uma das principais demandas quando estamos falando dos espaços de produção e pesquisa em laboratórios industriais é em relação a processos ágeis, eficientes e resolutivos de descontaminação.

Isso deve ser feito com um fluxo controlado de água, mas em uma velocidade que deve ser relativamente alta ao mesmo tempo em que inofensiva para as pessoas.

Por isso, o Chuveiro de emergência é tão importante: fornecido sob os mais criteriosos padrões de segurança, esse é um item que conta com um filtro incorporado, corpo em plástico e crivo de alta qualidade em ABS.

Além disso, seus tubos e suas conexões são de ferro ou aço galvanizados, contando, ainda, com pintura epóxi e eletrostática a pó verde de segurança. Assim, ele é absolutamente resistente a ataques químicos e a processos de corrosão.

Seu uso como esguicho é direcionado à descontaminação e pode ser acionado de diferentes formas, seja por meio de pedais ou mesmo pelo acionamento de placas. O controle manual oferece agilidade e facilidade na hora de ser acionado.

Gases industriais

Já quando estamos falando de substâncias que são recorrentes na utilização do Cilindro de oxigênio industrial, por exemplo, e de outros itens que fazem uso de gases típicos do ambiente industrial e dos mais variados tipos, é importante ressaltar que a aplicação deve ser supervisionada e criteriosa.

Isso porque a manipulação de gases pode gerar acidentes e, até mesmo, explosões, de modo que é necessário também conhecer as propriedades de cada substância antes de aplicá-la ou manejá-la em laboratório.

Os Gases industriais são variados, entre eles:

  • Oxigênio;
  • Nitrogênio;
  • Hidrogênio;
  • Hélio;
  • Carbono.

Segurança e proteção

Nesse contexto, é extremamente válido ressaltar a importância do uso de uma grande variedade de equipamentos de proteção desenvolvidos especialmente para a utilização de laboratórios dos mais variados segmentos. Isso porque a garantia da preservação da vida e da saúde vem sempre em primeiro lugar.

Dessa forma, o Equipamento de proteção respiratória é um dos mais relevantes e pode ser empregado em diversas circunstâncias, especialmente em trabalho de longa duração e quando os profissionais entram em contato com substâncias que, se inaladas, podem prejudicar sua saúde gravemente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *