EquipamentosIndústriaLaboratório

Procedimentos e equipamentos essenciais no laboratório

Um laboratório é um local em que diversos elementos são fabricados e estudados, com o objetivo de obter algumas comprovações científicas, além de realizar testes.

Na indústria, é muito comum ter um laboratório, independente do segmento, com técnicos e especialistas em determinado segmento industrial, para analisar os processos realizados e a qualidade do material que é fornecido.

Para que esse laboratório possa funcionar, oferecendo qualidade, é importante que ele tenha algumas máquinas de medição, assim como instrumentos que ajudam na verificação de dados, trazendo mais precisão aos procedimentos.

Devido a importância desses equipamentos, este artigo trará alguns exemplos de materiais que podem estar presentes em laboratórios industriais, fazendo a diferença. Confira!

Laboratório e pesquisa científica: o uso dos equipamentos

Dentro de uma indústria, é fundamental ter um laboratório de pesquisas e análises científicas com o objetivo de aprimorar ainda mais os processos realizados.

Dentro de diversos segmentos industriais, uma das atenções se voltam acerca do sistema pneumático, que trabalha com gases e com o ar comprimido.

Isso é importante tanto para indústrias que trabalham na fabricação de máquinas, peças de automóveis ou cilindros de armazenamento.

Isso porque, verificar a compressão desses gases e a qualidade dessas máquinas pode ser uma ajuda fundamental para desenvolver um bom produto.

Um dos aparelhos que pode ser utilizado dentro do sistema pneumático e de um laboratório é o bico para ar comprimido, que é um equipamento fundamental e com várias utilizações. Uma delas se refere à limpeza e higiene de peças, assim como em locais que precisam de técnicas de jateamento, ou de setores que precisem do ar comprimido.

Esse material é utilizado em elementos de alta pressão, podendo ser utilizado em conjunto com o compressor – que é uma máquina que ajuda a comprimir o ar, reduzindo o volume do seu espaço ocupado.

Além disso, esse material pode estar presente até em sistemas hidráulicos, sendo feito geralmente de metal.

O bico de ar possui algumas características interessantes, como emissão de pouco ruído, ter um regulador da saída do ar, além de disponibilizar diversos modelos e tamanhos.

Outro destaque para esse tipo de peça é que ele pode ser utilizado também para secar alguns materiais, hidratar, resfriar ou até em equipamentos de impacto por conta de um jato de ar.

Outro material interessante se refere ao Ensaio não destrutivo, que é basicamente uma técnica que realiza a inspeção de equipamentos sem causar seu dano ou destruição.

Como o material é fabricado na indústria, pode ser que ocorra alguma falha no processo, causando dano ao equipamento. Para que isso não seja levado ao consumidor, ocorre uma inspeção desse tipo de material com o objetivo de controlar a qualidade e realizar um monitoramento da saída de peças.

Isso é bastante utilizado em diversos segmentos da indústria, como:

  • Aeronáutica;
  • Siderúrgica;
  • Indústria química;
  • Indústria de papel e celulose;
  • Indústria alimentícia.

Esse procedimento contribui para reduzir custos e ainda oferecer um serviço com qualidade ao cliente, aumentando os índices de segurança e confiabilidade dos equipamentos produzidos e que estão dentro da indústria.

Além disso, esse ensaio ajuda na melhora da peça, providenciando um resultado ou analise do motivo do erro. Outro detalhe importante se refere à prevenção de acidentes e problemas por conta do uso da peça.

Um detalhe importante é que ocorre também a verificação da dimensão da peça, além de sua caracterização como instrumento.

Técnicas da realização de ensaios não destrutivos

Para realizar essa ação, é necessário contar com uma equipe altamente especializada e equipamentos que auxiliam nesse processo. Por exemplo, as peças podem passar por um ensaio visual, por uma radiografia, uma exposição magnética e até mesmo por um ultrassom.

Outro processo interessante se refere ao Analisador de vibração, que se apresenta como uma técnica bastante versátil e confiável, por meio da coleta e monitoramento de diversos dados.

Esse sistema está associado a alguns softwares, que ajudam na manutenção preventiva das peças, assim como seus instrumentos, emitindo a sinalização necessária.

Existem diversos tipos de analisadores nesse processo, desde modelos mais portáteis até mais avançados tecnologicamente.

Por meio dessas máquinas, é possível verificar diversos dados além da vibração, como temperatura, por meio de sistemas que monitoram a peça de forma online.

Outro processo interessante dentro da indústria que passa por processo de verificação é o de solda, que trabalha com o derretimento de metais, acoplando dois itens, visando uni-los.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *