Bomba de águaIndústria

Setor industrial: a utilização das bombas centrífugas

O setor industrial tem diversos equipamentos diferenciados e complexos de serem entendidos. Isso perpassa o motor eletrico utilizado e vai até grandes máquinas detalhadas.

Por isso, hoje trouxemos a explicação de um dos maquinários muito usado no setor industrial : a bomba centrífuga.  Ela faz parte da família da bomba hidraulica, que tem a finalidade de realizar o bombeamento de líquidos, visando transportá-los de um local à outro.

Bomba centrífuga: o que é?

Muito utilizada em ramos industriais e na construção civil, a bomba centrífuga é considerada uma turbomáquina. Ela recebe esse nome porque utiliza a energia centrífuga para trabalhar. Bueiros, poços artesianos e lençóis freáticos contam com esse equipamento para transportar a água com força, rapidez e pressão.

Ela conta com um bocal de sucção, que é por onde o líquido entra. Então, esse líquido é impulsionado (etapa chamada de pressurização) e transportado para o local desejado.

Um exemplo disso é a bomba de piscina, que geralmente vem junto com o filtro. Seu funcionamento não faz barulho, o que é uma das vantagens de adquirir este equipamento. Porém, para que sua vida útil seja longa, é preciso realizar a manutenção periódica.

Outra utilização dessa máquina é o abastecimento de água em geral, seja para prédios, casas ou empresas. Para isso, é utilizada a bomba centrifuga vertical. Elas são necessárias porque, muitas vezes, as diferenças de altura para o transporte de água são muito grandes. Com a força e a pressão realizada pela bomba, isso é resolvido facilmente.

A bomba vertical tem uma velocidade ainda maior de funcionamento e suportam temperaturas elevadas. Além disso, por ter um tamanho compacto, pode ser empregada em locais que muitas vezes causam dificuldades. Os materiais de construção desse tipo de bomba são extremamente resistentes, o que aumenta sua vida útil.

As bombas centrífugas também podem ser utilizadas para irrigação. Nesse caso, é instalada a bomba centrífuga multiestágio. É muito empregada em lavouras e outros locais que precisam dessa ação. Nesse caso, elas sugam a água dos rios e lagos próximos, levando-a até o espaço desejado, sem que seja necessário muito esforço humano.

Em resumo, a bomba centrífuga funciona por meio de um rotor, que fica em sua parte interna. É ele que permite o sugamento do líquido por um lado e sua eliminação por outro. Esse rotor é impelido a funcionar por meio de um eixo, que é ligado à um motor eletrico.

Essas bombas podem ser usadas para as seguintes finalidades:

  • Limpeza de ambientes;
  • Alimentação de caldeiras;
  • Combate contra incêndio grandes;
  • Indústrias em geral.

Outro tipo de bomba hidráulica

Além da bomba centrífuga, existe, também, a bomba volumétrica. Sua finalidade é praticamente a mesma, mas sua pressão é um pouco maior, por isso são utilizadas em líquidos mais grossos, como mel, óleos e xarope, por exemplo. Ela também é chamada de bomba de deslocamento positivo.

Independentemente da vasão e da viscosidade do líquido, ela atua de forma rápida e eficiente. Portanto, acaba compensando um pouco mais. Geralmente, a bomba volumétrica é mais escolhida por ter uma eficiência um pouco maior. Mas ambos os equipamentos têm suas características específicas e funcionalidades.

Diferente da bomba centrífuga, que utiliza a energia centrífuga para funcionar, a bomba volumétrica atua por impulsão no setor industrial, obrigando o líquido a sair do local. Além disso, o gasto com energia elétrica é menor quando comparada à bomba centrífuga.

Manutenção das bombas no setor industrial

Assim como todas os equipamentos do setor industrial, as bombas hidráulicas também precisam de manutenção. Para isso, é necessário contratar pessoas com experiência e que tenham conhecimento desse tipo de máquina. O valor gasto com a manutenção desse material, geralmente, é baixo. Ou seja, não há desculpas para não realizar.

Uma das formas de realizar a manutenção por si mesmo é não deixar a bomba parada por mais de 30 dias. Mesmo quando não for usada, faça a rodagem do equipamento para que ele continue funcionando de forma correta.

Outra dica é averiguar os gastos com energia e analisar o motor. Caso esses gastos se elevem exageradamente sem motivo aparente, pode ser que o motor esteja com algum problema.

A válvula de retenção da bomba precisa ser analisada todo mês no setor industrial. Outra dica importante é sempre ter uma bomba reserva quando o trabalho realizado for longo e complexo. Assim, não há riscos de ficar sem o aparelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *