Saiba quais são os itens industriais que lidam com água
O Brasil durante muitos anos era caracterizado e conhecido mundialmente pelos seus setores primários, ou seja, agropecuária e extrativismo vegetal, mineral, animal e de água.
Entretanto com o passar do tempo e desenvolvimentos políticos, econômicos, sociais e principalmente, tecnológicos o país passou a ser bem industrializado o que resultou em grandes avanços para o mercado financeiro.
Atualmente o Brasil é um dos países mais industrializados, dessa forma, uma das principais fontes da economia é a indústria que abastece os comércios com mercadorias e, indireta ou diretamente produz milhões de empregos em todo o território nacional.
Diante de tamanha grandeza e impacto social é importante saber que há alguns itens e elementos industriais que são fundamentais para esse imenso setor. Abaixo há uma lista de utensílios e suas aplicações.
Motobombas de água
Sendo uma evolução da bomba de água, a motobomba serve para bombear a água ou outros fluídos de um recipiente ao outro, transporta água potável ou até mesmo dragar detritos.
Dessa forma elas podem estar presentes em:
- Sistemas hidráulicos de piscina;
- Sistemas de saneamento e distribuição de água;
- Condomínios;
- Indústrias em geral.
Com isso alguns modelos de motobombas foram desenvolvidas para atender melhor às demandas da indústria, um dos modelos é a motobomba monoestágio composto por um rotor, esse modelo suga e transporta a água.
Uma das suas principais vantagens é a economia, pois consome menos energia e seu processo de manutenção também é menos custosos.
Já a motobomba multiestagio consegue sugar, transferir, elevar e pressurizar diversos líquidos e ainda tem uma capacidade maior de pressão e vazão, pois possui dois rotores, proporcionando mais potência. Além disso conseguem transportar as substâncias para grandes alturas e distâncias.
As motobombas são aplicadas em sistemas de refrigeração, abastecimento de água, pulverização de aviários, tratamento de produtos químicos, sistemas de irrigação (agricultura), caminhões-pipa, sistemas de combate à incêndio, sistemas de pressurização de ar-condicionados, transporte de águas pluviais para reservatórios, entre outros.
Além desses modelos há ainda a bomba dagua centrifuga que é um dos modelos mais comuns no mercado de bombas.
Agindo como uma intermediária entre as bobas acima, ela tem um gasto menor e consegue atender a uma ampla diversidade de altura, sendo mais versátil ela pode ser de modelo elétrico monofásico ou trifásico, comumente utilizada na indústria para transferência de fluídos industriais.
Por ser uma das mais utilizadas, este modelo possui algumas subcategorias que foram desenvolvidas a fim de atender melhor e com mais eficiência às demandas do mercado.
A bomba centrifuga 1cv possui essa nomenclatura por possuir apenas um motor simples, é mais utilizada em transporte de água limpa isenta de sólidos como pequenas irrigações, águas de poço, reservatórios, rios e abastecimentos residenciais.
Para sistemas hidráulicos semelhantes às piscinas o modelo de bom mais indicado é aquele desenvolvida com pré filtro, o modelo bomba centrifuga 3cv, seu sistema com motor elétrico de dois pólos é composto de forma que água não consegue se aproximar das partes metálicas, conservando a estrutura da bomba.
Transmissor de pressão
O transmissor de pressão é um equipamento utilizado para medir a vazão e nível de estanquidade em locais de baixa oscilação da pressão.
Com um circuito elétrico de alta precisão , o transmissor de pressão diferencial produz um sinal elétrico de engenharia e alimenta, dessa forma equipamentos de controle industrial como indicadores de temperatura, controladores de potência e controles de processos.
Assim como as motobombas os transmissores estão presentes nos sistemas de saneamento, irrigação, refrigeração, sistema de combate á incêndios e tecnologias de aquecimento.
Ainda presente nesses sistemas há a mangueira de alta pressão preço que serve para ajudar no processo de transporte e condução dos líquidos e assegurar a qualidade da pressão dos mesmos.
Todas as peças e equipamentos presentes no teto servem para compor um sistema hidráulico que pode desenvolver diversas funções dentro das indústrias.
Assim desde um simples transporte de água limpa a sistemas de combate à incêndio, essas peças auxiliam no transporte de substância que nutrem e conservam as vidas de toda uma sociedade.
Por isso são essenciais tanto para produzirem quanto para comercializarem, pois por meio deles a água consegue chegar de forma eficiente em todos os lugares em seu uso é necessário, compondo todo um sistema de água automatizado e inteligente para que os processos sejam mais rápidos e simples de serem executados.