EquipamentosIndústriaPeçasProcedimentos

A importância da precisão e medição de peças no resultado

A indústria é repleta de vários tipos de atividades e boa parte delas demanda precisão tanto nos movimentos como no resultado que será apresentado.

Isso ocorre porque, na indústria, vários elementos também precisam ser controlados, como a pressão, temperatura, umidade, dentre outros aspectos. Mas, o que determina a precisão dos movimentos e, ainda, consegue verificar a presença de elementos externos ou inerentes ao movimento é o uso de máquinas e instrumentos de medição.

Os instrumentos de medição no cotidiano

Esses dispositivos estão muito presentes no cotidiano. Por exemplo, ao ir em um posto de saúde ou ao Hospital, um dos procedimentos será aferir a pressão, por meio de um instrumento que verifica a situação e batimentos.

No caso de um aumento de temperatura, é comum utilizar termômetros e, ainda, para verificar o peso, utilizamos a balança.

Vale ressaltar ainda que a balança é utilizada em outros locais e setores, como em supermercados, padarias e farmácias de manipulação, para verificar de forma precisa a quantidade de materiais.

Ainda mais, para quem possui um automóvel ou bicicleta, é comum verificar a calibragem dos pneus, para que eles não murchem.

Com isso, as pessoas costumam ir em postos de gasolina em que existe a presença de um calibrador para verificar a situação de seus pneus.

Outro elemento interessante se refere ao uso do parquímetro nas ruas, para o controle das fichas que os carros devem ter para poderem estacionar em determinados locais.

Geralmente, esse sistema – quase em extinção – aceita moedas e consegue realizar o controle de fichas e do valor que foi aplicado.

Ou seja, instrumentos de medição estão presentes no dia a dia, alguns mais complexos que outros, como o paquímetro, mas são importantes para quantificar elementos, trazer precisão de dados, dentre outros.

Assim como no dia a dia, na indústria, também existem diversos elementos voltados à medição de equipamentos e produtos, tanto no ar, como no que se refere ao movimento das máquinas.

Os estudos de medição

Conhecida como Metrologia, essa é uma área do conhecimento que visa estudar as medidas.

Com isso, a ciência em conjunto com outros profissionais conseguiu desenvolver diversos equipamentos que ajudam a constatar a pressão das máquinas, os tipos de gases presentes na indústria, se existe índice de radiação, como está a vazão de líquidos e gases, como está a temperatura dentro e fora da máquinas, entre diversos serviços e procedimentos.

Isso traz, sem dúvidas, maior precisão aos movimentos e procedimentos realizados dentro da indústria, além de reduzir riscos de acidentes.

Um caso bastante importante se refere à pressão, temperatura e, ainda, a radiação.

Os dois primeiros, em conjunto, podem causar uma explosão no local, se não forem controlados. No caso da radiação, ela é invisível a olho nu e penetra às células. Existem variados tipos de radiação, algumas menos ou mais fatais que outras. Por isso, ter um aparelho que realiza esse controle é fundamental.

Outro elemento interessante dentro da indústria se refere à Medição tridimensional. Basicamente, o nome da operação está direcionada a um método considerado bastante eficiente que realiza a aferição de elementos para identificar sua posição, geometria e forma.

O grande objetivo desse procedimento é reduzir falhas no processo produtivo, evitando que o setor perca dinheiro e produto.

Além disso, procedimentos como a Medição tridimensional metrologia apresenta elevada precisão e utiliza diversos aparelhos que ajudam na medição de coordenadas, estando presente em diversos projetos, verificando pontos como base e altura.

Esse sistema, ainda, é integrado ao computador e utiliza diversos sensores mecânicos eletrônicos para processar os dados recolhidos, calculando as dimensões corretas para cada peça.

É muito comum presenciar o uso desse material em:

  • Indústrias do ramo automobilístico;
  • Indústrias do ramo naval;
  • Indústrias do ramo aeronáutico;
  • Indústrias do ramo da construção civil;
  • Indústrias do ramo metalúrgico e da usinagem.

Ou seja, diante de tantos locais que podem fazer uso desse procedimento, é perceptível sua importância para os ramos industriais. Por isso, é possível aliar desenvolvimento industrial com elementos de precisão e perfeição.

Em conjunto com esse sistema, é possível utilizar alguns dispositivos para auxiliar, como o Dispositivo de controle dimensional.

Esse tipo de dispositivo é considerado altamente tecnológico e está presente nas peças do ramo automobilístico, principalmente em procedimentos de injeção.

Esse tipo de acessório é considerado bastante eficiente, seguro e apresenta muita qualidade em todo o sistema de produção dentro da indústria.

Por isso, é importante que os setores industriais invistam em tecnologia para oferecerem um trabalho mais preciso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *