A importância da energia no setor industrial
Nós não vivemos sem energia elétrica. Hoje, dependemos quase que 100% de empresas de instalações elétricas para todos os nossos afazeres, sejam eles em casa, no trabalho ou para nos divertirmos.
Nossos celulares precisam de energia para serem carregados. Nossos computadores precisam de eletricidade para ligarem. As máquinas industriais precisam de energia para funcionarem.
Aliás, o setor industrial é um dos que mais necessita e utiliza energia elétrica. Se pararmos para pensar, a eletricidade é fundamental para a produção de tudo que temos hoje, que provém da indústria.
Quando analisamos um cenário simples, como é o caso do QGBT preço (Quadro Geral de Baixa Tensão), percebemos que tudo depende da energia.
Essa questão é tão séria que quando o país passou por um período forte de racionamento de energia, o setor industrial perdeu muito dinheiro.
Todas as máquinas dependem disso. Podemos enxergar como um ciclo: a indústria fabrica todos os itens que precisamos para viver, de remédios à outros maquinários. Sem eletricidade, a indústria não funciona. Sem ela, a sociedade entraria em colapso.
O uso sustentável da energia
Mas, como muito se diz por aí, a energia padrão, como conhecemos hoje, não é uma fonte inesgotável. Muito pelo contrário. Por conta disso, surgiram diversas opções sustentáveis de fabricar a eletricidade.
No Brasil, a maior parte da nossa energia vem de hidrelétricas, que acabam sendo muito prejudiciais à natureza. Mas existem outras formas, que podem atender indústrias, residências, agronegócio, engenharia civil e outras tantas áreas. Algumas delas são:
- Energia solar;
- Energia eólica;
- Maremotriz;
- Geotérmica.
A primeira é a mais recomendada. Por ser uma fonte inesgotável de energia, a eletricidade vinda do sol é ideal para qualquer tipo de função.
Seja para ligar um driver para LED ou para alimentar uma indústria, a energia solar é uma boa escolha. Ela é captada por meio de painéis solares que podem ser instalados na quantidade necessária.
Apesar de ter um valor alto de instalação, acaba compensando por conta dos seus benefícios e da economia mensal na conta de luz (que será eliminada).
A segundo é a energia provinda do vento. Por meio desse método, o vento é captado por moinhos que parecem ventiladores. Com o movimento, a energia é feita e pode ser usada.
O preço dessa opção também é benéfico. O terceiro também usa fontes naturais. Dessa vez, quem gera a energia é o vai e vem do mar. Isso acontece com o auxílio de barragens e turbinas.
Por fim, temos a energia geotérmica, que utiliza o calor do interior da Terra. Essa é uma das formas menos utilizadas. Porém, é uma maneira sustentável de conseguir eletricidade.
Por que ter um eletricista na indústria?
Voltando a falar das indústrias e da necessidade da energia elétrica nesse setor, entramos em uma outra discussão: a importância do eletricista.
É fundamental que haja um profissional habilitado e especializado nessa área em cada indústria, principalmente se ela for de grande porte. Isso pode evitar muitos problemas.
A primeira questão é relacionada com o que já citamos. Como as indústrias dependem da eletricidade para continuarem funcionando, ter um eletricista de plantão para qualquer problema pode agilizar as soluções. Assim, as horas perdidas podem diminuir, fazendo com que o prejuízo seja menor.
Em segundo lugar podemos citar a necessidade da manutenção preventiva e, por vezes, corretiva do sistema elétrico de uma indústria.
Muitas vezes, o local é antigo e precisa de algumas mudanças. Dessa forma, contratar um profissional que esteja habilitado e entenda do assunto pode ajudar muito. Além disso, a manutenção preventiva também evita muitas dores de cabeça futuras.
Por último, a economia de ter um eletricista fazendo parte do time de empregados de uma indústria é incomparável. Isso porque, contratar terceirizados apenas quando precisa acaba saindo muito mais caro. Sem contar que, sem esse profissional entre os funcionários, mais problemas podem aparecer e, assim, prejudicar as contas da empresa.
Para finalizar
Conseguimos entender que a energia elétrica é de extrema importância tanto para a indústria quanto para o nosso dia a dia. Hoje, empresas e indústrias que investem em energia sustentável e renovável acabam, também, sendo mais bem vistas no mercado.
Por conta disso, é necessário investir em bons sistemas e empregados de qualidade. Assim, nenhum problema maior afetará a produção e a economia de uma indústria.