Equipamentos

Equipamentos essenciais para uma cozinha industrial

Hotéis, lanchonetes, hospitais e escolas, precisam de um ambiente limpo e organizado para o preparo da comida. E é aí que surge a necessidade das cozinhas industriais.

Além de tudo, com a cozinha industrial, será possível agilizar todos os processos, com distribuição mais prática dos utensílios, panelas maiores, tudo adequado ao ramo alimentício, garantindo o bom funcionamento do seu estabelecimento.

Para iniciar, primeiro é necessário possuir toda a documentação, permitindo que a cozinha funcione, com alvará dos bombeiros e alvará ambiental, por exemplo.

Assim, é possível assegurar que o local não oferece qualquer risco ou danos para as pessoas.

É necessário ainda, para demonstrar que todos os testes de fiscalização sanitária e higienização foram realizados, atestando que o ambiente é apto.

Praticidade

Ao criar um projeto para uma cozinha industrial, é necessário que se pense nos mínimos detalhes, levando em consideração principalmente a segurança e praticidade deste ambiente.

Assegure-se, por exemplo, de deixar o espaço necessário para que os funcionários possam circular. Outra dica, é não deixar fornos e fogões próximos de refrigeradores.

Pois, podem prejudicar o desempenho dos mesmos. A higienização é outro ponto que merece toda a atenção, por isso, que essas cozinhas são projetadas para facilitar a limpeza local.

Em relação às lixeiras, nunca as deixe próximas dos alimentos, elas precisam ficar afastadas, sendo lavadas todos os dias.

Tudo para que não haja proliferação de bactérias. Já os pisos, devem ser antiderrapantes, assim, evitam acidentes.

Equipamentos

Na hora de montar sua cozinha, não compre nada sem verificar a real necessidade e se o tamanho é proporcional ao seu projeto.

No entanto, há alguns itens que são essenciais para o funcionamento do local., conferindo mais praticidade e maior capacidade de trabalho. Confira:

  • Geladeira industrial;
  • Fogão industrial;
  • Armários;
  • Exaustor Industrial.

Esses itens são tão importantes, que seria praticamente impossível trabalhar sem que eles estejam presentes. Um deles é a geladeira industrial.

Com diversos tamanhos e alta capacidade de desempenho, esses equipamentos costumam ter temperatura girando em torno de 3,3°C a 4,4°C.

Com quatro ou oito portas, as geladeiras podem ser horizontais ou verticais, adequando-se ao projeto da cozinha. Entre os materiais mais utilizados, está a geladeira inox.

Ideal por possuir mais facilidade de limpeza e também pela durabilidade do produto, pois, é muito mais resistente.

Em relação às diferenças entre a geladeira industrial e uma geladeira doméstica, além da capacidade, está a circulação de ar interno, bem como, a espessura das paredes de isolamento.

Outro equipamento muito importante é o fogão industrial, que pode executar os mais diversos tipos de receitas, com modelos ideais que poderão se encaixar no seu projeto de cozinha.

No mercado, há dois tipos: os fogões de alta e de baixa pressão. Os fogões de baixa pressão, tem mais facilidade para ser regulado.

Sendo mais indicado para cozinhar com precisão, os alimentos que necessitam de mais cuidado no momento do preparo.

Já os fogões de alta pressão, não possuem reguladores, sendo que o gás sai diretamente do botijão para o fogão.

Este modelo é mais potente e indicado para a realização de grandes quantidades de comida. O exaustor industrial, por sua vez, serve para manter a qualidade do ar no ambiente.

Assim, o equipamento garante a renovação de ar no ambiente, retirando o cheiro de comida do local, como fritura, por exemplo, trazendo mais conforto para os funcionários.

Além disso, com o exaustor o odor não se espalha para outros cômodos do ambiente, mantendo sempre um ar puro.

Agora, quando o assunto é armários ou prateleiras, o ideal é sempre optar pelos materiais em aço inox pois, além de ser de fácil higienização, ainda são mais resistentes.

Outro item indispensável é a chapa sanduicheira, sendo possível fazer hambúrguer, ovo e ainda finalizar diversos tipos de pratos.

Bem, como você pôde ver, uma cozinha industrial deve seguir toda a regulamentação legal, para que então, possa ser realizado o projeto.

Os equipamentos para cozinha industrial são parte fundamental, por isso devem ser bem escolhidos, observando-se quais são realmente necessários para o seu negócio e ainda, os que melhor se adaptam ao seu projeto.

Opte sempre pela qualidade desses equipamentos, os fabricados em aço inox, por exemplo, além de duráveis, possuem mais facilidade para que sejam higienizados, um hábito essencial dentro de uma cozinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *