Como equipamentos industriais influenciam em nosso cotidiano?
Por mais que esse fato passe despercebido às vezes, diversos equipamentos industriais possuem influência no cotidiano das pessoas.
Sejam eles relacionados com a alimentação, acessórios e até mesmo com materiais muito comuns no dia a dia, como envelopes, pastas e embalagens.
É importante conhecer a procedência desses e de outros itens, afinal, a indústria está diretamente ligada com o dia a dia.
O que é o corte e vinco?
Dependendo da área de atuação e conteúdos consumidos no dia a dia, a funcionalidade das facas de corte e vinco, a princípio, pode soar desconhecida.
No entanto, está mais relacionado com cotidiano das pessoas do que elas podem imaginar. Afinal, o processo de corte e vinco consiste no acabamento dos materiais gráficos.
Estes já impressos ou em algum tipo de material sem pressão. Ao procurar por facas de corte e vinco preço, interessante citar que em determinados processos, apenas o corte aplicado.
Neste caso, a faca apresenta apenas lâminas voltadas justamente para efetuar o corte, alguns exemplos desse método são os flyers, etiquetas auto-adesivas, entre outros.
Já ao falar do processo completo de corte e vinco, além das lâminas para que o material seja cortado, existem os vincos para efetuar dobras e até mesmo serrilhas.
Que são aplicadas para dobrar ou destacar. Alguns exemplos de materiais que passam por este procedimento, são:
- Pastas;
- Embalagens;
- Chapéus promocionais;
- Envelopes especiais.
Basicamente, a faca usada para corte e vinco, consiste em uma série de lâminas dobradas e fixadas em uma madeira que serve de suporte.
Tais lâminas possuem a fiação, apenas nas regiões onde os cortes serão realizados, já nas partes sem a fiação, são onde as dobras são feitas.
Na indústria gráfica, conforme pode ser notado, uma máquina de cortar papel ou outros tipos de materiais, acaba desempenhando uma função muitas vezes decisiva.
Para tornar o processo ágil e preciso, pois acaba a necessidade de que todo processo seja realizado de forma manual.
Como ocorre a injeção peças plásticas?
Hoje em dia, existem diversos produtos que apresentam componentes injetados, tais como eletrodomésticos, peças de automóveis utensílios domésticos, brinquedos, entre outros.
O processo de injeção de peças plásticas propriamente dito, corresponde a terceira etapa correspondente ao método, pois antes da injeção nas cavidades do molde, ocorre o fechamento do molde.
E o amolecimento do material plástico que será injetado. Em seguida, a quarta etapa corresponde ao recalque, que visa tornar o preenchimento homogêneo e na manutenção da pressão devido ao excesso de material.
No resfriamento, o material plástico é solidificado para que obtenha o formato final do produto, evitando assim, possíveis deformações.
Por fim, ocorre a extração do produto já resfriado. Esse processo se dá por meio dos mecanismos internos no molde, que podem ser através de placa extratora, mandíbulas, pinos extratores, entre outros mecanismos.
É interessante citar que o plástico é um material de fácil moldagem e ainda mais, pode ser utilizado em aplicações variadas, devido a sua versatilidade.
No entanto, uma vez que o setor industrial é muito amplo, outros métodos de fabricação de materiais que também estão presentes no dia a dia.
Como o processo de ferramentaria, onde peças e ferramentas padronizadas são criadas para serviços específicos.
Conheço aspectos do processo de moagem do café
No processo de preparação do café existe a etapa da moagem, que visa reduzir os grãos após serem torrados. Geralmente, esse procedimento é realizado com o auxílio do moinho de café.
É interessante citar que a forma como a moagem ocorre, é capaz de ter impacto no tempo da extração do café e em diversos outros fatores, por exemplo, na suavidade, corpo, acidez e fragrância.
Dessa maneira, existem diferentes tipos de moagem, como extra-fina, fina, média e grossa. Elas têm impactos distintos na preparação do café.
Por exemplo, o uso do moedor de café para extra-fina é direcionado para preparação do café turco, já que o pó não é coado.
Já a moagem fina é utilizada nas máquinas de café expresso, afinal, possibilita o preparo de um café mais encorpado e cremoso.
Enquanto a moagem média, é direcionada para preparação com uma prensa francesa e resulta em uma bebida suave e aromatizada, a grossa permite a extração de um café mais encorpado e forte.
Sendo assim, tudo dependerá do objetivo e preferências em torno do modo de extração, pois é possível explorar diversos estágios do aroma.