EquipamentosIndústriaManutençãoProcedimentos

Conheça galpões preparados para tratamento de efluentes

O tratamento dos resíduos que são liberados constantemente a partir da produção industrial deve ser garantido para evitar danos ao meio ambiente e graves riscos à saúde humana, especialmente das populações que se situam em regiões que existem fábricas e indústrias de diversos segmentos.

Sendo assim, é necessário conhecer um pouco mais sobre esse processo e os detalhes que giram em torno de um tratamento eficaz e completo.

Assim, quais são os equipamentos utilizados nesse contexto? Como garantir a montagem de uma estação de tratamento eficaz, prática e rentável?

No artigo que você confere em seguida, conheça as respostas para essas e outras perguntas e fique por dentro de detalhes que vão fazer toda a diferença no cuidado com a emissão de efluentes que podem contaminar o solo e prejudicar a vida de muitas pessoas.

Coberturas metálicas: Vantagens dos galpões

As estruturas industriais devem contar com soluções oferecidas pelo setor da construção civil que podem fornecer o máximo desempenho em rentabilidade sem deixar de lados as importantes demandas por segurança e praticidade, que são muito benéficas para o meio de produção industrial dos mais diversos segmentos.

Sendo assim, a construção de galpões para a realização de procedimentos relacionados com o tratamentos dos resíduos e efluentes liberados pelas fábricas é uma forma de otimizar os custos e garantir muito mais rapidez e eficiência no espaço.

Além de gerar um potencial estético que valoriza o local e promove mais conforto, a Estrutura Metálica para Galpão é indicada por conta das seguintes vantagens:

  • Oferece flexibilidade na arquitetura;
  • Garante economia e agilidade;
  • Promove segurança na edificação;
  • Possibilita o aproveitamento de recursos.

Qual a importância do tratamento de efluentes?

Muitas pessoas não sabem, mas as fábricas e indústrias liberam diariamente uma quantidade exorbitante de resíduos que podem ser altamente prejudiciais tanto para o meio ambiente, por conta da contaminação do solo, quanto para a saúde humana, já que as populações situadas ao redor desses locais sofrem com as consequência da emissão de substâncias diversas.

Sendo assim, uma Estação de tratamento de efluentes tem como principal objetivo impedir que os lixos e resíduos sejam deliberadamente emitidos no meio ambiente e promovam a proliferação de males que vão afetar de forma drástica todo tipo de vida ao seu redor.

No geral, os efluentes liberados pelo setor industrial são compostos de águas que foram consumidas nos mais variados procedimentos internos das fábricas juntamente com as impurezas que são geradas por esses processos.

Por isso, é muito importante que todo o material passe pelas três etapas de tratamento, sendo elas a primária, a secundária e a terciária.

Desmineralizador

O chamado Desmineralizador de água é um sistema utilizado nesse contexto para auxiliar no tratamento eficaz dos resíduos gerados, de modo que fazem uso de resinas de troca iônica, que são polímeros capazes de liberar íons de sódio e hidrogênio quando entram em contato com a água a ser tratada.

Entre as principais vantagens desses sistemas podemos destacar o fato de que eles demandam baixo custo de implantação e manutenção, sendo econômicos em diversos aspectos.

Eles são indicados para a aplicação em:

  • Autoclave;
  • Caldeiras;
  • Câmara de envelhecimento;
  • Galvanoplastia;
  • Torres de resfriamento;
  • Trocadores de calor.

Lavagem de gases

Já o Lavador de gases é um dispositivo que tem como principal objetivo, como já sugere seu próprio nome, coletar as partículas indesejadas de gases e vapores nos ambientes industriais de modo a purificar o material.

Por meio de um mecanismo que tem como base a utilização da água pulverizada e de bicos pressurizados, os lavadores auxiliam no controle da poluição do ar.

Separadores

Já o Separador de água e óleo, por sua vez, é um sistema que recebe efluentes e águas contaminadas por óleos e graxas que são originadas em contextos de manutenção, manejo e utilização de maquinário industrial ou mesmo de métodos físicos característicos dos procedimentos que acontecem nas fábricas e indústrias.

Assim, ele consegue separar o óleo e a água, garantindo o tratamento mais eficaz dos resíduos em questão.

Filtração

Por fim, não poderíamos deixar o Filtro de areia de fora, sendo ele essencial para a filtragem da água.

Por isso, em primeiro lugar, recomenda-se conhecer precisamente a granulometria do elemento filtrantes, de modo que a vazão e a retirada das partículas seja planejada de acordo com os seus tamanhos.

O mais importante é que os procedimentos relacionados com o tratamento de efluentes sejam conduzidos de forma correta e especializada, garantindo resultados que vão evitar danos ao nosso planeta e também à nossa própria saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *