Função de flange e diversas outras peças da indústria
Hoje em dia, é fácil observar a quantidade de indústrias existentes e entender a complexidade enorme das peças produzidas por elas e para elas.
Isso porque, após a revolução industrial, vários novos mercados foram criados e com eles a necessidade de novos maquinários e peças para que pudessem funcionar a todo vapor.
De modo geral, a maior parte dessas peças são pequenas, por isso muitos podem negligenciar sua importância e cuidado.
No entanto, elas são muito importantes para a estrutura como um todo e pleno funcionamento de uma indústria.
Por este motivo, este artigo irá informar sobre algumas peças relevantes para as indústrias, com foco no uso da flange e sua importância. Continue lendo para saber mais.
Indústria: Quais as peças fundamentais?
Como já dito anteriormente, existem inúmeras peças utilizadas na indústria, vamos verificar as principais e que fazem parte vital desses setores:
1. Conectores
De modo geral, os conectores (como seu próprio nome indica) têm a função de conectar tubos e diversas estruturas dentro do segmento industrial, de modo a proporcionar segurança no direcionamento de fluidos e gases, por exemplo.
Mais ainda, eles são extremamente importantes dentro de construções, por serem usados para conectar vigas e estruturas que fazem parte da base da construção.
Como o item da suporte a estruturação, em ambos os segmentos, e é responsável pela sustentação e passagem de materiais diversos os conectores precisam ser feitos de um material extremamente resistente.
Além disso, é interessante realizar inspeções após a sua instalação de modo a garantir a qualidade e firmeza que uma área basilar da estrutura precisa.
2. Redutores de velocidade
A função de um redutor de velocidade, como o próprio nome sugere, é reduzir a velocidade de rotação de determinada peça. É um dispositivo muito versátil e altamente utilizado em vários setores.
Normalmente, ele é aplicado em motores e sua função é a de determinar, por meio da redução da potência, a velocidade e rotação.
O processo oferecido por esse equipamento é muito importante para ter um motor trabalhando na velocidade e potência adequada para certo sistema ou equipamento, reduzindo as chances de problemas e controlando de forma eficaz o gasto de energia.
3. Eixos
Os eixos são outros equipamentos vitais para variadas indústrias. Como tem uso amplo, o item apresenta diversos modelos, de modo a se adequar as mais variadas funções e necessidades. Entre os mkodelos mais conus na indústria pode-se destacar o sem fim e o linear.
O eixo sem fim, como o nome sugere, é feito para que sua rotação tenha uma formação contínua, transmitindo para a peça seguinte a rotação necessária.
Geralmente, ele é utilizado sendo acoplado em uma engrenagem que será direcionada para a peça que necessita da energia contínua gerada por esse eixo.
Diferentemente do item anterior, o eixo linear tem como objetivo transmitir a energia proporcionada a ele de forma linear, quase simultânea, fazendo com que o equipamento que venha a ser conectado nele respeite a energia inicial que foi transmitida.
Flange: tipos e funções
Após entendermos um pouco sobre algumas peças industriais, vamos verificar as funções e a importância de um item mais que necessário nesse setor: as flanges.
De modo geral, as flanges são peças que podem ser feitas de ferro, aço carbono e outros materiais que garantam firmeza.
Isso porque, esse item é o responsável por permitir a conexão de tubulações industriais de modo que, se necessário, se faça a desmontagem para manutenções em seu interior de modo simples e sem grandes obras.
Confira nos tópicos a seguir os modelos mais comuns deste item:
1. Flange com pescoço
Esse tipo de flange é usado como um item de vedação, porque conseguem transferir as cargas de pressão para a tubulação, evitando que a flange sofra com deformações.
Ele também possui resistência a altas temperaturas, que o torna um equipamento perfeito para vedações em locais de superaquecimento e transporte de vapores.
2. Flange cego
A flange cego apresenta ótima resistência a pressão em temperaturas variadas. É muito utilizado por possuir um furo no meio do sistema, permitindo que se consiga constatar o funcionamento da tubulação (e possíveis problemas) de forma rápida e, em alguns casos, que esse furo seja aumentado, para ampliar o local de observação.
3. Flange sobreposto
É um equipamento que garante maior confiabilidade ao sistema de tubulação. Ele é soldado tanto na parte externa quanto na parte interna.
De modo geral, a flange sobreposto possui um diâmetro um pouco maior do que as flanges normais para se adaptar corretamente a tubulação em que será inserida.
4. Flange lap-point
Esse tipo de flange é utilizada para estruturas que precisam de manutenções frequentes, isso porque sua desmontagem é extremamente fácil, assim como sua regulagem, dando certa liberdade depois da sua instalação.
Fora esses modelos, existem outros tipos como:
-
Flange raquete;
-
Flange soquete;
-
Flange roscado;
-
Flange orifício.
É possível achar uma gama enorme de equipamentos disponíveis na indústria e cada um com sua respectiva aplicação e seu encaixe dentro do projeto.
Mesmo quando são peças pequenas, os itens geralmente desempenham um papel importante dentro do seu meio.
Nesse contexto, a usinagem tem sido um dos processos que mais contribuem para a disponibilidade de materiais e de peças para a indústria, agregando de forma muito positiva o mercado.