Tudo que você precisa conhecer a respeito da indústria de tecidos

A indústria têxtil é responsável por transformar fibras em fios, os fios em tecidos e tecidos em peças de vestuário, roupa de cama e mesa, tapetes e cortinas.

O processo produtivo é muito abrangente e as indústrias podem ser divididas em: fiação, tecelagem, malharia, beneficiamento de tecidos e confecção.

O uso das máquinas de corte

Atualmente, a máquina de corte a laser está transformando o setor e é um dos serviços mais utilizados. A tecnologia contida na máquina, garante maior exatidão no corte, sem que o pano desfie.

Além disso, ela também garante que o acabamento do corte seja liso e selado. Esse tipo de máquina pode atuar também com artigos de decoração, artesanato, indústrias de design, empresas que buscam artigos personalizados e criativos.

O corte a laser tecido é um dos serviços mais procurados, pois o equipamento proporciona também maior rapidez, sem que ocorra desgaste do equipamento ou grande dificuldade de manutenção e limpeza.

Para melhor desempenho da máquina e também para a garantia de um bom corte, ela pode ser utilizada para cortar materiais de algodão.

Além de seda, linho, renda, poliéster, lã, tecido brim, dentre outras escolhas com base na necessidade do pedido.

As vantagens de utilizar uma máquina dessas, é a selagem das arestas em têxteis sintéticos, não há distorção do tecido, o corte é preciso, há menos necessidade de limpeza, não há desgaste de ferramentas.

Sendo assim, mantendo a qualidade do produto, a máquina de cortar tecido não necessita fazer grandes esforços para tal atividade.

Já que o processo de cortes pode ser feito em qualquer sentido, sem que a estrutura seja prejudicada. Existem outros equipamentos utilizados pelas indústrias de tecidos.

A aplicação de estampas

Considerando que a indústria seja dividida de acordo com os setores citados no primeiro parágrafo, é importante que ela faça uso de materiais adequados.

Para uma boa relação de custo benefício e qualidade, a estamparia digital em tecidos é uma das opções mais procuradas e que vale à pena investir.

Os famigerados e antigos cilindros, são substituídos por uma impressora, permitindo que as estampas sejam fiéis, coloridas e detalhadas. É uma tecnologia que apresenta benefícios, como a qualidade e o valor agregado do produto.

Uma das vantagens é a oportunidade para aderir a uma rotina menos nociva ao meio ambiente, pois esse tipo de trabalho reduz o desperdício de recursos naturais.

Confira abaixo algumas vantagens de utilizar o processo digital de impressão em tecidos:

  • Alta resolução das estampas;
  • Possibilidade de utilizar uma grande paleta de cores;
  • Qualidade e fidelidade das estampas;
  • Impacto ambiental: utilizam-se menos produtos químicos e também evita desperdício de tinta e energia;
  • Maior margem criativa: melhor aproveitamento do tecido, pois não há uma limitação no tamanho da estampa;
  • Redução do consumo de água de 80%.

O que é a sublimação de tecidos?

Além das máquinas citadas no começo e da impressão digital, também são utilizadas outras técnicas dentro do setor industrial de tecidos.

Uma das técnicas mais utilizadas, porém mais trabalhosas é a de sublimação em tecidos. Nesse método, o desenho do tecido é impresso em um papel, com uma tinta especial que dá o efeito sublimado.

Depois, o papel é colocado em uma prensa quente sobre o tecido de poliéster branco. Em seguida, para finalizar, a tinta começa a aderir ao tecido.

A técnica de serigrafia

É comum também o uso da técnica de serigrafia, também chamada de silk screen. Nessa técnica, a tinta é vazada, por meio da pressão de um rodo.

Esta ao longo de uma tela feita de náilon ou seda, que é esticada em um bastidor de madeira ou de aço.

Este é o método mais utilizado para se estampar moletons, camisetas, jeans e outras peças do vestuário.

O processo da serigrafia começa no computador, com o trabalho do designer, em que são definidos desenhos, cores, efeitos e tamanhos.

Em seguida, são impressos os fotolitos, filmes transparentes utilizados como matriz, também chamados de negativos. Depois de gravar as matrizes, é preciso que seja preparado o material onde a arte ficará estampada.

E, para isso, a matriz precisa ser encaixada perfeitamente. Finalmente, a matriz e os rodos são deslizados pela superfície do tecido e o produto fica pronto.

Ambas as técnicas dependem da necessidade ou do pedido do cliente, contudo, ambas possuem suas limitações. Se o pedido é de poucas camisetas e desenhos são detalhados, a sublimação é mais recomendada.

Contudo, a sublimação só pode ser feita em poliéster branco. Caso o tecido seja colorido ou feito de algodão, a serigrafia ou silk screen é uma opção mais adequada, contudo terá seu preço com um valor mais elevado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima