EquipamentosIndústria

Aprendendo mais sobre a indústria e seu maquinário

O maquinário industrial é o principal componente para que os variados ciclos de montagem e produção, presentes em todos os segmentos do setor, sejam eficazes, seguros e de qualidade.

Por isso, é mais do que fundamental não apenas utilizar de forma adequada esses componentes como também entender melhor seu funcionamento dentro das aplicações nas fábricas e indústrias.

No artigo a seguir, confira mais informações sobre o tema e fique por dentro de alguns itens e máquinas que fazem parte do cotidiano produtivo industrial.

Motores elétricos

motor eletrico é o primeiro item de nossa lista por ser extremamente básico e importante para uma série de funções dentro das indústrias de diferentes segmentos. Afinal, sem energia não é possível trabalhar, não é mesmo?

Esse motor, portanto, tem o papel fundamental de transformar energia elétrica em energia mecânica, fornecendo “força” para diversos tipos de atuações. Entre suas principais vantagens, podemos destacar:

  • Facilidade de transporte;
  • Baixo custo;
  • Facilidade de higienização;
  • Simplicidade de comandos.

De construção simples e otimizada, os motores elétricos oferecem a possibilidade de gerar mais rendimento na produção interna de uma indústria por sua ampla versatilidade, podendo se adaptar a distintas demandas existentes no ambiente de trabalho.

Para que a energia mecânica seja transformada em energia elétrica, gerando a atuação reversa no procedimento, os motores demandam o uso de dispositivos como os dínamos e os geradores.

Geradores de energia

Os geradores são outro exemplo de máquinas indispensáveis para a produção industrial, pois fornecem energia elétrica quando há a interrupção do abastecimento convencional por parte da concessionária.

Dessa forma, eles são encontrados em todo tipo de ambiente onde a eletricidade pode gerar transtornos graves, tais como em:

  • Indústrias;
  • Hospitais;
  • Escolas;
  • Empresas.

Os geradores a diesel são os mais utilizados para diversos tipos de demanda. Isso porque eles oferecem uma gama de vantagens, a começar pela durabilidade acima da média, chegando a apresentar uma vida útil de décadas de acordo com o manejo e a aplicação.

Para que isso seja possível, porém, é necessário realizar a manutenção constante do produto, garantindo seu funcionamento ideal e, claro, sua conservação mais eficiente.

Sendo assim, o procedimento de Manutenção preventiva geradores diesel é fundamental para a obtenção de resultados mais precisos e confiáveis.

Alguns cuidados importantes quando estamos falando desse tipo de ação são:

  • Verificação do nível do líquido de arrefecimento;
  • Verificação do estado do óleo do cárter;
  • Verificação do nível do combustível;
  • Uso de óleos de qualidade garantida;
  • Observação dos ruídos gerados.

Torres de iluminação

Já a Torre de iluminação com gerador é indispensável para trabalhos que são realizados durante a noite, pois fornecem uma fonte de luz constante e potente, o que facilita o trabalho e aumenta a eficiência apresentada.

Existem diversos modelos disponíveis no mercado e a recomendação principal é utilizar o modelo que melhor se ajusta a cada tipo de demanda.

Além disso, o uso de geradores de forma alternada também é indicado por profissionais da área, possibilitando a reposição de energia gasta sem que o trabalho seja interrompido.

CNC

O chamado CNC, sigla que significa “Controle Numérico Computadorizado”, é uma tecnologia que torna as atividades industriais muito mais dinâmicas, ágeis e otimizadas, pois sua aplicação gera o máximo desempenho em máquinas e ferramentas variadas.

Além disso, o centro de usinagem pode ser encontrado em diferentes ambientes de produção e também de montagem, garantindo a ocorrência segura de operações básicas diversas, tais como:

  • Fresamentos;
  • Torneamentos;
  • Furações;
  • Retificações.

Modernização dos equipamentos

As máquinas empregadas diariamente nos mais diversos segmentos industriais precisam oferecer o máximo desempenho para que os benefícios promovidos possam gerar mais produtividade, rentabilidade e segurança.

Com o avanço tecnológico dentro do setor, porém, é fundamental que o maquinário acompanhe as inovações dentro da área.

Por isso, o processo conhecido tecnicamente como Retrofit de máquinas tem como objetivo potencializar seu funcionamento por meio da modernização completa do maquinário considerado ultrapassado para uso ou que está sendo aplicado em desacordo com as normas vigentes.

A troca de comando eletrônico um dos processos de retrofit mais conhecidos, sem falar na modificação dos sistemas eletroeletrônicos, mecânicos ou hidráulicos de uma máquina injetora, por exemplo, ou mesmo de uma extrusora ou de uma sopradora.

O ideal é sempre contar com equipamentos de procedência garantida, gerando resultados otimizados e duradouros.

Além disso, a dica é sempre procurar pela melhor relação custo-benefício na locação ou mesmo na compra desses itens, gerando um impacto direto nas despesas com relação ao seu uso cotidiano em diferentes segmentos industriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *