O uso dos metais na indústria

O uso dos metais é muito comum em sociedade, porque esses materiais possuem propriedades físicas e químicas que são importantes e que permitem sua aplicação em diversos segmentos.

O trabalho com metais dentro da indústria começa com o setor de metalurgia, que trabalha com procedimentos desde a extração do metal, até sua fundição e trabalhos técnicos.

Outro setor que lida diretamente com metais é o de usinagem, que realiza o acabamento e processos de molde desse metal, após sua fundição.

Os metais estão presentes no cotidiano das pessoas

De forma direta ou indireta, todos têm algum produto que precisa do metal ou utiliza o material para seu funcionamento. Dentro da indústria, que é a sua principal produtora, é possível visualizar tanto aspectos de produção como o uso do metal em seus equipamentos, chapas ou até em um simples parafuso.

Os metais de uso mais comuns, são:

  • Prata;
  • Ferro;
  • Ouro;
  • Aço (que é uma liga metálica composta por ferro e minérios);
  • Alumínio (não existe na natureza nesse estado, mas transforma-se a partir da bauxita).

Outro tipo de metal, que merece destaque e é bastante utilizado é o cobre, que é conhecido desde os primórdios, sendo utilizado tanto no armamento como em utensílios das primeiras civilizações.

A descoberta dos metais nas civilizações foi de extrema importância para a sociedade, porque permitiu a realização de atividades com maior facilidade, além de conferir a fabricação de peças mais resistentes, por meio de técnicas de fundição.

Esse tipo de material é importante porque é considerado um ótimo condutor de calor e até de eletricidade. Além disso, esse material não é considerado corrosivo, ao contrário de outros tipos de metais, como o ferro, por exemplo.

Outra vantagem no uso desse material é que ele consegue ser moldado facilmente além de ser considerado bastante resistente e durável. Ele também é considerado como anti-bactericida, ajudando a não ter o crescimento de bactérias que podem fazer mal ao ser humano.

Ainda mais, o cobre está presente em diversas fiações, como na rede elétrica, em cabeamentos para notebook, carregadores de celulares e dentre outros.

Outros tipos de metais: o uso do bronze

Derivado do cobre, o bronze é uma liga metálica (que é um processo de fundição de dois metais) composta por cobre e estanho, assim como outros materiais, por exemplo, alumínio, zinco, níquel, chumbo, fosforo e dentre outros.

Esse tipo de material pode ser considerado ainda mais resistente que o cobre, apresentando ainda alguma de suas características.

Existem alguns tipos de ligas de bronze, como é o caso do bronze TM 620.

Dentre as características desse material, pode-se destacar a resistência ( inclusive à ferrugem e corrosão), possuindo diversos tipos de aplicação, por exemplo, bombas, anéis para vedação, válvulas, flanges e conexões de elementos que precisam estar sob pressão e com variações de temperatura.

Dentro desse modelo, existem outros que reforçam ainda mais a importância e usabilidade do bronze em sociedade. Muitas pessoas que trabalham com segmentos que necessitam do bronze, optam por comprar bronze, até pela qualidade de produto que será produzido se essa for a base do material.

Muitas empresas, principalmente de internet e que trabalham com confecção de peças ou consertos eletrônicos, é importante obter um material de qualidade, por meio de uma organização que ofereça garantia pelo produto.

O bronzeamento artificial tem a ver com o bronze?

Esse tipo de termo não se refere ao uso do bronze, mas sim a uma técnica feita em uma clínica de estética de forma artificial ou de forma natural, diante da exposição do sol.

Ela consiste (no caso natural), da exposição ao sol para acabar ganhando uma “corzinha”, também conhecida como bronzeado.

No caso do âmbito artificial, o trabalho é feito por esteticistas e profissionais que irão aplicar algumas técnicas por meio de pigmentação, aplicação de cremes e exposição a laser, para que a cor da pele mude. Ficou conhecido por bronzeamento, por lembrar a cor do metal “bronze”.

Outros elementos que precisam do metal

Além do bronze, podemos destacar alguns elementos que utilizam o uso desse metal e outros em sua composição. Um exemplo seria o pino extrator tipo A, que possui bastante resistência e aplicabilidade, sendo forte inclusive diante de quebras.

Esse material recebe um tratamento térmico, em fornos que conferem aumento ainda mais de sua resistência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima