Saiba como funciona o processo de usinagem

A usinagem é um dos segmentos mais importantes dentro da indústria por seu trabalho com o molde dos metais. Os metais podem dar origem a diversos objetos que são importantes na sociedade e que estão presentes no dia a dia, como é o caso de peças para automóvel, eletrodoméstico e também alguns utensílios para residência.

Por isso, esse setor envolve diversos processos e contribui para a confecção de diversos materiais. Se você ficou curioso para entender como funciona o processo de usinagem e quais são seus benefícios, não deixe de acompanhar a leitura desse artigo.

Usinagem: você já ouviu falar em CNC?

A CNC usinagem consiste em um procedimento altamente tecnológico, em que uma máquina é controlada a partir de comandos numéricos.

O processo de fabricação faz uso de computadores para a automatização das máquinas e de outras ferramentas que serão utilizadas na produção.

Além disso, esse procedimento utilizada um programa de computador, também conhecido como software, que trabalhará de forma específica do processo produtivo de cada peça.

Uma parte dessa produção pode até ser feita manualmente, mas a maioria envolve processos robóticos, que conseguem aumentar a produção, trazer mais precisão aos procedimentos e ainda, reduzindo riscos de falhas e danos técnicos.

No entanto, você deve estar pensando o que esse procedimento de usinagem produz. Bem, um centro de usinagem vai atuar na produção de diversos segmentos metálicos, mas no caso da CNC, será produzido principalmente:

  • Brocas;
  • Prensas;
  • Serras;
  • Parafusos;
  • Outros materiais necessários.

Esse modelo de produção é considerado altamente moderno e com uma interface em conjunto com diversas máquinas.

Além disso, existem sistemas modernos para o armazenamento de dados, dentre outros processos para deixar a forma das peças ainda mais assertiva e precisa.

Um dos materiais que também podem ser produzidos em centros de usinagem é a auto peças metal, dos mais variados tipos, partindo da produção de chapas metálicas.

Ou seja, a usinagem está presente na produção de vários materiais que fazem parte do seu cotidiano e por isso, são de extrema importância.

É muito importante também incorporar a tecnologia nos variados processos produtivos, seja na indústria ou fora dela, com objetivo de obter o melhor produto para uso pessoal e também para disponibilizar ao cliente.

Aparelhos metálicos e sua importância

Diante da produção de materiais metálicos, vale a pena destacar alguns tipos. Dentre eles, podemos citar a abraçadeira metálica.

Esse tipo de material também é conhecido como uma ferragem, que atua em conjunto com as cordas e cabos.

O uso dessa peça é bastante útil e versátil, podendo ser utilizada em diversos tipos de serviço, inclusive na construção civil e em outros departamentos industriais.

Sua função principal é realizar a amarração da mangueira e também fixar peças, como, tubos de forma segura.

Esse tubo precisa ser instalado de forma correta, para que sua posição seja segura. Dentro do ambiente industrial, as abraçadeiras ajudam a organizar as mais variadas instalações.

Além disso, no ambiente residencial, essa abraçadeira também pode ser utilizada na instalação de cabos, podendo ser produzida em vários materiais, por exemplo, em aço-carbono.

No caso desse tipo de abraçadeira, ela é utilizada em instalações que são utilizarão ou receber uma instalação elétrica e o aço-carbono é utilizado por garantir uma manutenção mais facilitada e com maior assertividade.

Outro material bastante interessante refere-se aos brises metálicos. O brise é um material indicado tanto para o uso interno como externo, sendo conhecido como um material arquitetônico, que é utilizado para evitar que o sol e sua radiação incida diretamente dentro de um edifício.

Isso geraria um calor excessivo e mal estar nos moradores. Existem vários tipos de brises, desde os de madeira até os metálicos.

Esse material está disponível em vários formatos, podendo ser liso ou perfurado, a depender do tipo de projeto e suas requisições. Além disso, sua espessura e acabamento podem ser modificados.

Ainda sobre elementos que utilizam o metal e podem ser confeccionados em centros de usinagem podemos citar a chapa xadrez aço.

Diversas chapas podem ser confeccionadas nesse processo e direcionadas a outros segmentos da indústria além da variação de setores.

Esse tipo de chapa, especificamente, é bastante resistente e é muito utilizada em setores externos, em que ocorre uma grande circulação de pessoas. Pode ser vista tanto em segmentos da construção civil como instalada em passarelas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *