Peças estruturaisProcedimentos

Parafusos: conheça os modelos para diversos tipos de uso

Montar estruturas industriais não é uma tarefa fácil, são necessários meses de projeto e uma grande operação logística, para levantar toda a estrutura desses lugares.

Além de mão de obra especializada, uma parte importante na construção de um galpão são as ferramentas e as peças necessárias para execução da obra.

Algumas peças são bem conhecidas, como os parafusos e roscas, outras no entanto nos parece uma grande novidade, caso do fuso trapezoidal.

Os parafusos trapezoidais são utilizados em praticamente todos os processos e aplicações industriais.

Eles possuem uma rosca trapezoidal isósceles, motivo pelo qual se torna um componente utilizado na maioria das estruturas padrões.

Projetado para auxiliar na realização de movimentos rotativos e de auto travamento, se tornou extremamente necessário tanto para a fricção, quanto para a lubrificação de material que está na superfície roscada, sendo essa uma de suas atuações.

É um elemento totalmente necessário na montagem de peças com porca ou nozes, o que depende também do projeto e das necessidades de cada cliente.

Outro parafuso pouco conhecido é o fuso de esferas. Atua mecanicamente fazendo o movimento de linear causando pouco atrito, essa peça é feita de um eixo com rosca, que proporciona uma pista helicoidal para as esferas deslizarem.

São também capazes de aplicar ou suportar altas cargas axiais e um de seus principais benefícios, é promover esse movimento linear para altas cargas, com o menor atrito possível e precisão.

O conjunto da esfera, atua como uma porca e em contraste com os fusos convencionais, esses modelos acabam sendo bastante volumosos, devido a necessidade de ter um mecanismo para recircular as esferas.

Para a construção de uma planta fabril, também é muito importante o uso de maquinário e ferramentas próprias para a execução do projeto. Essas ferramentas são feitas através de uma ferro quadrado, com preço que varia de acordo com o fornecedor.

São produzidas pelo processo de laminação, também conhecido como calandragem, onde se reduz a espessura de um material, comprimindo-o entre dois ou mais cilindros giratórios.

São utilizadas para forjar ferramentas, fabricar estruturas, em aplicações agrícolas, serralherias e indústrias automobilísticas, atendendo a diversas e mais variadas finalidades.

Vale lembrar que essas ferramentas podem ser utilizadas em diferentes tipos de indústrias, como em empresas de torno cnc industrial.

Quais os tipos de parafuso e os modelos mais comuns?

Ao longo da história, o parafuso se tornou a solução para diversos problemas, mas também gerava outros, pela sua falta de padronização.

Utilizando uma barra de ferro, a indústria desenvolvia seus parafusos, tornando impossível seu uso em outras localidades ou situações. Para acabar com esse tipo de problemas, foram criados alguns padrões que garantem o intercâmbio das peças.

Estes padrões garantiram a produção e o consumo em escala industrial dos parafusos. Conheça agora, alguns dos modelos mais comuns de parafuso usados na industria:

  • Parafuso sem porca: são utilizados onde não há espaço para acomodar a porca;
  • Parafuso com porca: conhecido também como passante, ele utiliza uma porca e arruelas para a sua fixação correta;
  • Parafuso de chamada: serve para ajustar o objeto na mira do orifício;
  • Parafuso de pressão: utilizado para apertar uma peça ou objeto contra outro com força considerável;
  • Parafuso prisioneiro: utilizado quando há a necessidade de montar e desmontar os parafusos sem porca com intervalos frequentes;
  • Parafuso Allen: possui um furo hexagonal de aperto para a utilização da chave Allen, são fabricados em aço de alta resistência e submetido a um tratamento térmico;
  • Parafuso auto-atarrachante: é fabricado em aço temperado e eliminando a necessidade do furo roscado ou de porca, possui uma rosca de passo largo em um corpo cônico.

Existem uma infinidade de peças para realizar a montagem

São necessários diversos equipamentos e peças para construir uma máquina industrial, desde um mancal de rolamento, até as chapas de ferro que compõem sua carenagem.

Fato é que o projeto deve ser seguido a risca, respeitando todas as suas especificações, para que nenhuma peça seja desperdiçada ou haja sobrecarga sobre ela, durante o funcionamento do equipamento.

Busque mão de obra especializada, para a montagem do equipamento que use ferramental adequado para executar tal tarefa. Utilize sempre o material especificado na construção.

Cada engrenagem e parafuso deve ser conferido e atender as especificações do projeto, seguindo esses passos, é possível construir os equipamentos necessários para execução da tarefa desejada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *