AutomaçãoIndústriaManutenção

Os processos de automação e manutenção industrial

O principal objetivo da manutenção industrial é criar mecanismos tecnológicos que sejam capazes de produzir produtos melhores, com menor custo. A partir disso, são introduzidos sistemas diversos, além de equipamentos e máquinas de alto desempenho.

O avanço tecnológico permitiu o desenvolvimento de uma série de ferramentas, aparelhos e sistemas eletrônicos que facilitam os processos de produção, bem como minimizam a ocorrência de falhas, em especial, os problemas causados por erros humanos.

Sendo assim, a indústria apropriou-se amplamente das tecnologias disponíveis, como forma de melhorar os seus produtos e, ao mesmo tempo, racionalizar gastos e aumentar a produtividade.

Os principais objetivos e sistemas da automação industrial

Além de aumentar a produtividade das indústrias, por um custo menor, a automação visa também a outros objetivos, como por exemplo:

  • Melhorar as condições de trabalho no local;
  • Diminuir os riscos de trabalho;
  • Realizar operações que seriam impossíveis manualmente;
  • Simplificar ajustes e procedimentos de manutenção.

Por esse motivo, existem diversos maquinários que atuam na automação de indústrias, como é o caso da ponte rolante, que é um equipamento utilizado no transporte e elevação de cargas das instalações industriais.

A máquina normalmente fica suspensa e dentro de uma edificação, sendo responsável pelo deslocamento de cargas e materiais no sentido vertical, transversal e longitudinal.

As pontes rolantes são muito semelhantes aos pórticos, que também são aplicados em trabalhos de movimentação e transporte.

Outro equipamento que auxilia na logística da indústria e atua na automação é a plataforma elevatória, que é uma estrutura especialmente desenvolvida para permitir a acessibilidade em trabalhos em altura.

Ela oferece uma grande segurança aos trabalhadores e, por esse motivo, tornou-se essencial nas operações industriais, bem como na construção civil.

Além desses equipamentos que facilitam as operações manuais, destacam-se as máquinas automatizadas e eletrônicas, que também são parte da automação.

Entre elas, o sistema supervisório ocupa relevância, pois ele tem como principal objetivo monitorar e supervisionar as variáveis e os dispositivos dos sistemas de controle das indústrias.

Sendo assim, o sistema de supervisão é conectado a outros sistemas, por meio de servidores e drivers de comunicação.

O sistema de supervisão pode controlar a produção de manufaturas, processos contínuos, bateladas, elétricos, de automação residencial e predial, bem como demais operações, como o serviço de usinagem pesada, saneamento e tratamento de água, esgoto e transporte.

Além disso, ele também é capaz de implementar interfaces de sistemas de internet das coisas (IdC/IoT).

Dessa forma, o sistema de supervisão torna o trabalho nas indústrias e em outros ramos mais seguro, ágil e eficiente, com poucos erros e falhas. Todos os produtos desenvolvidos também saem com melhor qualidade, o que representa uma vantagem competitiva para o mercado industrial.

Vale ressaltar que o sistema de supervisão tem base para outros sistemas, funcionando de maneira integrada com diversos outros equipamentos de automação das indústrias.

Manutenção industrial com equipamentos tecnológicos

Além dos serviços de automação, para aumentar a produtividade, qualidade e reduzir custos, as máquinas, equipamentos e sistemas tecnológicos também são responsáveis por dinamizar os procedimentos de manutenção industrial.

Isso quer dizer que os consertos, reformas e revisões de maquinários podem ser feitos com maior efetividade e segurança.

Os painéis elétricos, por exemplo, contam com um inversor de frequencia, que realiza a conversão da corrente elétrica e, dessa forma, torna os erros dos equipamentos elétricos menores, já que a eletricidade usada na alimentação é a correta.

Assim, evita-se a necessidade de troca de componentes eletrônicos, bem como máquinas inteiras.

Com a tecnologia empregada a favor da manutenção de equipamentos e máquinas, os processos também tornam-se mais baratos, uma vez que é possível realizar a revisão com maior cuidado e detalhamento.

Isto é, a tecnologia é capaz de prever com exatidão os desgastes das peças, sendo possível fazer a troca antes que o problema ocorra e a produção pare (ou seja necessário trocar todo o equipamento ou adquirir um novo).

Finalmente, a tecnologia permitiu o desenvolvimento de máquinas e equipamentos cada vez mais resistentes e duráveis, sendo mais fácil o controle de todos os processos.

Dessa forma, não há como ignorar a presença e o crescimento da tecnologia no setor de mercado industrial, sendo possível verificar todos os benefícios e vantagens que trouxe para os processos de produção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *