Equipamentos essenciais para segurança do trabalho

O estímulo à cultura de segurança do trabalho é bastante valorizado nos dias de hoje e é cada vez mais discutido por diversas empresas e seus colaboradores.

Essa é uma prática que é valorizada principalmente por priorizar a vida do colaborador, o bem mais precioso de todos.

Investir em segurança é prevenir e economizar

A valorização sobre práticas de segurança do trabalho vem aumentando cada dia mais. Além disso, é obrigatório que exista profissionais atuantes na área da segurança em todas as empresas privadas e públicas, isso é um avanço já que os índices de acidentes de trabalho são muito altos.

Para entender a dimensão da importância de tais práticas preventivas, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) estimou que, por dia, cerca de 5 mil pessoas morrem em acidentes ocorridos no ambiente de trabalho no mundo todo.

Encarar essas práticas de segurança como um investimento e valorização do trabalhador ultrapassa a prevenção de acidentes, também contribui para um ambiente de trabalho mais humano, leve, onde quem recebe tal valorização compreende isso e se sente motivado, consequentemente produzindo mais, o que proporciona uma relação muito melhor entre empregadores e empregados.

Um funcionário que percebe essa preocupação da empresa em relação a ele se sente mais seguro, passa a ter mais confiança e respeito com o ambiente de trabalho, resultando em serviços com mais produtividade e qualidade.

Uma simples prioridade que leva a economia de gastos com acidentes como o transporte do acidentado, o afastamento por causa de doenças ocupacionais, sendo que nos primeiros quinze dias a empresa que arca com esse afastamento, além da necessidade de substituir a mão de obra, sendo temporária ou permanente, haverá gastos.

Em caso de acidentes com maquinários, é provável que seja danificado algum produto ou a própria máquina, o que acarreta mais prejuízos.

Avanços e facilidades na operação de pontes rolantes

Pontes rolantes realizam complexos projetos graças a maquinários com alta tecnologia e modernidade. A possibilidade de projetar pontes rolantes em pequenos e grandes vãos é um grande diferencial, levando em consideração os espaços que as empresas possuem.

A ponte rolante possibilita total aproveitamento de área útil, facilitando a mobilidade de cargas muito pesadas.

As pontes rolantes são equipadas com motores de rotor cilíndrico que produzem pouco ruído e proporcionam uma suave mobilidade no transporte da carga, garantindo o mínimo de balanço.

Outra vantagem desse motor é que ele não prejudica a saúde auditiva do operador da ponte rolante, respeitando normas importantes de segurança do trabalho.

São utilizadas pontes rolantes pelo mundo todo com a finalidade de movimentar contentores ou outros materiais para distintos locais em armazéns, pátios de trens e portos.

É notável que a Ponte rolante preço variável é sinônimo de inteligência, eficiência e produtividade, existindo diversos modelos:

  • Ponte rolante comum;
  • Ponte rolante leve;
  • Ponte rolante empilhadeira;
  • Entre outros.

Com relação ao primeiro tópico, a ponte rolante comum, é um equipamento que necessita de um espaço fixo pré-determinado, ótimo para movimentação de materiais com uma capacidade de carga variável.

Já o segundo tópico, a ponte rolante leve, apresenta uma capacidade um pouco menor, variando de 120 kg a 1,5 toneladas. Os componentes de sua estrutura são parafusados, eliminando a necessidade de solda em sua operação.

E, por fim, no que diz respeito ao terceiro tópico, a ponte rolante empilhadeira, tem como foco o transporte de material paletizado e também muito utilizado em transporte e movimentação de materiais cilíndricos, moldes e fardos de alta pesagem

Controlar a velocidade e direção das pontes rolantes é um fator importante para prevenir colisões e danos, quer seja no próprio equipamento ou nos materiais que estão sendo mobilizados.

Geralmente, os operadores ficam parados em uma área sobre o guindaste ou no chão com um controle remoto suspenso.

Esteja ele onde estiver, a precisão na manipulação do controle remoto é essencial para determinar sua posição e velocidade.

Devido aos sensores instalados na ponte rolante é possível ter essa precisão, pois ele detecta a distância e a posição a partir de um ponto de referência. O guindaste, também conhecido como grua, é um equipamento indispensável para uma obra bem estruturada.

Além de elevar e movimentar cargas e materiais pesados, os guindastes se destacam pelo emprego de peças pré-montadas de grande porte, facilitando a montagem e desmontagem do equipamento, ocupando menos espaço no canteiro de obras, e trazendo mais agilidade no prazo de execução das obras.

Outros métodos de transporte no setor industrial

Esteira transportadora auxilia na movimentação de matérias-primas, produtos prontos ou insumos. O uso desse equipamento é amplamente difundido no setor industrial, devido à eficiência e à praticidade que sua instalação proporciona.

Constituída em polias que movimentam uma superfície em que são transportados diferentes tipos de materiais ou objetos, a esteira transportadora movimenta itens de uma extremidade até a outra, encurtando a distância e economizando tempo.

Além da esteira industrial, também são utilizadas esteiras para mineração, que carregam o minério extraído para manuseio, e na construção civil a esteira é usada para o transporte dos materiais necessários até a construção, como brita, areia e cimento.

Resumindo, isso significa que cada utensílio citado aqui é essencial para a promoção e manutenção da segurança do trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *