A importância dos equipamentos elétricos na indústria
A evolução tecnológica permitiu o avanço de muitos setores econômicos, incluindo os comércios, lojas, centros de distribuição e, em especial, as indústrias. Com esse avanço, vários processos industriais tornaram-se mais dinâmicos, rápidos, práticos e eficientes, com a ajuda de componentes de precisão, como é o caso da ponte kelvin.
Também conhecida como ponte de Thomson, esse instrumento tem como principal função servir como um medidor de energia trifásico, ou seja, é usado para determinar resistências elétricas em números muito reduzidos (abaixo de 1 ohm, por exemplo).
Além disso, a ponte kelvin também é desenvolvida para medir resistências terminais, sendo, portanto, um equipamentos muito importante na indústria.
Claro que, além da ponte kelvin, há muitos outros instrumentos de medida, aplicados em fontes de energia, quadros de distribuição e painel eletrico.
Para cada um desses equipamentos, é possível encontrar um medidor específico, que irá contribuir para a avaliação energética e, assim, atuar na automação da indústria.
A relação entre a ponte kelvin e a montagem de placas SMD
Alguns processos industriais são totalmente automatizados, quer dizer, são feitos por máquinas e equipamentos específicos, eliminando significativamente as chances de erros ou falhas.
É o caso da montagem de placas SMD, procedimento efetuado diretamente na superfície de circuitos impressos (PCI), para melhor aproveitamento das duas faces da placa.
Para isso, utilizam-se também a ponte kelvin, como instrumento de precisão das resistências, com o intuito de melhorar a performance da montagem de placas SMD. Outros elementos também são aplicados, como forma de realizar um processo completo e eficiente.
Nas etapas de montagem de placas SMD, em conjunto com a verificação pela ponte kelvin, encontram-se:
- A solda paste;
- O Pick Place;
- A Cozedura Baking;
- A união dos componentes.
Os sistemas elétricos típicos da indústria
Instrumentos como a ponte kelvin e outros utilizados na montagem de placas SMD são apenas alguns entre os tantos componentes utilizados na indústria.
No entanto, qualquer segmento de produção industrial conta com alguns sistemas típicos, principalmente, os integrados às fontes de energia.
O quadro de distribuição e o painel eletrico, por exemplo, são os mais relevantes nesse aspecto. Esses sistemas são responsáveis por toda a alimentação energética de máquinas e equipamentos, sendo vitais para o funcionamento da indústria.
Normalmente, o setor também conta com a presença de geradores de energia, que mantém a fonte energética, em casos de problemas com a distribuição de eletricidade pela concessionária.
Vale ressaltar que independentemente do tamanho da indústria, todas as fontes de energia devem passar por procedimentos de verificação, compreendendo o uso da ponte kelvin e outros instrumentos medidores.
Isso evita a ocorrência de acidentes, que podem causar perdas materiais e, até mesmo, problemas com os trabalhadores da indústria.
Os quadros de energia e o painel eletrico contam com alimentadores, que são compostos por cabos elétricos. No caso das indústrias, prefere-se instalar esses componentes de forma subterrânea, para não restringir a movimentação de máquinas, equipamentos e outros aparelhos.
Em todos os sistemas típicos da indústria, como as fontes de energia, quadro de distribuição e o painel eletrico, devem, além de passarem pela verificação com ponte kelvin e outros medidores, estar automatizados.
Isso é de extrema importância, uma vez que o uso de tecnologia de ponta e avançada minimiza erros humanos e acidentes, conforme citado anteriormente.
Portanto, a automação industrial colabora em muitos fatores, mas em grande parte, com a segurança e proteção de toda a indústria.
A importância da automação industrial e o uso dos equipamentos elétricos
Mais do que facilitar a montagem de placas SMD, bem como oferecer alta precisão de medida com a ponte kelvin, e a segurança de todos os colaboradores e do próprio setor industrial, os equipamentos elétricos e automatizados na indústria são importantes para o controle de custos em todos os processos.
Em primeiro lugar, a redução de erros faz com que seja possível evitar gastos desnecessários, que, em muitos casos, podem causar perdas de materiais e de trabalho.
Por esse motivo, é cada vez mais comum que toda indústria conte com instrumentos específicos para a montagem de placas SMD, e de medição, como a ponte kelvin.
Com os instrumentos e equipamentos elétricos, a indústria também pode aumentar a sua produção e, dessa forma, atuar com mais destaque no mercado. Ou seja, é uma forma de gerar competitividade no setor e, com isso, contribuir com a economia.