Entenda os principais serviços de soldagem industrial
A soldagem é um processo de fabricação que permite a unificação de duas peças distintas, normalmente metálicas. A união ocorre com caráter permanente, baseada na ação das forças em escala atômica. O serviço de solda é feito por meio do derretimento de metais, com acréscimo de um material de enchimento.
Na soldagem industrial, o material de enchimento deve ter um ponto de fusão menor do que a peça a ser soldada. Quando o material fundido esfria, tem-se uma peça única e rígida.
Entretanto, os tipo de solda evoluíram, com técnicas mais adequadas para a junção dos materiais, dependendo da finalidade da montagem das peças.
Geralmente, a soldagem é feita após outros serviços para a fabricação de peças metálicas, como o torneamento ou serviços de calandragem de chapas, por exemplo.
A calandragem consiste em um processo de fabricação em que chapas metálicas, quase sempre em aço ou alumínio, passam por calandras e formam peças para tubulações, silos e ciclones.
Para isso, a calandra possui cilindros que giram em velocidades diferentes para formar lâminas ou filmes metálicos.
Já o serviço de usinagem de torneamento de peças é feito para a fabricação de peças cilíndricas, sendo que a ferramenta cortante desenvolve um movimento linear, enquanto a peça gira em seu próprio eixo.
O centro de torneamento CNC também costuma ser capaz de realizar fresamento e furação para a confecção de peças.
Vale a pena ressaltar a importância do uso de uma mascara de solda, para a proteção dos olhos, face e pescoço durante os processos de soldagem.
Tipos de solda
Os tipos de solda mais utilizados na indústria atualmente são:
- Soldagem a arco manual;
- Soldagem a arco com arame tubular;
- As soldagens MIG e TIG;
- A soldagem tipo oxigás;
- Soldagem com eletrodo revestido.
Soldagem a arco manual
É o método mais antigo, ainda aplicado nas siderúrgicas, indústrias automobilísticas de mineração e metalúrgicas.
São utilizados o aço e o aço inoxidável para a solda, com capacidade para unir diversos tipos de materiais e maior eficiência para peças em aço.
Soldagem a arco com arame tubular
Um processo de solda rápido, que também é bastante comum e aplicado nas indústrias de diversos segmentos. A soldagem de peças em grandes quantidades costuma ser feita com esse tipo de solda, com aplicabilidade em uma grande variedade de ligas de aço e metais.
Soldagem MIG
Um dos tipos mais utilizados atualmente, a soldagem MIG é semiautomática, aplicada geralmente em oficinas de fabricação e manufatura automotiva, dentre outros tipos de negócios.
Ela é uma solda rápida, com maquina de solda de fácil manuseio, que aceita bem a soldagem de aço, aço inoxidável, alumínio e outros materiais.
Soldagem TIG
Trata-se do processo de solda de mais difícil operação, que demanda mão de obra especializada e experiente.
Pode ser aplicada em qualquer tipo de metal, sendo comum para demandas que exigem alta qualidade. Também é utilizada para a união de metais considerados exóticos, como o titânio.
Soldagem oxigás
Esse tipo de soldagem utiliza energia para produzir calor e fundir o material de base. A união é feita pela fusão das partes, geralmente em ferro fundido, aço galvanizado, chumbo, latão, alumínio, bronze e ligas de zinco.
Soldagem com eletrodo revestido
Bastante versátil, esse tipo de solda é indicado principalmente para aços. É feito com a mistura dos ingredientes para revestimento, que são triturados, dosados e misturados.
A massa homogênea é utilizada para a solda, permitindo o contato elétrico.
Diferenças entre transformador e inversor de solda
A principal diferença entre um transformador e uma máquina inversora de solda é que o primeiro equipamento é muito mais robusto, enquanto o segundo é compacto e fácil de carregar e transportar.
Os transformadores de solda são empregados em metalúrgicas, serralherias e oficinas, pois têm capacidade para lidar com materiais resistentes. Já as inversoras de solda se destacam por facilitarem os processos de manutenção nos locais em que seria difícil chegar com um transformador.
A inversora de solda pode, portanto, ser utilizada em reparos de serralheria que exigem equipamentos leves, acessíveis e fáceis de operar, que podem ser levados para qualquer lugar.
Além de utilizar os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), é importante que os operadores estejam treinados para as atividades envolvendo a solda, com conhecimentos técnicos para evitar a ocorrência de acidentes ou perdas.