As principais funções dos medidores de umidade

Graças ao avanços da tecnologia relacionada à automação comercial, indústrias dispõem de cada vez mais aparatos automáticos para auxiliar em seus processos de produção.

Isso se aplica inclusive aos instrumentos de medição: eles estão cada vez mais avançados, permitindo um controle mais rígido das condições às quais as matérias-primas e produtos acabados estão submetidos.

Os medidores de umidade também fazem deste rol de itens. Por mais que ele ainda seja relativamente desconhecido em relação a outros aparatos, ele também tem sua importância nas linhas de produção. Aprenda mais a respeito dele a seguir:

O que é um medidor de umidade?

Como o seu próprio nome diz, trata-se de um aparato que mede a umidade do local onde está inserido. Versátil, ele pode ser usado em locais como:

  • Cozinhas profissionais;

  • Indústrias;

  • Depósitos;

  • Farmácias.

Como será visto mais adiante, é importante ter em mente que um medidor de umidade do solo não tem as de um aparato usado em uma cozinha industrial. Ainda assim, eles têm a mesma função.

Para que serve um medidor de umidade?

Além da temperatura e das condições de armazenamento, a taxa de umidade de um espaço é uma variável de peso para contribuir ou prejudicar a durabilidade de uma certa matéria-prima.

Assim, para garantir que as mercadorias mantenham um padrão de qualidade elevado, é preciso manter esta taxa sob controle.

Com um medidor de umidade do ar, isso fica muito mais simples: basta conferir periodicamente o que diz o mostrador para verificar se a taxa de umidade está dentro do ideal, nem muito alta nem muito baixa.

Caso ela saia do intervalo indicado, é possível tomar algumas medidas para garantir que ela fique sob controle.

Além disso, quem prefere uma solução mais completa pode investir em um medidor de umidade e temperatura.

Como o próprio nome diz, trata-se de um aferidor de umidade que também conta com um termômetro, permitindo que ambas as variáveis sejam controladas ao mesmo tempo.

Quais modelos de medidores existem?

Por mais que haja modelos de medidores projetados para as mais diversas finalidades, eles podem ser divididos em apenas duas famílias: digitais e analógicos.

Além disso, eles podem tanto ser portáteis quanto fixos em uma superfície, conforme as necessidades dos usuários. Aprenda mais a respeito deles a seguir:

Medidor digital

Como o próprio nome diz, este modelo de medidor tem o diferencial de contar com um monitor digital. Assim, basta uma rápida observação dele para descobrir qual é o nível de umidade no ambiente ou recipiente em questão.

Versátil, ele pode ser usado como medidor de umidade de grãos, para ser usado em depósitos deste material, quanto como mensurador para ambientes inteiros, como indústrias e cozinhas profissionais.

Medidor analógico

Por mais que um medidor analógico possa mensurar a taxa de umidade de um ambiente ou recipiente com tanta eficiência e confiabilidade quanto um modelo digital, ele tem uma distinção que tem que ser considerada: seu leitor se assemelha a um relógio.

Assim, a aferição tende a demandar uma observação mais criteriosa do mostrador, além de a possibilidade de erro ser maior.

Medidor portátil

Graças ao avanço da tecnologia, os instrumentos de aferição estão cada vez menores e mais leves, facilitando seu uso e transporte.

Os medidores de umidade não são exceção: Há modelos que se assemelham a controles remotos, e podem ser levados de um lugar ao outro.

Medidor de parede

Contudo, quando o objetivo é medir a taxa de umidade de um ambiente, contar com um modelo portátil pode não ser interessante: é melhor investir em um aparato que fique fixo na parede.

É o caso, por exemplo, do medidor de umidade para chocadeira, de restaurantes e para ambientes fabris.

Quais as vantagens de usar um medidor de umidade?

Com os consumidores cada vez mais exigentes, é essencial que os fornecedores de produtos e os prestadores de serviços façam tudo o que estiver a seu alcance para garantir que a sua qualidade seja alta.

Os aferidores de umidade são excelentes para tal: assim que a taxa estiver em um nível fora do ideal, é possível tomar medidas para resolver a questão.

Além disso, os órgãos públicos responsáveis pela fiscalização da qualidade de produtos e serviços oferecidos ao consumidor estão cada vez mais eficientes em seu papel.

Assim, qualquer sinal de que uma empresa não cumpre os requisitos básicos de qualidade podem fazer com que o proprietário sofra sanções. Novamente, os medidores evitam que isso aconteça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *