Entenda a função das engrenagens industriais

O ambiente industrial necessita de muitos tipos de materiais, funções e serviços para que ele possa continuar com sua grandiosidade e, principalmente, produções de todos os gêneros e ramificações.

Porém, hoje, iremos falar de um tipo de peça que é usada em todos os meios e áreas de fábricas a indústrias, que é a roda dentada, ou mais conhecida como engrenagem.  Esse objeto é cilíndrico e possui extremidade cortadas em formas de dentes.

Sua finalidade é compor sempre um sistema que possui movimentação, como máquinas e outros tipos de produtos, pois é ela quem ajuda a dar todo o movimento que o elemento necessita.

Porém, ela possui muitas outras ferramentas e serviços que a acompanham, pois sabemos que na indústria nada funciona sozinho, pois necessitam de uma coletividade de funcionamentos e serviços para que seja possível chegar ao objetivo.

Então aproveite este texto e saiba mais sobre como é o comportamento da engrenagem e todos os outros tipos de elementos que a acompanham. Leia o artigo e confira.

Acoplamento

Primeiramente, iremos falar sobre o acoplamento de engrenagemque é um conjunto mecânico que é usado na transmissão da rotação. Ou seja, é uma junção de elementos para o trabalho em conjunto.

Há três tipos, que é o de aço, o cubo metal com luva de poliamida e o cubo de metal com capa de nylon. Esses modelos de acoplamento são utilizados para unir eixos com desalinhamento radial, angular e axial.

Com esse acoplamento de engrenagem, é possível permitir um trabalho que pode ser feito tanto na horizontal quanto na vertical de um maquinário, fazendo com que o peso disso se reduza, trazendo também uma elevada transmissão de torque e uma ótima relação custo-benefício.

Porcas, parafusos e arruelas

Para que seja possível ter esse acoplamento perfeitamente estabilizado e aplicado, alguns elementos devem estar presentes como as porcas e parafusos, além das arruelas, para que seja possível a fixação perfeita.

Sabemos que a porca é um elemento de fixação, que é aplicado para que o parafuso – elemento cilíndrico, na maioria das vezes -, possa ser rosqueado com bastante facilidade e, claro, segurança estrutural.

Porém, há outros elementos que gostaríamos de falar, que é a arruela de pressão, que deve também estar presente nesse meio e falaremos agora o motivo. Ela também é empregada para fixar e proteger objetos, porém sua função é um pouco diferenciada. Elas podem:

  • Ajudar na distribuição de cargas;
  • Proporcionam tensão de fixação;
  • Cobrem furos superdimensionados;
  • Isolam;
  • Vedam;
  • Dão travamento;
  • Protegem as superfícies e passagens de correntes elétricas.

Enfim, a arruela de alumínio possui muitos modelos e ajuda no fortalecimento e na diminuição de danos que podem ocorrer em um eixo de rosca e toda a articulação que ele proporciona.

Lembrando, que seu uso e vida útil é muito avantajado, porém, se manuseada de forma errônea, pode começar a apresentar desgastes de uma forma muito rápida, assim como variações constantes e mudanças de ciclos no ambiente.

Então, lembre-se sempre de comprá-las em locais reconhecido e aplica-las da melhor forma possível nas engrenagens e no restante do maquinário em que todo esse grupo irá compor por inteiro.

Esfera

Outro elemento é a esfera de ferro, que é usada com engrenagens e também em outros setores, equipamentos e ferramentas industriais. Ela possui muitas utilidades, por isso tem muitos modelos, tamanhos e medidas.

Na usinagem, assim como em metalúrgicas, onde as engrenagens estão presentes elas podem trabalhar em todos os tipos de condições, principalmente, as mais difíceis e rigorosas, sem que percam sua eficiência.

Ela pode aumentar a potência das engrenagens, dos rolamentos e proporcionar uma vida útil muito maior em um equipamento, do que ele costumaria ter. Porém, deve ser procurada em lojas e fabricantes de confiança, para que ela seja realmente resistente.

Oring

Para finalizar, falaremos do anel oring, mais um aliado das engrenagens e tudo o que elas proporcionam. Ele é um elastômero que possui uma forma de aro e costuma ter o formado de uma roda.

Ele é usado para proteger materiais como flanges, gastes, engrenagens, êmbolos hidráulicos, tampas e outros tipos. Ou seja, ele é um tipo de vedador versátil e pode ser usado tanto em sistema hidráulicos quanto pneumáticos. Enfim, essas foram as funções das engrenagens e todos os elementos que trabalham com ela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *