Cuidados básicos ao utilizar os compressores
O compressor é muito usado em serviços de construção civil, áreas industriais, funilarias, pinturas e montagens em geral.
O equipamento pode ser definido como uma máquina de simples manuseio, pois possui a função de emitir ar comprimido, o liberando na quantia certa, sem que haja desperdícios.
No entanto, a ausência de cuidados por acarretar em maiores problemas, como a quebra de componentes, mau funcionamento do equipamento e, por último, a queima deste.
Neste caso, o proprietário terá que lidar com a manutenção e a escolha de peças para compressor de ar.
Em meio à correria do dia a dia, fica até difícil parar e ler o manual de uso do aparelho. Talvez seja por conta disso que algumas pessoas pecam no uso do compressor.
Para acabar, de uma vez por todas, com as dúvidas sobre como usar o equipamento, abaixo, veja os cuidados ao utilizar os compressores.
Local de instalação
O primeiro cuidado que deve ser tomado é logo durante a instalação de compressor de ar, principalmente no local onde o aparelho será alocado.
Ele precisará ficar em uma área coberta, com excelente ventilação, livre de umidade e isenta de poeira ou qualquer resíduo que possa existir no ar.
Cabe destacar que os compressores emitem barulho que pode chegar a 85dB. Portanto, o recomendado é que o profissional operador utilize protetores auriculares sempre que estiver usando o equipamento.
A temperatura máxima do ambiente recomendada é de 40°C.
Posicionamento ideal
Durante o uso, o recomendado é manter afastamento mínimo de 80 cm das paredes e demais superfícies pintadas.
Neste caso, será garantida uma boa ventilação para que o aparelho funcione corretamente.
Além disso, a área ocupada pelo aparelho deve ser 5 vezes maior que o próprio, nunca menos que isso.
Lembrando ainda que, futuramente, poderá haver a necessidade de mais equipamentos no mesmo local, por isso, o posicionamento presente no projeto de instalação de compressor é importantíssimo.
Locais onde o uso do compressor deve ser evitado:
- Parapeitos;
- Sacadas;
- Sótão;
- Lajes.
Em suma, deve-se evitar locais que coloquem a integridade do profissional em risco.
Conexão do compressor à rede de ar
A forma ideal de conectar um compressor parafuso schulz a uma rede de ar comprimido é por meio de uma mangueira de borracha.
Geralmente, os compressores de ar de parafuso já representam 10% do total de energia usado no setor industrial de todo o mundo.
Também pode ser usado um mangote flexível, para que a trepidação, choque elétrico e peso da tubulação não sejam transmitidos para o reservatório do ar, podendo causar dano físico ao próprio reservatório.
Qualidade do ar comprimido
Muitas pessoas pesquisam sobre compressor de ar como instalar, mas se esquecem de saber a qualidade do equipamento.
Para isso, é necessário se certificar que drenos ao longo da tubulação sejam instalados, bem como pré e pós-filtros especiais. Além disso, o uso de secador e refrigerador de ar também é uma boa escolha.
Isso vai evitar que o ar seja contaminado com impurezas, como pó, partículas de óleo e fragmentos de peças do compressor. Sendo assim, não será necessário gastar verba com peças de reposição de compressor a ar.
Amortecimento de vibração
O recomendado é que os compressores sejam alocados sobre amortecedores de vibração, conhecidos como pés de borracha.
Normalmente, as fabricantes não mandam com o produto, ou seja, eles precisam ser adquiridos por fora.
Os amortecedores evitam o desnível do compressor, o que evita a má lubrificação dos componentes internos.
Componentes elétricos
Conforme a NBR 5410, o proprietário precisa entrar em contato com um técnico em elétrica para realizar a manutenção do equipamento, bem como avaliar as condições da rede elétrica onde o compressor será plugado.
De todo modo, o recomendado é verificar a tensão do compressor e se coincide com o local onde ele será ligado.
Além do mais, os cabos de alimentação precisam estar bem dimensionados em vista a potência do motor, distância da fonte de eletricidade e tensão da rede.
Portanto, se o equipamento possui potência a partir de 2 CV, o ideal é que este seja instalado em uma chave magnética, para que a proteção seja garantida, mantendo a salvo os componentes internos e a integridade geral da máquina.
Cuidados aprovados
Depois de tomados os cuidados mencionados neste artigo, o uso do compressor de ar será seguro, prolongará a vida útil do aparelho e todos os trabalhos feitos com ele serão de extrema qualidade.