Conheça os segredos de ensaios e calibrações de equipamentos

A calibração de equipamentos, é um fator de grande importância para empresas de diversos segmentos, mas que, por algumas vezes, não é visto como fator muito importante.

Por que a calibração é tão importante?

Todo equipamento de medida de precisão, precisa ser calibrado depois de certo tempo de uso, se esse procedimento não ocorre, é possível que a empresa trabalhe com a utilização de máquinas imprecisas.

Interferindo no resultado de toda a sua produção. Em muitas situações, a perda da durabilidade da solda, pode resultar em grandes perdas.

Seja pela quebra do equipamento ou pelo tempo preciso até a execução de se concluir a manutenção, resultando na redução da grande eficiência no uso das peças soldadas e o prazo da rentabilidade.

O que torna necessário o ensaio, a fim de evitar esse mesmo tipo de problema. Nessa perspectiva, o ensaio de ultrassom em soldas é um processo realizado de forma não destrutiva.

No qual é obrigatório uma profunda análise do estado em que se encontra a solda. O resultado se expressa em soldagens com maior durabilidade, devido à capacidade de realizar manutenções nas soldas em caso de desgaste.

Este tipo de análise minuciosa da composição e do estado da solda, é empregado em todos os segmentos da indústria.

Além dessas necessidades, a calibração do aparelho é recomendada pelos especialistas, nas situações em que haja trocas de transdutores. Quando o aparelho for desligado por longos períodos ou mesmo se houver substituição de operadores.

O aparelho de solda que realiza esse mesmo trabalho, não exige grande tempo para realizar o mesmo pois, ao utilizar os equipamentos necessários, o serviço pode ser concluído com rapidez e sem qualquer perda em sua precisão.

Quais as tarefas mais importantes nesse tipo de processo industrial?

O controle de processos, é uma tarefa indispensável e de suma importância na indústria, pois é por meio desse serviço, que há a certeza da qualidade das operações.

Bem como a segurança em toda a fase do processo. Sendo necessário não deixar de citar que, apesar de ser uma fase que não apresenta risco de acidentes nocivos, é necessário tomar as medidas de prevenção.

Em certos tipos de equipamentos, por exemplo, os medidores de vazão, o controle do processamento trata-se de um processo, que garante o funcionamento respeitando as medidas padronizadas almejadas.

Nos medidores, a opção mais vantajosa de garantir o melhor funcionamento, é por meio da realização de calibração de medidores de vazão.

Os medidores de vazão são utilizados para medir a taxa de vazão de uma massa, gás ou líquido.

Como pode ser notado, a aplicação dos medidores está diretamente direcionada ao bom desempenho de uma operação como um todo. Segue uma lista de principais regras a serem seguidas em todo o processo:

  • Equipamentos novos e de qualidade;
  • Fabricantes confiáveis e reconhecidos;
  • Presença de aparelhos específicos no processo;
  • Profissionais da área experientes;
  • Segmentos de calibrações e ensaios;
  • Segurança em toda fase operacional.

Por esse motivo, a calibração é importante para manter o bom funcionamento e a segurança no manuseio das ferramentas. Ademais, a presença de um medidor de pressão, é indispensável no processo de calibração dos medidores.

As mais recentes necessidades, motivadas pelo progresso do crescimento dos requisitos sobre a qualidade e benefícios, resultou-se na aplicação desse tipo de tecnologia, no controle de produtos nas grandes e pequenas empresas.

Sendo de conhecimento geral, os ensaios não destrutivos tratam-se de métodos feitos na inspeção de equipamentos sem danificá-los, sendo trabalhados nas fases de fabricação e manutenção.

Os resultados que o procedimento oferece

O processo tem por objetivo detectar os variados tipos de variações internas. Os ensaios contribuem para a otimização dos serviços.

Além de reduzir custos, ser ecologicamente favorável, sendo um fator de competitividade para os ramos empresariais que utilizam.

A procura por ensaios destrutivos tem uma grande procura, sendo que os mesmos garantem ao fabricante a máxima qualidade dos seus produtos.

Dentre os diferenciais e benefícios dos ensaios mecânicos destrutivos, está o fato da empresa responsável, pelo serviço oferecer um diagnóstico preciso.

Estes para as indústrias do segmento exposto, sobre todos os esforços que os produtos finais já fabricados, ou que estão em pesquisa, irão sofrer, assim como os impactos na condição real.

Dessa forma, os empresários do setor da manutenção, construção civil, dentre outros, farão as modificações necessários para colocar o produto final no mercado financeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *