EquipamentosPeças

Confira mais sobre as correntes utilizadas no ramo industrial

No âmbito industrial, existem diferentes procedimentos, maquinas e equipamentos fundamentais durante o processo de produção de inúmeros objetos.

Poucos sabemos, mas as correntes e correias especiais fazem parte, mesmo que indiretamente, do cotidiano de todo mundo.

Isso porque elas ficam instaladas na parte interna de maquinários importantes da indústria, e tem papel necessário na transmissão de potência mecânica em inúmeras aplicações, como nas linhas de produção, por exemplo.

Este tipo de transmissão é composto por uma engrenagem para corrente, seguido de uma ou mais engrenagens movidas por um lance de corrente. Neste sentido, o sistema assegura rendimento de quase 99% em condições ideais de trabalho.

Com isso, é obtida uma relação de velocidade constante entre a engrenagem principal e as que estão movidas. Por essa razão, separamos tudo o que você precisa saber sobre as correntes usadas no ramo industrial. Continue com a leitura a partir dos seguintes tópicos deste artigo.

Quando a corrente é necessária

A corrente é usada quando existe a necessidade de transmitir força em locais de difícil acesso, ou quando há longas distâncias entre centros, condições abrasivas, dentre outras situações.

Com isso, o transporte de equipamentos, produtos e materiais é facilitado por conta da força aplicada por meio da engrenagem.

Por fim, o resultado é completamente satisfatório, pois inviabiliza o gasto de força humana, proporcionando mais comodidade para o setor.

Correntes de rolos

De acordo com a Norma Americana, este tipo de corrente é o mais usado no mundo todo. Em suma, a corrente de rolo é fabricada de acordo com as seguintes diretrizes: A.N.S.I. (American National Standard Institute), presente na normalização da I.S.O. (International Organization for Standardization) e, por fim, na normalização da A.B.N.T. (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

O modelo apresenta maior resistência frente às atividades comumente designadas a ele, proporcionando maior vida útil de transmissão. Ainda assim, estas correntes são fornecidas com até 14 carreiras diferentes.

Correntes para atividades pesadas

Este tipo de corrente é utilizado especialmente em transmissão de maquinário pesado. Geralmente, a corrente para trabalhos pesados é projetada para rodar nos seguintes equipamentos:

  • Escavadeiras;

  • Betoneiras;

  • Moinhos;

  • Secadores;

  • Britadores;

  • Máquinas pesadas em geral.

Assim sendo, por meio de uma correia dentada, os maquinários pesados içam cargas em baixa velocidade, com trancos, vibrações e presença de materiais abrasivos, assim como o desalinhamento de eixos.

Assim sendo, este modelo de correndo apresenta resistência e qualidade ideal para todo e qualquer tipo de trabalho extremamente pesado, garantindo mais autonomia e produtividade frente aos demais equipamentos.

Correntes para maquinário agrícola

As correntes que mostramos neste artigo, até então, foram projetadas e são construídas para substituir os equipamentos estampados e de ferro maleáveis utilizados há anos nos maquinários do ramo.

Em busca de aprimoramento técnico e tecnológico, algumas medidas foram exigidas no mercado, a fim de melhorar a produtividade do setor, enquanto fornece mais modernidade.

Estas correntes são fabricadas com os mesmos tipos de aço e com os componentes submetidos aos mesmos tratamentos térmicos das correias de rolo de precisão.

Por conta das principais características de construção, estas correntes prescindem de lubrificação no campo agrícola.  Além disso, esse tipo de correia é muito utilizado na máquina conhecida como transformador de corrente.

O transformador é usado para reproduzir a carga elétrica em outro equipamento. Ou seja, ele recebe energia em 220 V e transforma em 110 V, proporcionando a tensão elétrica adequada aos demais maquinários.

Correntes de passo longo

Este tipo de corrente é derivado das correntes com Normas Americanas, mencionadas no início do artigo. Elas são diferentes porque possuem rolo duplo, enquanto os pinos, buchas e rolos contam com a mesma dimensão da corrente convencional.

Encontram emprego pelo seu custo benefício, pois o modelo é mais econômico em transmissões com cargas e velocidades mais reduzidas no setor industrial.

No caso de utilização deste tipo de corrente em maquinários de médio porte, recomenda-se que a rotação da engrenagem menor seja mantida entre a velocidade mínima de 200 RPM e máxima de 500 RPM.

Além do mais, vale lembrar que elas são usadas para transportadores de cargas leves, seja com rolos normais ou rolos muito grandes, por meio da adaptação de adicionais de locomoção.

Por fim, além dos tipos acima referidos neste artigo, podem ser fabricadas outras correntes, com características específicas para determinadas necessidades no setor industrial.

Nestes casos, é sempre importante buscar por empresas que conheçam e entendem sobre o assunto. Dessa forma, o resultado será o melhor possível em cada aplicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *