A importância e benefícios do aço inox aos processos industriais

O aço é um dos tipos de metais mais utilizados na sociedade atual. Formado a partir da mistura do ferro com o carbono, o aço é um elemento bem resistente e símbolo de desenvolvimento da sociedade, pois são utilizados em diversos setores essenciais para as pessoas, com o transporte, obras públicas, serviços de telecomunicações e em produtos tecnológicos.

O aço é muito conhecido e aplicável em diversos setores da indústria, isso ocorre por ele ter boas propriedades mecânicas, alta resistência, durabilidade e versatilidade.

Assim, é importante conhecer a diversidade de aços disponíveis no mercado, bem como as suas funcionalidades e utilizações.

Aço inox

Os aços são produzidos em siderúrgicas por meio de processos industrializados. Dessa forma, há diversos tipos de aços disponíveis no mercado, com características variadas para conseguir atender a todas as demandas presentes na sociedade atual.

Uns dos modelos que vêm ganhando notoriedade é o aço inox, porque tem como principal característica evitar a oxidação, processo responsável pela corrosão e inutilização do material.

O aço inox é uma liga metálica comum e que conta com a adição de cromo, níquel e outros componentes químicos que reagem e interagem, criando uma barreira de resistência.

O cromo presente neste tipo de metal reage com oxigênio e forma uma camada, em termos técnicos chamada de camada passiva. Após formada, ela impede a interação com outros materiais e evita que a ferrugem ocorra.

Outra característica do aço inox é a sua superfície mais lisa, sendo um dos principais fatores, aliado a ausência de oxidação, que o faz ser mais utilizados em locais no qual a limpeza e higienização é essencial para o desenvolvimento das atividades.

Ou seja, é usado com frequência em cozinhas indústrias e domésticas, ou ainda em máquinas hospitalares e das indústrias alimentícia, biológica e farmacêutica.

Isso ocorre porque a superfície lisa impede a penetração de sujeiras e o processo de higienização é facilitado.

Fabricação de produtos

Presente em diversos setores da indústria e em produtos e equipamentos do cotidiano da população, o aço inox apresenta uma variedade de objetos, acessórios e máquinas.

Na produção de tubos, que são amplamente utilizados nas indústrias para o transporte de gases e fluídos líquidos, ele se torna ideal, pois são resistentes a materiais corrosivos e podem ser expostos a situações extremas de temperaturas.

Os tubos flexíveis de inox revolucionaram a produção dos tubos e mangueiras e seus modelos são aplicados em tubos de conexão em diversos locais como:

  • Indústrias química;
  • Mineradoras;
  • Petroquímicas;
  • Fábricas de papel e celulose;
  • Indústrias de alimentos.

Além disso, podem ser encontrados em empresas que precisam transporta produtos, inclusive sólidos em altas temperaturas.

Um dos principais benefícios é sua alta resistência a temperaturas, transportando materiais sólidos, líquidos e gasosos, além de serem flexíveis e absorverem as vibrações ao longo das conduções e transportes.

Outro modelo de tubo disponível no mercado e utilizado frequentemente é o tubo de inox 1 polegada, que segue as normas de medidas aplicadas aos tubos de categoria OD, ou normas de diâmetro nominal que inicia as medidas em uma polegada.

Aplicados em diversas industrias, esses modelos são mais finos, facilitando seu transporte, instalação e manutenção.

Continuando na linha dos tubos, há um outro produto construído de aço inox que é muito utilizado, principalmente em projetos de construção civil.

A barra de aço inox preço pode ser encontrada no mercado em diferentes dimensões, espessuras e formatos, há as barras redondas, quadradas e retangulares. Além da construção civil, este material é utilizado na produção de máquinas, equipamentos e móveis.

O aço inox agrega ao produto todas as características que já foram mencionadas sobre esse material e, dessa forma, os produtos tem alto valor estético, proporcionando um ambiente mais moderno e elegante. Também por isso, a barra de inox preço é aplicada ao desenvolvimento de móveis e demais objetos domésticos.

Presente também nos detalhes de objetos, o aço inox é utilizado em vários equipamentos e acessórios que estão presentes no cotidianos e, por vezes, são pouco lembrados, como as abraçadeiras que são usadas para proporcionar mais controle e segurança aos processos e estruturas.

As abraçadeira de aço inox são usadas para amarrações de cabo, de modo a facilitar o processo de organização em bicicletas e acessórios de cozinha, como na mangueira de conexão do gás.

Como elucidado, o aço inox é muito importante para o desenvolvimento da indústria e da sociedade de forma geral. Devido as suas características, eles são aplicados desde acessórios como as abraçadeiras inox até tubos e conexões. Assim, até para os detalhes os seus benefícios são solicitados e aplicados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *