Veja mais sobre o epóxi
Após o processo de industrialização, onde vários produtos químicos começaram a ser estudados para reprodução em larga escala, o epoxi não ficou de fora, sendo um material de aplicações múltiplas em diversos setores domésticos e industriais, mas presente, principalmente, na indústria química, da construção civil e pinturas.
Neste artigo iremos entender melhor a sua composição, aplicação, função e onde é dissuadido no mercado, com uma visão especial mais voltada para a aplicação em tintas.
O que é epoxi?
Uma resina epoxi (também conhecida como poliepóxido) é, basicamente, um plástico com a função de endurecer quando entrar em contato com algum agente catalisador.
Atualmente existe um número gigantesco de empresas especializadas em formular e criar produtos à base dessa resina, com características únicas dependendo da sua finalidade, dentro desses processos os agentes de cura (processo de endurecimento da resina) são:
- Poliaminoamidas;
- Aminas cicloalifáticas;
- Adutos de aminas;
- Polissulfetos;
- Poliamidas;
- Anidridos.
Podendo estar presente de forma única ou de forma casada para se obter a consistência final necessária.
Epoxi no mercado, um produto viável, barato e muito usado
Por ser tratar de um material com alta maleabilidade e possuir funções dinâmicas, é presente em várias esferas da indústria, vamos dar foco em 2 pontos cruciais da sua usabilidade.
Tinta epoxi
Quando vamos nos referir ao mercado de tintas podemos citar incontáveis fórmulas presentes nos mais variados tipos de tinta, o que difere a tinta epoxi é sua constituição química altamente resistente às intempéries comuns por onde é feita aplicação de tintas, tornando um material propício para uso interno ou externo, onde corra risco de chuva, pegar sol, etc.
Além disso esse material apresenta uma ótima aderência a diversos tipos de superfícies, deixando viável a sua aplicação em locais com maquinários pesados e alto fluxo de pessoas, além de facilidades de manutenção e limpeza.
Esse material pode ser aplicado em pisos, cerâmicas, madeiras não resinosas, estruturas metálicas e azulejos, fornecendo em qualquer uma dessas superfícies fácil aplicação e sem juntas.
Se você tem a intenção de usar esse produto, saiba que a tinta epóxi preço hoje em dia é acessível, sendo distribuída por fabricantes variados, mas fica a dica de se atentar na constituição daquela tinta e de onde ela será aplicada, em alguns casos pode existir um produto mais específico para a sua demanda.
Piso epóxi
A principal procura por esse material é por conta do seu resultado final, um acabamento brilhoso e único, recomendado para áreas amplas onde apresentam também um acabamento contínuo, e em alguns casos, dependendo do ambiente podem causar um efeito de “imersão”, dando uma sensação de que o ambiente é maior.
Uma outra vantagem de se optar por esse material é que o resultado final se torna um piso autonivelante, produzido através do casamento de um plástico termofixo endurecido e misturado com a resina epoxi.
Algo em que a procura tem aumentado muito nesse mercado é a aplicação de desenhos e até imagens, fornecendo ao cliente uma opção extra, luxuosa e elegante.
Aplicação do piso epóxi
Esse procedimento é dividido em 5 etapas para que seja aplicado da forma mais eficiente possível. Surgindo o interesse o piso epóxi preço pode ser consultado e normalmente vale o investimento quando comparado a outros produtos.
1. Preparação
Para a preparação da pintura é necessário que o piso seja revisto, necessitando de uma limpeza para identificar a presença de fissuras ou curvas indesejadas.
2. Tratamento de fissuras
Depois de identificadas as irregularidades é necessário realizar o tratamento do piso, retirando as juntas, fissuras e trincas. Caso o procedimento de aplicação seja feito pulando esse passo, o piso apresentará com o tempo as fissuras na própria tinta.
3. Primer
O Primer é um produto que garantirá que o piso esteja o mais liso possível para a aplicação, funcionando como um nivelador.
4. Polimento
O polimento se faz necessário para garantir a retirada completa de irregularidades e para que a pintura não se solte.
5. Aplicação
No último passo é a efetiva aplicação da tinta para se obter o resultado esperado.
Uma variação desse produto é o piso industrial epoxi, constituído de maior resistência a impactos, recomendado para garagens, armazéns e áreas de produção.
Após ler este artigo é possível entender o porque essa tinta é tão usual, mas fica a recomendação de sempre usar EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) ao manusear qualquer tipo de produto químico, as EPIs geralmente são: máscara de solventes orgânicos, máscara de pó, óculos de segurança e luvas.