Indústria

A indústria do aço e seus produtos

A usina siderúrgica é o local de criação do aço e do ferro gusa, por meio do aquecimento do minério de ferro bruto e outros materiais em gigantes caldeirões elétricos.

Nesses caldeirões, o minério de ferro é aquecido a partir da queima do coque metalúrgico, resultando em um produto líquido vermelho e bem quente, conhecido como ferro gusa.

Esse líquido é, então, enviado aos conversores para ser transformado em aço. Alguns materiais são adicionados nesse processo para, junto com o aço, tornarem-se o material desejado, pois existem diversos tipos de aço, e ferro, como o aço 8620.

Depois disso, o aço líquido é colocado em moldes para ser resfriado, adquirindo o formato de placas de forma contínua.

O processo de corte é realizado no momento em que a peça sai do equipamento, obtendo as dimensões padronizadas conforme os requisitos. O corte pode ser feito corte laser.

O aço é uma liga de ferro e carbono produzida por meio de minério de ferro, carvão e cal. A fabricação do aço envolve quatro etapas, sendo elas:

  1. preparação da carga;

  2. redução;

  3. refino;

  4. laminação.

Para obter a forma deseja, o corte laser aço inox é muito utilizado. O aço é aplicado em diversos produtos do nosso dia a dia, como automóveis, eletrodomésticos, embalagens, cabos elétricos, entre outros. Por isso, a indústria do aço é um setor extremamente importante para a economia.

Processo de usinagem

usinagem é designada como o processo de dar forma a uma determinada matéria-prima por meio de ferramentas ou máquinas.

Esse tipo de processo é comum em serviços mais simples, desde a cópia de uma chave, por exemplo, até serviços mais complexos, como a fabricação de peças para automóveis.

A usinagem permite que haja a produção, em série, de diversas peças, por um custo mais baixo. Além disso, é possível criar qualquer objeto a partir do bloco sólido de aço, por exemplo.

Diversas categorias de indústrias utilizam o processo de usinagem, sendo ela naval, eletrônica, de produção de eletrodomésticos, fábrica de tubos de aço, entre outras.

Galvanização

A galvanização é o processo em que o zinco é revestido por metais corrosivos. Na verdade, a galvanização ocorre quando os metais corrosivos, como o aço e o ferro, recebem o revestimento de um metal não corrosivo.

Para evitar a corrosão, o zinco é derretido e aplicado no metal. Quando ocorre a reação entre o zinco e o material revestido, ele passa a ser carbonato de zinco.

O zinco é um metal mais reativo do que o ferro e o aço. Dessa forma, o zinco galvanizado se corrói primeiro, protegendo o material que é feito de aço ou ferro.

Sendo assim, um material galvanizado é, basicamente, um material que está protegido das ações de agentes externos que possam causar ferrugens no decorrer do tempo.

A reação do zinco com o oxigênio, quando ele é exposto à atmosfera resulta no óxido de zinco, que reage com o dióxido de carbono formando o carbonato de zinco, que é bem resistente à corrosão.

Dessa forma, com o processo de galvanização, o ferro e o aço ficam mais protegidos da ação dos elementos agressores do meio ambiente.

Para que servem os tubos de aço?

A fábrica de tubo de aço movimenta a economia e o mercado, pois, faz parte de inúmeros objetos utilizados no dia a dia, e que compõem casas, escritórios, indústrias e outros estabelecimentos.

A possibilidade de poderem ser produzidos em tamanhos e formatos distintos, faz com que os tubos de aço possam constituir objetos diferentes, como mesas e cadeiras, assim como outros itens, como grades e portões, e ainda, peças para máquinas industriais e para automóveis.

Na indústria, os tubos estão presentes nos mais diversos segmentos, desde o seu processo de fabricação até mesmo na distribuição, ou ainda compondo maquinário e a estrutura geral do complexo industrial.  Dessa forma, os tubos de aço são fundamentais numa indústria.

Já no segmento da construção civil, os tubos de aço mais são muito usados servindo de base para as fundações. O aço fornece suporte e sustento às construções, sendo usado em alta demanda.

Quando há a mistura de carbono, que o torna mais resistente e flexível, a sua utilização aumenta ainda mais. Esses são só alguns exemplos da aplicabilidade do uso de aço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *