IndústriaProcedimentos

Processos de fundição em centros de usinagem

A fundição é um processo no qual o material liquefeito, como a Fundição de Latão, é despejado na cavidade de um molde especialmente projetado, até endurecer.

Após a solidificação, a peça de trabalho é removida da matriz para passar por vários tratamentos de acabamento ou para uso como produto final.

Os métodos são normalmente usados ​​para criar formas sólidas complexas e os produtos fundidos são encontrados em uma ampla gama de aplicações, tais como:

  • Componentes automotivos;
  • Peças aeroespaciais;
  • Eletrônicos;
  • Dispositivos mecânicos;
  • Suprimentos de construção.

Diferentes tipos de fundição

Embora a fundição seja uma das mais antigas técnicas de fabricação conhecidas, os avanços modernos na tecnologia levaram a uma gama de métodos especializados.

Processos de caldeiraria industrial, tais como fundição sob pressão, em gesso e em areia, proporcionam benefícios exclusivos de fabricação.

Comparar as vantagens e desvantagens dos tipos comuns de processos de fundição pode ajudar na seleção do método mais adequado para uma determinada produção.

Em areia

Depende de materiais à base de sílica, como areia sintética ou naturalmente ligada. Areia de fundição geralmente consiste de grãos esféricos finamente moídos que podem ser firmemente embalados juntos em uma superfície de moldagem lisa.

A em forno industrial é projetada para reduzir o potencial de rasgo, rachaduras ou outras falhas, permitindo um grau moderado de flexibilidade e encolhimento durante a fase de resfriamento do processo.

A areia também pode ser reforçada com a adição de argila, o que ajuda as partículas a se unirem mais. Muitos produtos automotivos, como blocos de motor e carcaças, são fabricados por meio de fundição em areia.

Apesar de seus benefícios, a em areia produz um grau de precisão menor do que os métodos alternativos e pode ser difícil lixar componentes fundidos com especificações predeterminadas de tamanho e peso.

Além disso, este processo tem uma tendência para fabricar produtos com um acabamento de superfície relativamente rugoso.

De investimento

Usa um padrão de cera descartável para cada peça fundida. A cera é injetada diretamente no molde ou pré-revestida com um material refratário líquido antes da injeção.

O material de formação fundido é então vertido no molde, deixado endurecer e colocado na forma do padrão de cera. O componente é então ejetado, enquanto o padrão de cera é derretido e disponibilizado para reutilização.

A fundição de investimento é frequentemente usada para fabricar peças para as indústrias aeroespacial e automotiva, bem como para as forças armadas.

Embora seja altamente preciso, a fundição de investimento geralmente é mais cara do que outras técnicas ​​e normalmente é apenas econômica quando não é possível usar fundição de areia ou gesso.

De gesso

A fundição de gesso é semelhante ao processo de fundição em areia, usando uma mistura de gesso, composta de reforço e água no lugar da areia.

O padrão de gesso é tipicamente revestido com um composto anti-adesivo para evitar que fique preso contra o molde, e o emplastro é capaz de preencher quaisquer espaços ao redor do molde.

Este processo tende a ser mais caro do que a maioria das operações de fundição em areia, e pode exigir substituições frequentes de material de moldagem em gesso.

Geralmente, é mais eficiente e econômico quando a qualidade do acabamento da superfície é um requisito importante.

Processo de fundição de metal

A fundição é um método de moldagem de materiais sob alta pressão — procedimento feito em centro de usinagem — e geralmente envolve metais não ferrosos e ligas, como zinco, estanho, cobre e alumínio.

O molde é revestido com lubrificante para ajudar a regular a temperatura da matriz e auxiliar na ejeção do componente.

O metal fundido, em Forno para fundição de alumínio, é então injetado na matriz sob alta pressão, que permanece contínua até que a peça de trabalho solidifique. Esta inserção pressurizada é rápida, evitando que qualquer segmento do material endureça antes de ser moldado.

Depois que o processo é concluído, o componente é retirado da matriz e qualquer material de sucata é removido.

Apesar de suas vantagens, a fundição tem custos de ferramentas relativamente altos — como o torno mecanico —, tornando-a mais econômica em produtos de alto volume.

Também pode ser difícil garantir as propriedades mecânicas de um componente fundido, o que significa que esses produtos geralmente não funcionam como peças estruturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *