Utensílios que aprimoram o trabalho industrial
O segmento industrial é muito amplo e repleto de ferramentas, máquinas, equipamentos, utensílios e detalhes importantes. Afinal, é esta área que nos auxilia diariamente, produzindo todas as peças importantes que precisamos.
Tendo em vista o tamanho da área industrial, é praticamente impossível conhecer todas as ferramentas, por isso esse artigo falará sobre alguns utensílios industriais. Acompanhe.
O relé de interface
O relé de interface também pode ser conhecido como relé acoplador ou auxiliar. Independentemente do nome, este item é muito usado em indústrias de automação ou que produzem painéis elétricos.
Sua utilidade é abrir ou fechar determinado circuito eletrônico ou eletromecânico, buscando sempre manter o isolamento elétrico entre o comando e o circuito.
Assim, os principais objetivos do relé são:
- Aumentar a insensibilidade à interferência;
- Estabelecer isolamento elétrico seguro entre saída e entrada;
- Fazer a substituição entre fontes de energia;
- Proteger um circuito de sobrecargas;
- Proteger circuitos de campos eletromagnéticos;
- Entre outros.
Dessa forma, o relé pode ser utilizado para a execução de várias tarefas e utensílios em máquinas produtivas, controle em sistemas de distribuição de energia, engenharia de processos, automação predial, etc.
A armazenagem cantilever
A armazenagem cantilever, também conhecida como sistema cantilever, é um modelo de estrutura de armazenamento comum, muto utilizado para ajudar na gestão de armazenagem das empresas.
Assim, esse sistema permite um armazenamento mais eficiente para itens compridos, tais como tubos de PVC, tábuas, barras de ferro, etc.
Esse sistema nada mais é do que um compilado de estante robusta e bastante resistente, mas com uma estrutura simples. Tais estantes são capazes de suportar grandes pesos e dimensões.
Portanto, esse sistema é muito usado em muitas empresas em indústrias, especialmente em galpões e estoques. Uma das vantagens mais interessantes do sistema cantilever é que ele pode ser bastante flexível e, portanto, descomplicado.
Não é necessário nenhum tipo de empilhadeira especial. As suas conexões e utensílios acontecem por meio de parafusos, encaixas e buchas metálicas, ou seja, nada de soldagem.
As vantagens de ser utilizar um sistema cantilever
A primeira vantagem, como já foi indicada, é a adaptabilidade. Isso porque o sistema pode ser adaptado de acordo com o layout do armazém onde está sendo instalado.
Portanto, caso seja necessário fazer alterações, toda a disposição do sistema pode ser reduzida ou ampliada de uma maneira prática e fácil. O intuito é fazer com que o estoque possa ser moldado de acordo com as dimensões, necessidades da empresa e o volume dos materiais.
Contudo, vale a pena saber que as alterações só podem ser realizadas após a avaliação de um engenheiro responsável, o qual irá procurar manter os limites de peso suportado.
Como consequência do que foi dito anteriormente, o sistema cantilever é capaz de otimizar intensamente o espaço, permitindo um aproveitamento máximo de todos os cantos e utensílios de um armazém, seja na vertical ou seja na horizontal. Isso faz com que objetos os quais têm muitas variações de comprimento possam ocupar espaços amplos.
Por último, o sistema cantilever possibilita uma produtividade ainda maior dentro dos estoques e galpões. Afinal, movimentar cargas pesadas, como ferramentas, irregulares e consistentes pode ser uma grande complicação.
Com esse sistema, o trabalho pode ser feito de um modo seguro e rápido, principalmente com a disposição de espaço oferecida pela montagem especial do sistema.
Além disso, o acesso aos objetos a serem buscados é mais simples, pois, diferentemente dos porta-pallets, o cantilever não faz uso de colunas em primeiro plano, permitindo um transporte fácil e maior alcance.
A retificadora plana
Uma retífica plana serve para retificar (tornar reto e alinhado) uma determinada superfície. A funcionalidade disso é garantir um acabamento adequado dentro de processos de usinagem. Esse trabalho é feito por uma peça da retificadora, o rebolo.
Este realiza uma ação abrasiva para aplainar o que for necessário.Geralmente, a utilização das retíficas está voltada para trabalhos envolvendo tornamento e fresamento de peças, visando um acabamento.
Assim, irregularidades sobre uma superfície, principalmente de componentes mecânicos e peças, são corrigidas (incluindo saliências e rugosidades).
É através do uso desse equipamentos que as indústrias conseguem obter medidas exatas e corrigir certas deformidades que as peças podem sofrer durante o trabalho.
A principal vantagem de se utilizar uma retífica plana está no fato de que este é o melhor equipamento existente até o momento para se conseguir medidas muito exatas em peças e componentes, bem como um acabamento fino, características essenciais para vários sistemas produtivos.
Este trabalho pode ser feito tanto para a recuperação de peças quanto para a fabricação delas. Com isso, as retificadoras para superfícies planas conseguem oferecer um ótimo custo-benefícios para as indústrias em geral.