Solda MIG: Que equipamento eu devo comprar?
A soldagem de estruturas metálicas é um processo largamente adotado, resultando fixação extremamente robusta, porém sem previsão de desmonte.
Menos custosa que as alternativas parafusada ou rebitada, caso feita com profissionalismo e destreza, resulta em acabamento limpo e elegante.
A remoção de uma solda é trabalhosa, e dificilmente as partes por separar são recuperadas ilesas, o que complica a restauração do conjunto pelo uso de uma nova soldagem.
Segurança
De fato, qualquer tipo de solda gera fagulhas superaquecidas, o que torna exigível o uso de epi de soldador, na verdade, EPIs.
O primeiro “alvo” do fagulhamento são as mãos: são estas que sustentam o soldador, a solda, e, às vezes, o componente ou conjunto em processo.
O “alvo” seguinte são os braços e/ou o tronco, seguidos do rosto, pernas e pés. Descritos na NR06, o kit epi soldador deve incluir:
- Luvas
- Avental
- Protetor facial
- Inclusive botas.
Outros EPIs exigíveis são descritas como: mangotes, perneiras, gorro ou touca, protetores auriculares e óculos de segurança (este complementando o protetor facial).
Caso se trate de solda elétrica ou a gás, é indicada a luva de raspa de couro ou equivalente. No caso de montagens eletrônicas, uma eventual explosão de resina de solda pode ser facilmente aparada com o uso de luvas de látex.
Aventais para solda elétrica ou a gás devem resistir à fervura do metal, que pode espirrar ainda em brasa. Isto significa proteção para os braços, tronco, ombros, pernas e joelhos.
No caso de produção de circuitos eletrônicos, um avental de tecido de algodão com mangas compridas e barra na altura dos joelhos (deve-se evitar tecidos sintéticos, como nylon ou poliéster, pois não toleram temperaturas acima de 200°C).
Principalmente no caso de soldagem elétrica, é essencial usar um protetor (escudo bloqueador de respingos aquecidos e radiações que possam ser prejudiciais à visão).
No caso de circuitos eletrônicos, componentes defeituosos chegam a se incinerar, expondo o profissional a riscos.
Geralmente, é negligenciada a proteção do rosto e do crânio: é conveniente se usar boné de tecido de algodão sem abas, e máscara facial de rosto inteiro, o que pode propiciar uma segurança inicial contra pequenos eventos.
No mais, EPC e condições adequadas de ventilação são importantes: Extintores de incêndio compatíveis e na validade, extratores de fumaça, e cortinas tolerantes a radiações, calor e ataques químicos.
Solda MIG
Indicado para soldagem de metais e ligas não-ferrosas, o processo, resultante de arco elétrico, é descrito pela sigla MIG, cujo significado, traduzido do inglês, menciona Metal em presença de Gás Inerte (geralmente Argônio)
Desenvolvida há quase um século, disseminou-se na década de 1940, usando como alternativa de gás o dióxido de Carbono (CO2).
A Maquina de solda mig consiste em um transformador alimentado por rede de distribuição trifásica.
A tensão nos secundários é esperado que assuma valores entre 15 e 32V (tensão contínua em vazio), a transferência de energia ocorre via curto-circuito, através de correntes cujos picos podem assumir valores entre 50 e 600A.
Isto é garantido por Transformador maquina de solda.
Um pólo é fechado via contato robusto (baixa resistência) ligado à estrutura em processo; o outro pólo é composto pela tocha, a qual é conectado o eletrodo previsto para ser derretido (que pode ser ligado a um dispositivo alimentador de arame, continuamente).
Acrescentando metal à estrutura, e conectando, mecanicamente, as peças por soldar.
A tocha deve estar mergulhada constantemente em facho de Argônio ou gás Carbônico, que impede a oxidação do metal fundente, auxiliando a manter a temperatura da soldagem sob controle.
Um retificador trifásico, associado a Transformador para inversora de solda, mesmo o de meia-onda, naturalmente oferece tensão contínua com baixo índice de componentes alternados, a despeito de dispensar o uso de filtro capacitivo.
Já o retificador trifásico de onda completa tende a gerar tensão contínua com baixo índice de ripple (ondulação).
A dispensa de filtro capacitivo permite poupar picos de corrente no retificador (durante o ciclo de recarga) que seria exigido pelo filtro.
De qualquer modo, a forma de onda exata da corrente é uma peculiaridade de cada fabricante de máquinas.
Portabilidade
Em tese, a maioria dos dispositivos projetados para soldagem MIG é compacta e apresenta peso que pode ser deslocado por um operário apenas.
Com estas características, esta maioria pode assumir o papel de Máquina de solda mig portátil.
Quer a definição de portabilidade se limite ao perímetro da indústria, quer à facilidade de transporte veicular, eventualmente por via aérea, muitos dos dispositivos existentes podem se encaixar nessa descrição.