Produtos industriais

O que fazem e como funcionam os sistemas hidráulicos industriais?

Os sistemas hidráulicos são caracterizados por sua grande importância para o acionamento de diferentes tipos de máquinas, equipamentos e outros sistemas que precisam da transferência de energia.

Sendo assim, são constantemente aplicados em procedimentos da fabricação industrial, seja para pequenas indústrias ou, até mesmo, em processos mais complexos.

A aplicação é direcionada, principalmente, para processos de fabricação de itens que precisam de força e energia significativas, por exemplo, a fabricação de ferramentas, prendas de impressão e linhas de montagem de móveis.

Basicamente, esse sistema visa efetuar a multiplicação da força exercida, em prol de gerar o máximo de energia possível a ser utilizada na operação.

São utilizados fluidos hidráulicos para o sua operação, que são distribuídos por toda a máquina ou equipamento.

É justamente por meio dos atuadores de fluídos que suas funções são executadas, uma vez que apresentam as principais funções:

  • Refrigeração;
  • Transmitir pressão;
  • Eliminar impurezas;
  • Exercer proteção contra corrosão;
  • Lubrificar partes da instalação.

Em grande parte das aplicações, os fluidos usados são produtos destilados do petróleo.

A viscosidade do óleo aplicado é uma das principais características a ser observadas, esse fator corresponde à resistência interna, oferecida por meio do óleo para escoar.

Além disso, uma maior viscosidade pode significar perda de carga e pequenos vazamentos, já a menor viscosidade apresenta função lubrificante maior vazamento, porém, também apresenta melhor resposta aos acionamentos.

Os óleos geralmente são usados em sistemas hidráulicos de alta rotação e em outras aplicações, como para compressor de ar, redutor e caixas de engrenagens.

Há também o cilindro hidraulico, que é uma das diversas aplicações deste tipo de sistema. Sendo assim, conforme apresentado, segue a proposta de transformar a potência energia hidráulica força mecânica.

Nele, está inserido o pistão e o movimento é definido de acordo com a entrada e saída do óleo. Um equipamento muito utilizado com esse tipo de sistema é o macaco hidráulico tipo garrafa.

O que é o separador hidráulico?

Para compreender o funcionamento do separador hidraulico, primeiramente é necessário ter consciência de que em e algumas instalações.

Existe um circuito primário de produção que possui a própria bomba e um secundário, que por sua vez, dispõe de uma ou mais bombas de distribuição.

É possível que algumas condições da instalação onde as bombas funcionam e interagem, acabem criando alterações anormais dos circuitos.

Neste cenário, o separador é usado com a finalidade de tornar os vários circuitos de uma determinada instalação independentes.

Essa é uma função indispensável para evitar que nos próprios circuitos ocorram perturbações e interferências.

Para o que serve o teste hidrostático?

Comumente, há necessidade de que vasos ou tubos de pressão sejam testados para que a sua resistência seja averiguada.

É justamente neste cenário que o teste hidrostático é aplicado, além disso, também pode detectar a existência ou não de vazamentos.

Para que esse teste seja realizado, o vaso ou o tubo de pressão recebem o enchimento com um líquido a determinada pressão.

Dessa forma, além da possibilidade de detectar a resistência e o vazamento, também é possível identificar quais são as reais propriedades mecânicas presentes nos materiais.

Levando em consideração todos esses fatores, é possível perceber que muitas vezes esse teste é decisivo para detectar quais são as reais condições.

Principais de itens que desempenham funções fundamentais para os sistemas, por exemplo, as tubulações.

Outras aplicações desse tipo de teste são:

  • Extintores de incêndio;
  • Caldeiras;
  • Mangueiras de incêndio;
  • Cilindros de gás.

Em alguns casos, os tubos ou vasos a serem testados apresentam substâncias inflamáveis.

Nessa situação, é necessário realizar o teste enquanto o sistema está fora de serviço com a linha mecanicamente limpa e os gases e/ou devidamente eliminados.

Em o que consiste a bancada de teste?

Conforme o próprio nome indica, a bancada de teste é propícia para realização dos mais variados testes industriais.

No caso da bancada para teste hidráulico, é possível encontrar diferentes tipos de aplicação para os sistemas hidráulicos, tais como teste de motores, pistões, sistemas de máquinas de terraplanagem, entre outras.

É possível se ater às especificações dos equipamentos, pois podem ter aspectos distintos no que diz respeito à pressão de alimentação de bombas.

Vazão de dreno, potência de acionamento, rotação do motor, reservatório de óleo, entre outros requisitos fundamentais para a bancada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *