Saiba mais sobre o sistema hidráulico
O sistema hidráulico é fundamental tanto no âmbito industrial quanto nas residências, basicamente, em qualquer instalação que demande o uso de tubulação e a integração ou transporte de fluidos.
De modo geral, o sistema hidráulico é responsável pelo fornecimento de energia através de fluidos, que são os líquidos e gases que estão sob pressão.
A hidráulica atua diretamente no funcionamento da máquina, como é no caso de automóveis ou eletrodomésticos, por exemplo.
Esse sistema, geralmente, é composto por um reservatório que armazena o líquido ou fluído, uma bomba hidráulica, que vai converter a energia mecânica para hidráulica, assim como a integração de válvulas, cilindros e o motor.
Esse artigo versará sobre os materiais que são fundamentais para integrar o sistema hidráulico e o seu funcionamento.
A utilização e função das motobombas: você já ouviu falar?
Há vários tipos de motobomba, com funcionalidades diferentes. Por exemplo, existe a motobomba de engrenagem que é muito resistente, principalmente a elevadas temperaturas.
Ela permite a passagem do fluído de um ponto para outro, sendo um material com muita qualidade. Além disso, a utilização desse material oferece outros benefícios, como:
- Maior economia, já que esse material é difícil de quebrar;
- Segurança em sua utilização, já que o produto possui qualidade;
- Ótima qualidade;
- Eficiência, inclusive, energética.
Ou seja, a utilização desse material reduz os gastos com manutenção e ainda ajuda na otimização de processos.
Outro tipo de equipamento interessante é a motobomba auto escorvante. Esse tipo de material é muito importante no combate a incêndios, além da possibilidade de ser utilizado no setor da construção civil e em estações de tratamento de água.
Sua função é atuar na eliminação de ar em tubos de sucção. Essa bomba funciona da seguinte forma: ela recebe uma quantidade de água ou fluído, puxando o ar da tubulação, sendo totalmente escorvada.
Esse material também apresenta uma redução de custos com manutenção, apresenta elevada durabilidade e ainda facilidade no momento da instalação.
Esse item, geralmente, é produzido em aço inox, em bronze, aço carbono e até ferro. Vale ressaltar que a fabricação dessas bombas envolve seguir as normas e regras técnicas para que sua fabricação seja feita com segurança.
O uso e importância da prensa hidraulica
A prensa hidráulica é um material utilizado em mecânica, principalmente em oficinas. Sua função é socar e colocar peças que estão acopladas sob pressão dentro de outra. O modelo de prensa utilizada depende do tipo de carga ou peso que ele resiste.
Normalmente, esse tipo de prensa atua tirando e colocando buchas. Uma ação que se feita por humanos, seria praticamente impossível por conta do peso.
Além disso, as prensas atuam na colocação e remoção de vários tipos de rolamentos que estão tanto no setor da indústria como no automobilístico.
A utilização de válvulas no sistema hidráulico
Nesses processos mecânicos e hidráulicos, diversas válvulas estão conectadas umas às outras e são acionadas. Uma delas é a valvula solenoide, que é controlada e forma eletromecânica.
Essa ferramenta é composta por uma bobina elétrica que tem um núcleo de ferro. Uma corrente elétrica circula, criando um campo magnético, e assim uma força é gerada realizando a abertura e o fechamento dessa válvula.
O material é utilizado em aplicações e circuitos de gases e de líquidos, principalmente no âmbito industrial.
Essa válvula ainda é responsável por sistemas de aquecer e ar comprimido, além de fazer parte do processo de automação industrial. Como também, pode estar presente em sistemas de lavagem e de irrigação.
O uso de pressurizadores no sistema hidráulico
As residências e casas possuem sistemas de encanamento e tubulação para entrada e saída de água, sob um nível de baixa pressão.
Um motor é acoplado em alguns pontos próximos a torneiras e chuveiros, com o objetivo de contribuir para a saída da água. Essa ação funciona como uma forma de pressurização.
Um dos outros exemplos é com a utilização do pressurizador syllent, que é uma motobomba e ajuda na vazão da água. Ele tem funcionamento automático no que se refere à vazão, desligando quando chega na porcentagem correta.
Quando ele é desligado, a rede ligada a ele e à bomba de água perdem a pressão. Esse aparelho é indicado para locais onde a vazão está abaixo da recomendada, sendo muito indicado também para ambientes residências.