ConexõesEnergiaEquipamentosHidraulicaInstalaçõesManutenção

Recursos e processos de esgoto e aterramento

O gerenciamento de instalações elétricas e redes de esgoto são cruciais para qualquer tipo de estrutura, até mesmo nas indústrias. Nesse cenário, há dois processos que podem ser cruciais, como o aterramento e o desentupimento de esgoto.

Ao longo do texto será possível conhecer alguns dos principais recursos empregados em tais procedimentos.

Primeiramente, no que diz respeito ao aterramento, é interessante abordar que trata-se de uma medida crucial para direcionar para o chão possíveis picos de eletricidade. Desta forma, sobrecargas são evitadas, assim como acidentes e grandes prejuízos.

Ainda mais, essa instalação inviabiliza a permanência das cargas eletrostáticas na estrutura dos equipamentos, além de contribuir com a operação de dispositivos de segurança, como disjuntores, que interrompem o circuito no momento em que a corrente ultrapassa o valor máximo.

Com isso, ele é um sistema de grande visibilidade pois a terra condiz a um potencial zero, o que significa a viabilidade para o equilíbrio e controle de tensão dos sistemas elétricos.

Dessa forma, uma maior segurança é obtida também contra os efeitos de descargas atmosféricas, que podem causar grandes danos na estrutura, em itens como cabo de rede e diferentes equipamentos.

Normalmente, hastes são aplicadas na terra, porém, há outras alternativas, como parafusos longos em fundações de concreto, o que é comum em edificações compostas por estruturas metálicas.

Essas hastes e parafusos são chamadas de eletrodos, que basicamente correspondem a um elemento aplicado para ligação de um circuito elétrico a outra área, seja ela metálica ou não.

Um exemplo de recurso aplicado para a conexão dos eletrodos para viabilizar a condução é a cordoalha para aterramento, que transmite a corrente. É uma necessidade comum em diversas edificações, porém, no caso de itens metálicos, essas próprias estruturas funcionam como condutores.

Naturalmente, para o sucesso dessa conexão, é preciso que o dimensionamento do sistema seja adequado, pois caso a cordoalha não seja aplicada corretamente, podem haver interrupções ou até mesmo desvios energéticos.

O que é relé de estado sólido?

Nesse cenário, é interessante citar a aplicação do relé de estado sólido, pois se trata de um dispositivo amplamente empregado em diversos setores, inclusive que envolvem energia. Entre os principais exemplos, é possível citar:

  • Instrumentação eletrônica;
  • Equipamentos meteorológicos;
  • Equipamentos médicos;
  • Automação industrial;
  • Sistemas de segurança.

Antes de apresentar as principais características desse tipo de item, é indispensável citar o que é um relé.

Basicamente, trata-se de um semicondutor capaz de gerar alterações previamente estabelecidas em circuitos elétricos ao ser alimentado por intermédio de uma corrente.

O grande diferencial desse tipo de relé se refere a capacidade de atuar em circuitos de potências elevadas com base em sinais que apresentam intensidade baixa.

Entre algumas vantagens, é possível citar uma vida útil considerável, ausência de influência de alterações na temperatura e não apresenta áreas móveis o que, consequentemente, evita determinados desgastes que poderiam comprometer o desempenho.

Como ocorre o desentupimento de esgoto?

Uma desentupidora de esgoto pode ser contratada por diversos motivos, tanto por questões ligadas ao tempo quanto com o descarte inadequado de elementos em ralos e vasos.

Os procedimentos podem variar e, por essa razão, profissionais qualificados devem averiguar o local para identificar os produtos e equipamentos mais adequados para aplicação.

Um exemplo é o método de hidrojateamento, em que jatos d’água originados de caminhões adaptados são aplicados. Devido a pressão presente, ocorre a desobstrução e o fluxo pode voltar ao normal.

Há outros sistemas que também exigem cautela, como as fossas, que são encontradas em diversos modelos, como a sumidouro e a séptica.

A principal distinção entre elas é que enquanto a fossa septica corresponde a um tanque impermeável em que esgotos sem tratamento ficam por algumas horas antes do descarte em uma rede adequada ou no solo, a fossa sumidouro viabiliza a penetração no solo.

Devido às distinções, o processo de limpa fossa pode variar significativamente. Desse modo, da mesma forma que o desentupimento de esgoto, é preciso recorrer a profissionais para que uma avaliação seja realizada.

Todavia, de um modo geral, o sistema apresenta a sucção a vácuo em que mangueiras são aplicadas. Neste caso também há um caminhão adaptado com um tanque para essa finalidade, que recebe os dejetos.

Por mais que sejam processos totalmente distintos, com as informações apresentadas no decorrer do texto, pode-se perceber a importância de realizar o aterramento e o desentupimento de esgoto de formas adequadas. Caso contrário, a funcionalidade das estruturas, assim como a segurança, podem ser comprometidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *