AutomaçãoEquipamentosIndústria

Revolução tecnológica: Indústrias atualizadas produzem melhor

Desde a revolução industrial, até a revolução tecnológica que as fábricas passam atualmente, é preciso estar acompanhando todo o desenvolvimento, em todos os setores de uma produção em larga escala, para não ser atropelado pela concorrência.

Levando isso em consideração, os empresários têm investido muito, tanto na aplicação de robôs na indústria, como também nos funcionários que desenvolvem os mais variados tipos de equipamentos, para que possam se adequar à grande demanda de consumo, dos mais variados produtos.

Maquinário precisa de atualização

Da indústria alimentícia, passando pela indústria de roupas e calçados, até a indústria de bens duráveis, como carros e motos, é preciso acompanhar o processo de evolução para atender os mais variados tipos de público.

Nesse sentido, também é preciso estar atento, dentro da automação industrial, quanto à sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente, buscando a matéria-prima de forma inteligente, utilizando energia limpa, como a eólica e a solar, nos mais diversos equipamentos disponíveis dentro de uma fábrica.

O setor de engenharia robótica tem desenvolvido diversos programas de computador, para que possam atender diferentes níveis de automação.

Atualmente, este trabalho está sendo aplicado por meio da programação de CLP Siemens, seguindo normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

As tarefas podem ser programadas para que atendam diferentes demandas, nos diversos setores que são aplicados, desde a separação de matéria-prima até a embalagem final, para o encaminhamento de carga, por meio de logística de transportes.

Para que o funcionamento ocorra de forma plena, atuando de maneira correta, é preciso verificar o tempo estipulado por meio do inversor de frequencia, que é adaptado a todo o maquinário disponível dentro de todo o processo industrial.

A velocidade das esteiras que funcionam dentro de uma planta fabril podem ser controladas de acordo com a necessidade de fabricação dos produtos.

Se a programação de entrada de matéria-prima, transformação em produto e embalagem final precisar ser acelerada, é possível fazer o controle por meio do inversor de frequência, acompanhado por um supervisor responsável, durante todo o processo.

Dependendo do tamanho da estrutura que a empresa funciona, pode ser necessário o uso de diversos níveis de fabricação dos produtos.

Para alcançar níveis mais elevados, ou ter acesso a outras áreas, a montagem de ponte rolante é uma solução prática e inteligente, pois ela acelera o processo de transporte e não onera a saúde de operários que precisam lidar com materiais pesados.

Este tipo de estrutura pode ser aplicada em diversos ambientes, para que todo o processo de automação seja realizado de forma rápida, evitando a perda de tempo e matéria-prima.

Os processos são beneficiados de acordo com a demanda que o mercado exige.

A aplicação de todos esses processos automatizados dentro de uma indústria favorecem o mercado, pois ele terá produtos com a mesma qualidade, sem importar a quantidade.

A padronização – derivada da revolução industrial – também favorece a economia, pois é possível competir com o mercado externo, exportando os produtos para todos os continentes. Outras vantagens que podem ser destacadas são:

  • Produtividade contínua com qualidade e eficiência;
  • Maior segurança para operários e supervisores;
  • Facilidade na programação de tarefas;
  • Produtos mais precisos e competitivos no mercado.

Além disso, a produtividade pode aumentar ainda mais, sem a necessidade de contratação de mão de obra especializada.

A aceleração dos processos pode ser realizado com programas de computador, que atendem aos comandos automaticamente. O que só foi possível após a revolução.

Pode ser que em alguns casos seja necessário o uso de uma plataforma elevatória, para que os produtos sejam disponibilizados dentro de um depósito antes do encaminhamento para o setor logístico da empresa.

Prevenir o fornecimento de energia

Como toda máquina, a energia é fator primordial para que tudo funcione de maneira correta, sem prejudicar o andamento do processo de fabricação dentro de uma indústria.

Por isso, é preciso disponibilizar uma equipe que seja responsável pela manutenção de geradores diesel, para que o fornecimento de energia não seja interrompido em nenhum momento.

A verificação de lubrificação das máquinas, o desempenho das válvulas e o cuidado com os procedimentos de fabricação devem ficar sob a responsabilidade de um operador de de uma supervisão eficientes, para que não ocorra erros na linha de produção.

Com as equipes previamente definidas, é possível prevenir não só o fornecimento de energia, mas a entrada de material e a saída do produto finalizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *