FabricaçãoIndústriaPeçasServiços

Produção: Uso de peças distintas na indústria

A indústria é responsável pela produção de diversas peças que fazem parte de produtos do cotidiano, algumas delas grandes, como é o caso de chapas metálicas. Contudo, ela também deve produzir itens menores, como é o caso dos parafusos, por exemplo.

Isso ressalta ainda mais a importância da indústria na sociedade, já que ela atua para que os produtos existam e façam parte do dia a dia.

Por esse motivo, este artigo trará detalhes de alguns aspectos e elementos metálicos, que são bem visíveis e necessários, como é o caso de uma empilhadeira, até aqueles que não têm muita notoriedade (mas são fundamentais em diversas peças), como é o caso dos parafusos. Se você tem curiosidade para saber mais sobre a temática, prossiga na leitura.

Parafusos: uso de peças fundamentais

Existem diversos tipos desses itens: pequeno, médio, grande, de rosca, de ponta, grosso ou fino! Estamos falando do uso dos parafusos e da sua confecção dentro do ambiente industrial.

O setor de metalurgia atua extraindo a matéria-prima, que geralmente é o ferro, para transformá-lo em aço carbono por meio da inserção de outros elementos metálicos.

Já o setor da siderúrgica fica responsável pela transformação desse material em peças e objetos, criando chapas metálicas e itens como os parafusos, de vários modelos de formatos.

Um dos modelos desses item é o parafuso sextavado flangeado, que é composto por aço e um “carbono temperado”. Dentre os acabamentos necessários, podemos citar a presença do zinco, fosfato e níquel, que são materiais de extrema resistência e força. Vale destacar que ferro recebe um tratamento especial para que consiga combater a oxidação e a ferrugem.

Dentre os modelos de parafusos sextavados podemos citar o parafuso din 6921 , que se apresenta de forma mais arredondada, sendo mais indicada para eletrodomésticos e materiais não perfurantes. Além deles, existem diversos outros elementos que estão disponíveis no mercado de construção.

Outro material bastante interessante nesse contexto é o arame mig preço, que é um material feito com cobre ou outros elementos metálicos que oferece ampla resistência em sua utilização, além de ser um elemento não inflamável.

A importância do uso das empilhadeiras

Dentro da indústria, setores do varejo e até mesmo do comércio torna-se fundamental uma logística de locomoção de carga.

Para cada tipo de carga ou distância, é necessário utilizar um equipamento específico e contar com uma equipe especializada para esse serviço.

Para isso, as empilhadeiras foram criadas com o objetivo de locomover de forma eficiente os diversos tipos de cargas, tanto no que se refere à distância, como também diante de elevação, para o armazenamento desses materiais.

Existem diversos tipos de empilhadeiras que são indicadas, a depender do local de atuação, tipo de solo e carga, distância a ser percorrida e outros aspectos. Dentre os principais modelos de empilhadeira podemos destacar o modelo hidráulico, manual e elétrico.

Um elemento que faz parte desse contexto, sendo bastante importante, é a transpaleteira. Todos os elementos que compõem uma empilhadeira precisam funcionar em conjunto e, já que a empilhadeira consegue erguer elementos a grandes alturas, é importante que sua base de elevação de carga, como a transpaleteira, esteja atuando de forma eficiente.

Esses materiais podem ser utilizados de forma elétrica ou manual. No caso da transpaleteira patolada, ela é utilizada de forma elétrica e é indicada para o transporte de cargas em um ambiente pequeno.

Sua utilização também se destaca diante de trabalhos em armazéns e em alguns aspectos mais reduzidos do varejo. Além disso, seu uso é mais facilitado, não exigindo grandes conhecimentos técnicos para sua locomoção.

No caso da empilhadeira elétrica patolada, ela possui uma estrutura semelhante à transpaleteira, só que é mais equipada. Dentre as principais características podemos destacar:

  • Alta capacidade de manobra;
  • União do conforto para o profissional com a velocidade da máquina;
  • O operador consegue ficar em pé em diversas situações;
  • Conta com uma plataforma articulada.

Além disso, dentro desse modelo de uma empilhadeira patolada, existem outros tipos que contam com assentos diferenciados, que favorecem tanto a visibilidade do condutor, além de tornar o serviço mais otimizado e eficaz.

Do mesmo modo, a empilhadeira patolada – assim como as transpaleteiras – favorecem que as cargas sejam transportadas de forma segura, até mesmo em superfícies consideradas como elevadas.

Para escolher qual é o melhor modelo para o seu negócio, recomenda-se buscar por empresas especializadas nesse segmento, com o objetivo de comprar as peças corretas para sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *