Limpeza industrial: principais serviços na área
Quando falamos de indústria, nos vem a mente sempre grandes maquinários, produção que não para, instrumentos que são usados diversas vezes e muitos outros elementos clássicos. No entanto, quase sempre esquecemos que todos esses procedimentos geram resíduos, não apenas de produção, mas nas máquinas e na própria indústria; demandando o serviço de limpeza.
Dessa forma, as ferramentas usadas cotidianamente precisam passar pela autoclave baumer para esterilização, assim como por outros processos. Do mesmo modo, os pisos e demais superfícies precisam de desinfetação.
Neste texto falaremos sobre a limpeza industrial e seus principais serviços essenciais para o desenvolvimento de um ambiente mais seguro e mais limpo.
A limpeza industrial
A limpeza industrial se diferencia de outros serviços de limpeza pois não funciona com o objetivo de tornar o ambiente mais agradável, mas sim, de trazer à todos os processos e pessoas que ali trabalham segurança e higiene, evitando contaminações pelo ar, pelo tato ou qualquer outro fator.
Desse modo, todos os equipamentos utilizados, desde a bomba de água suja até detergentes ultra anti-bactericidas, são usados para assegurar a integridade física dos colaboradores e atender os padrões de higiene.
A limpeza industrial é, portanto, a higienização de todos os equipamentos usados, retirando não apenas resíduos visíveis, mas todo e qualquer resíduo que possa afetar a saúde dos colaboradores.
Geralmente, esse processo é feito em duas etapas, sendo uma primeira composta pela sujeira aparente e, após isso, deve ser feita a desinfecção do ambiente. Em alguns casos, a limpeza é precedida por uma calibração de instrumentos, que é essencial para os padrões de higiene.
A limpeza industrial também é específica, afinal, cada setor possui necessidades e produtos diversos. Por esse motivo, empresas especializadas devem ser contratadas para realizar o processo de limpeza.
Há também empresas que precisam de limpezas mais profundas, que podem afetar a produção por conta de paralisação por alguns dias. Apesar disso, na maioria dos casos, é possível fazer o procedimento sem a paralisação.
Iremos falar agora de algumas operações de limpeza industrial, que vão além do uso de bomba submersa para agua suja, que é bastante comum para manter a água limpa.
Técnicas de limpeza industrial
Há várias técnicas de manutenção industrial que são essenciais para que os padrões de limpeza e higiene sejam atendidos com eficiência e qualidade. Confira alguns nos tópicos a seguir:
1. Hidrojateamento
É uma técnica que tem como processo principal a utilização da água em variadas pressões, sendo a alta pressão a mais comum. É muito eficiente para eliminação de óleos, resíduos pastosos e incrustações.
Esse processo é feito com um equipamento de jateamento de água. Com o uso de medição calibração, pode ser usado também para limpeza de fachadas, reservatórios de água, desobstrução de esgotos e tubulações.
Os resíduos da limpeza com o hidrojateamento é aspirado por aspiradores industrias, equipamentos de alta potência que possuem tanques para coletar a água com os resíduos químicos que serão descartados de forma adequada.
2. Limpeza em altura e espaços confinados
Esse tipo de limpeza industrial está relacionado a locais de difícil acesso, são usados por tratar de limpezas em:
- Telhados;
- Tanques;
- Reservatórios;
- Dutos e outros.
Os serviços em alturas e locais com acesso difícil usam uma técnica chamada de alpinismo industrial e utilizam ferramentas de rapel, como cordas, capacetes, cinturões e outros elementos. Nesse tipo de limpeza é bastante como o uso do hidrojateamento.
3. Manutenção de tanques e silos
A limpeza industrial de tanques e silos é indicada para agroindústrias. Nela, são usados equipamentos especiais, principalmente porque esses locais apresentam resíduos oleosos, lama e outros produtos químicos.
Para que a limpeza seja adequada, é preciso que seja feita uma calibração instrumentos de medição, seja de gases, exaustores, bombas de sucção e outras. Após esses processo, o descarte adequado deve ser realizado.
4. Tratamento de pisos
Uma das formas da limpeza industrial é a manutenção de alguns elementos principais, como a impermeabilização de pisos. Isso porque, um piso impermeabilizado impede que resíduos e substâncias penetrem em máquinas ou entre em contato com os colaboradores. Essas substâncias incluem graxas, tintas, solventes e outros elementos.
A impermeabilização é feita com selantes, impermeabilizante de PU (Poliuretano) e outros elementos, de modo a garantir a segurança dos funcionários.
Assim, vimos que a limpeza industrial é importantíssima para que a indústria consiga manter sua produção com mais qualidade, protegendo tanto os seus colaboradores como as máquinas, fazendo com que os lucros e os resultados sejam garantidos, dentro do planejamento realizado.