O uso do ímã na indústria
Um dos maiores do mundo, o ambiente industrial possui uma enorme gama de peças, utensílios e elementos de todos os níveis de periculosidade, como o ímã, e também de necessidade de cada área profissional existente.
Isso porque produz todos os tipos de produtos, para que sejam vendidos para outros tipos de empresas e locais que irão utilizá-los para diversas finalidades, pessoais e profissionais.
Um grande elemento que é trabalhado nestes locais é o ima e todo seu corpo, juntamente com suas infinitas possibilidades e feitos.
O conhecemos primeiramente, porque temos diversos deles em nossa geladeira, mas sua utilidade é muito mais potente do que um enfeite.
Então, para que você possa entender um pouco mais sobre literalmente, o seu magnetismo, e funcionamento para indústria e outras empresas, acompanhe este texto, pois é um dos principais pontos deste elemento. Leia e confira.
Ímã de neomídio
O imã, é um elemento que contém a capacidade de trabalhar com o campo magnético em sua volta. Seu material magnético e todas as propriedades que ele possui se encontram em seu interior, e fazem com que ele possua este poder.
No entanto, há um outro elemento parecido, muito mais poderoso, que é o super imã neodímio, considerado uma das melhores escolhas industriais atualmente.
Diversas empresas que usam equipamentos feitos a partir de materiais ferrosos, necessitam de maquinários e peças magnéticas, para auxílio na produção.
Possui um campo magnético altamente potente e possui uma massa 18x maior do que os imãs usuais. Além disso, ele alcança enormes potências e é confeccionado em todos os formatos e tamanhos possíveis.
Esse ímã, é como se fosse um irmão do ímã comum, só que bem mais qualificado para trabalhos industriais. Sua composição química é uma mistura de neodímio, ferro e boro, o que faz com que diversas vantagens sejam possíveis, como:
- Resistência a processos de desmagnetização;
- Acabamento antioxidante;
- Moldagens diferenciadas;
- Possui diversas aplicações.
É fácil encontrar o Imã de neodimio onde comprar, porém lembre-se sempre de manter a qualidade da compra e do seu ambiente em primeiro lugar, procurando empresas sérias que vendam estes elementos e que sigam e respeitem algumas normas regulamentadoras, que serão vistas a seguir.
Norma regulamentadora NR12
A norma regulamentadora NR 12 se aplica especialmente para a segurança de máquinas e equipamentos, e não só pode, como deve ser aplicada em todos os componentes industriais que possuem riscos mecânicos e elétricos, que podem levar a acidentes e até a morte.
Contudo, é necessário que nenhum tipo de arranhão ou pequenos problemas também ocorram, muito menos os graves. E é por isso que essa norma sofre sempre adequações e também é melhorada e atualizada cada vez mais.
A adequação NR12 foi aplicada para que seja possível projetar e instalar dispositivos nos equipamentos, para que eles diminuam e até eliminem todos os riscos possíveis e inimagináveis que podem oferecer para quem está a seu redor.
Uma máquina, por exemplo, deve conter telas de proteção em polias e em correias, fazer com que todo o contato humano seja evitado e ainda proteger todos os trabalhadores contra riscos de peças giratórias, que possuem detritos ou que gerem faíscas.
Foi pensando em uma segurança maior que essas regras começaram a ser cada vez mais adequadas especificadas, e isso ocorrerá sempre, pois cada vez mais a proteção tenderá a crescer em todos os sentidos.
Norma regulamentadora NR10
Já a NR10, é um serviço relacionado a ações e serviços de eletricidade. Indústrias que trabalham com imãs, além de necessitarem de proteção em relação a todos os seus maquinários, como vimos acima, precisa que o serviço elétrico esteja em dia também.
A NR10 estabelece condições mínimas para que seja possível a implementação de sistemas preventivos e de medidas de controle que protejam os funcionários, bem como sua segurança e também sua saúde.
Nessas indústrias, eles costumam trabalhar direta ou indiretamente com instalações elétricas, ou pelo menos serviços de eletricidade, e, por isso, devem ter seu corpo e o lugar ao redor totalmente protegido, por que lidam com energias muito fortes.
Esses são alguns dos principais elementos relacionados à fabricação de ímãs, todos os seus materiais relacionados nessa área e todas essas necessidades.
Independentemente do lugar que trabalhe é necessário que tenha conhecimento e principalmente a segurança obrigatória.