O transformador ideal para a indústria
O transformador tem como principal função realizar a transmissão de energia elétrica ou potência elétrica de um circuito a outro, através da indução de tensões, correntes, ou alterando os valores das impedâncias elétricas de um determinado circuito.
O preço transformador varia de acordo com a sua potência e do nível de tensão que ele apresenta.
Os transformadores podem ser usados em diversos locais, desde os sistemas elétricos de transmissão de energia nas concessionárias de distribuição de energia até em residências, estabelecimentos comerciais como shoppings, restaurantes, hospitais e até nas indústrias.
No Brasil, as redes de distribuição de energia elétrica de baixa tensão variam entre 110 e 220 volts.
Dessa forma, quando uma pessoa muda de uma região para a outra que possuem tensões de fornecimentos distintos, ela, obrigatoriamente, deve usar um transformador de 110 para 220, ou um transformador abaixador, para não haver a necessidade de comprar novos eletrodomésticos.
O transformador abaixador possui mais espiras no circuito primário do que no secundário. Já o transformador elevador possui, ao contrário do abaixador, uma maior quantidade de espiras no circuito secundário.
Esses equipamentos são utilizados principalmente na situação citada acima, quando há diferença de voltagem entre regiões.
Uma diferença entre o autotransformador e o transformador é que o primeiro possui apenas um enrolamento, e tem diferentes tensões na saída. Enquanto isso, o transformador só possui uma entrada e uma saída.
A principal função do autotransformador é permitir o uso de determinado aparelho eletrônico mesmo que ele tenha uma voltagem diferente da voltagem da tomada do local em que ele será usado. Existem empresas especializadas na locação destes aparelhos.
Como funciona a locação de transformadores?
Muitos donos de indústrias optam por fazer a locação de transformadores ao invés de comprar um equipamento. Essa tendência também é muito usada nos setores de construção civil e comércio.
Isso porque a locação é uma alternativa mais em conta para quem não quer investir na compra de um transformador. Dependendo da tensão oferecida por ele, o equipamento pode custar caro.
No caso de obras, por exemplo, o uso do transformador vai ser temporário, não havendo a necessidade de realizar a compra.
A empresa que faz esse tipo de serviço oferece suporte técnico e manutenção em caso de necessidade. Além disso, a locação de transformadores oferece outras vantagens, como:
- garantia da empresa;
- dispensa o uso de outros equipamentos para manutenção de transformadores;
- os transformadores são instalados conforme a necessidade daquela obra;
- não tem tanta burocracia quanto a compra;
- o tempo de locação pode ser estendido.
Em feiras e eventos, a locação de transformadores também é uma boa alternativa.
Aparelhos que controlam a energia nas indústrias
Ainda falando em parte elétrica das indústrias, existem outros aparelhos que são fundamentais para manter os equipamentos funcionando, principalmente por meio do controle de energia.
O analisador de energia, por exemplo, faz a análise tudo o que é gasto e consumido em um estabelecimento e pode ser utilizado tanto por indústrias e empresas quanto em residências.
Prestadores de serviços fazem o manuseio desses equipamentos para controlar a qualidade da energia elétrica no estabelecimento.
Em casos de problemas técnicos ou irregularidades que ameacem o fornecimento de energia elétrica ao local, o analisador de energia consegue detectar, já que ele faz a medição da intensidade.
Isso porque ele consegue medir a intensidade e a qualidade do abastecimento, com base em alguns parâmetros.
O estabilizador é um equipamento que tem como responsabilidade fazer a proteção dos aparelhos eletrônicos das variações de tensão proveniente da rede elétrica.
Sendo assim, as tomadas devem oferecer energia estabilizada, diferente da energia que vem da rua, exposta a variações.
As redes elétricas estão sujeitas a alguns problemas que podem causar danos aos aparelhos, como quedas de energia, variações, entre outros. Isso acontece, principalmente, em épocas de tempestades e eventos.
Nesses casos, é muito importante que haja equipamentos como os estabilizadores que, como seu nome indica, estabilizem, limpem e mantenham o fornecimento de energia mesmo que por um período curto de tempo.
Já o inversor de frequência, também conhecido como conversor de frequência, é um dispositivo que torna possível a variação da velocidade de giro de um motor de indução trifásico, transformando corrente elétrica alternada fixa em corrente elétrica variável, por meio do controle da potência consumida pela carga, conforme a variação da frequência entregue pela rede.